Toda casa precisa de ajustes uma hora ou outra, mas é necessário entendermos qual a hora certa de começar uma reforma. Que tal entender como funciona uma casa para saber qual a melhor hora de começar uma reforma? Hoje te daremos 7 sinais importantíssimos que está na hora de começar a planejar uma reforma. Confira!

1. Infiltrações

Mofo, pinturas mais escuras na parede, azulejos estufadas e até bolhas na parede são sinais da presença de umidade na casa. Este é um dos principais motivos para iniciar uma reforma. Preste atenção a estes detalhes, caso não sejam consertados a tempo, podem gerar danos à estrutura do imóvel. A umidade pode vir do telhado ou da parede, logo a reforma pode ter diferentes orçamentos dependendo da gravidade do problema. O problema poderá ser resolvido, em alguns casos, limpando as calhas ou impermeabilizando as lajes. Vale lembrar que o problema começa na construção do imóvel, é essencial fazer uma construção bem feita para evitar um futuro retrabalho.

2. Falhas nas instalações elétricas

Tem observado quedas repentinas do disjuntor, aquecimento de interruptores e tomadas, pequenos choques e fuga de energia ou até mesmo muitas queimas de lâmpadas? Estes são alguns sinais de que as instalações elétricas do imóvel estão com problemas. Essas falhas podem gerar aumentos na conta de luz o que é algo ruim para o nosso orçamento, o mais em conta a fazer é chamar um eletricista e resolver logo a situação. Além disso não resolver a situação de imediato pode gerar curtos circuitos e até incêndios!

3. Falhas nas instalações hidráulicas

Evite não corrigir os vazamentos e causar maiores prejuízos.

Evite não corrigir os vazamentos e causar maiores prejuízos.

Encontrou canos estourados, o líquido retornou pelo ralo ou houve a redução do fluxo da água em seu imóvel? Estes são alguns sinais de que as instalações hidráulicas necessitam de reparo. Já quando há vazamentos na caixa d’água é necessário notar qual é a instalação hidráulica utilizada. As instalações feitas com canos galvanizados devem ser substituídas por PVC. Isso é essencial devido ao fato das tubulações galvânicas enferrujarem, o que pode gerar vazamentos e até rompimento de canos. Cuidado é essencial nestes casos e contratar um ótimo profissional também, faça um planejamento e conserte todas as falhas encontradas em casa.

4. Problemas com o telhado

Os problemas no telhado muitas vezes geram as infiltrações. A causa é explicada devido às telhas terem se movido pelos ventos fortes ou devido a má instalação do telhado na hora da construção. Por isso, chamar um profissional qualificado para não ter um retrabalho é essencial. Mas os problemas também podem ser gerados pelo aparecimento de cupins, que comem a madeira e danificam o telhado. Para que isso não aconteça é essencial fazer uma vistoria anual e verificar a condição das telhas, caso note a presença de algum furinho ou pó é certo que o inseto está presente lá.

5. Tintas desbotando ou descascando

Quando pintamos a casa, as paredes ficam com cores mais marcantes e com o tempo notamos que elas perdem esta cor ou ficam sujas ou até mesmo escamar. Dependendo do lugar em que estão, as paredes podem pegar cores indesejadas, por isso é essencial pensar nisso quando for pintá-las. Quando as paredes começam a descascar ou ficam com cores desbotadas é uma ótima hora para planejar uma reforma na casa, escolher cores novas e dar um brilho a mais ao imóvel. O interessante é que as paredes sejam pintadas a cada 5 anos e é importante que isso seja feito para evitar as infiltrações.

Em dúvida na hora de escolher as cores?

Aproveite nossas dicas e escolha as cores da sua reforma

Dica:

  • Usar os sites dos fabricantes de tintas para ajudar a escolher a cor através da simulação da cor em fotos e também a calcular a quantidade de tinta necessária.
  • Comprar uma lata teste para aplicar a cor na parede e ter certeza da cor escolhida antes de comprar todas as latas necessárias.
  • Alguns links para testar a cor e outras ferramentas (Simulador 1Simulador 2) ou você pode baixar os aplicativos

6. Portas e Janelas desgastadas

Quando as portas e janelas começam a agarrar quando tentamos abri-las ou fechá-las é um sinal de que necessitamos trocar ou consertar as esquadrias ou até as dobradiças. É importante notar se essas peças estão enferrujadas para trocá-las. Além disso, se forem de madeira, os cupins assim como nos telhados poderão influenciar no bom funcionamento de portas e janelas, além de deixarem um rastro de sujeira pela casa.

7. Aparecimento de trintas

As trincas podem prejudicar e muito a estrutura do imóvel e essas falhas ocorrem na hora da construção da casa, pelos engenheiros não terem observado, por exemplo, a estrutura do solo. Assim é importantíssimo buscar um profissional para analisar a situação. Outros detalhes como fissuras e afundamento do piso também devem ser observados com atenção.

Esse tipo de fissura precisa de mais atenção e uma avaliação técnica. (foto: habitissimo)

Esse tipo de fissura precisa de mais atenção e uma avaliação técnica. (foto: habitissimo)

Calma, nem toda fissura significa problema estrutural, muitas vezes é apenas uma fissura no reboco e pode ser facilmente resolvida, consulte um técnico para analisar a fissura.

Assim, notamos que muitas situações que nos mostram a necessidade de reformas seriam resolvidas no começo da construção da casa, com profissionais qualificados para cada parte. Assim, é essencial notar mudanças para que a estrutura em si não seja prejudicada.

Não deixe chegar nesse estágio de reforma!!

Não deixe chegar nesse estágio de reforma!!

Lembrando que todo imóvel precisa de manutenção constantemente, ou seja quanto mais tempo sem manutenção, mais rápido precisa de uma reforma e maior ela vai ser e mais cara.

E vocês com quanto tempo fazem manutenção nos seus imóveis?