É cada vez mais comum ver varandas gourmet nos atuais apartamentos. O espaço virou o queridinho das famílias para receber convidados e realizar encontros. Trazem descontração, alegria e aconchego para os momentos que nos reunimos entorno da mesa.

É importante que a varanda gourmet tenha integração com alguns cômodos da casa, compondo uma decoração harmoniosa.

Se você não possui esse espaço adequado no seu imóvel, invista numa cozinha gourmet aliada à sala de jantar. Com criatividade é possível criar um espaço elegante e ideal para receber a família e os amigos.

Se você pensa em ter uma varanda gourmet na sua casa ou apartamento aproveite algumas dicas para se inspirar:

O que deve ter numa varanda gourmet?

Os novos apartamentos já estão sendo projetados para receber uma varanda gourmet. Já nos prédios mais antigos você pode fazer adaptações. O primeiro passo é conferir se a varanda ou terraço possuem ponto de água e energia, itens essenciais para instalação de cozinha de apoio e eletrodomésticos.

Uma varanda gourmet precisa de alguns itens essenciais como cuba, churrasqueira, bancada para preparo de alimentos, tomadas estratégicas para alguns eletrodomésticos como o frigobar e grill. A tendência atual é que este espaço também receba móveis confortáveis, televisão, vasos com plantas e uma pequena horta, se possível.

O ponto forte de uma varanda gourmet é a área do preparo e degustação das refeições. Então, dê atenção especial a estes itens como mesa e espaço para preparação dos alimentos, para que seja estrategicamente confortável para os convidados e também para o “chef” ter uma conexão com todos.

Hoje, muitas pessoas optam para que esse ambiente seja refrigerado. Para isso as varandas e terraços podem ser fechados com persianas de vidro. Uma outra vantagem desse recurso é deixar protegido das intempéries todos os móveis da sua varanda.

Integração entre varanda e o jardim externo proporciona amplitude e valoriza a natureza

Integração entre varanda e o jardim externo proporciona amplitude e valoriza a natureza

Decoração para varanda gourmet

A decoração das varandas gourmet segue uma tendência em design que acompanham uma composição atrativa para deixar o ambiente aconchegante e funcional.

Pela praticidade prefira instalar pisos cerâmicos ou porcelanatos por serem de fácil manutenção. Móveis versáteis como bancos e pufes deixam a varanda estilosa. Combine com almofadas estampadas e objetos coloridos de forma pontual.

Móveis de madeira e próprios para áreas externas são ideais para o ambiente, como peças em fibra sintética ou madeira de demolição. Insira plantas para criar uma atmosfera rústica e com toques da natureza.

Ladrilhos hidráulicos, azulejos antigos e coloridos, aliado a painéis de madeira dão uma cara ainda mais descontraída à varanda gourmet.

O amarelo dá o tom do projeto através das cadeiras e estampas dos azulejos

O amarelo dá o tom do projeto através das cadeiras e estampas dos azulejos

Uma pequena horta pode dar um charme a mais. Além de decorar também oferece temperos frescos para o preparo do prato.

Não se esqueça da iluminação. Ela é fundamental para finalizar a decoração, principalmente para ser usada à noite.

Esteja atento para não deixar o ambiente pesado, com dificuldade de circulação. Um profissional poderá auxiliar você nesse momento e criar o projeto ideal para o espaço que você tem em casa.

 Ambiente alegre com cores ousadas.

Ambiente alegre com cores ousadas.

E você, tem varanda no apartamento ou na sua casa? Invista nesse espaço! Gostaram do tema, compartilhem.