Com o número crescente de empresas que optam pelo trabalho em Home Office a decoração deste cantinho ganhou um destaque. Trabalhar de Home Office significa trabalhar da sua própria casa e para que isso não gere problemas – como desconcentração – é necessário trabalhar a decoração nos mínimos detalhes e de uma forma que facilite a organização do espaço, assim o trabalho fica mais prazeroso. Com isso separamos 8 dicas de Home Office para lhe inspirar a decorar o seu de maneira criativa.

1 – Invista em cores e texturas para decorar o Home Office

De nada adianta projetar toda a decoração se a cor da parede está totalmente na cor branco gelo. Para alterar a situação vale usar a imaginação e muitas vezes pintar a parede você mesmo ou aplicar revestimentos diferenciados. A primeira pintura acima é em listras. Para fazê-la em casa você deve utilizar uma fita crepe para marcar bem até onde a tinta pode ou não passar. Lembre-se de colocar também no teto e no rodapé. Neste caso a composição das cores é essencial para um bom resultado. Outra opção pratica é escolher um papel de parede que combine com seu estilo e aplica-lo nas paredes que merecem destaque. Mas se você gosta de texturas vai amar os revestimentos em 3D, painéis de madeira, tijolinhos e elementos naturais como palhas e tramas.

dynpr4

IMG_8533

Parede revestida com tijolinho branco envelhecido deram charme nesse home office assinado por Quattro Arquitetura e Interiores.

2 – Faça a sua própria mesa de trabalho com cavaletes

Algo que está muito em alta na decoração é utilizar cavaletes para fazer uma mesa – algo muito simples e fácil de fazer sozinho. Para isso, basta comprar cavaletes, um tampo de vidro com o tamanho e largura que necessita. Assim você coloca os dois cavaletes paralelos em uma distancia suficiente para equilibrar o tampo. Vale a pena investir, pois além de ficar muito mais pessoal e criativo, o vidro traz leveza ao ambiente!

21b4qwy

Cavaletes- solução interessante para uma mesa rápida e barata

3 – Escolha de um cantinho da casa para fazer o Home Office

Ficou difícil achar um quarto inteiro para fazer de Home Office, mas encontrou um cantinho da casa que personalizado funciona do mesmo jeito? Então agora o próximo passo é fazer um planejamento, chamar um profissional e montar um layout que atenda as suas necessidades para utilizar o espaço que possui da melhor maneira possível. Lembre-se que o Home Office deve ter um espaço determinado, prático, aconchegante e com uma boa iluminação, pois essas características aumentam a produtividade.

qo9hjs

4 – Dividindo espaços

Quando não temos espaço ou cantinhos para encaixarmos um Home Office, podemos dividi-los com outros ambientes da casa como sala de TV, quarto de hóspede ou até mesmo na suíte do casal. O importante é delimitar um espaço suficiente para atender suas necessidades básicas. Usar madeira nesses ambientes integrados traz aconchego e conforto.

11926-home-office-casa-do-morro-eduarda-correa-viva-decora

Sala de TV integrada com o home office projetada por Eduarda Corrêa.

8043-quarto-apartamento-alto-de-pinheiros-rocha-andrade-arquitetura-e-interiores-viva-decora

Suíte do Casal com espaço reservado para home office. Projeto assinado por Rocha Andrade Arquitetura e Interiores.

16054-home-office-3o-mostra-casa-cor-para-em-2013-cozinha-gourmet-e-living-conceicao-estrela-pinto-barbosa-viva-decora

Destaque para o home office neste living e cozinha gourmet da Designer de Interiores Conceição Estrela Pinto Barbosa para 3° Casa Cor Pará 2013.

5 – Ideias criativas para as paredes do seu Home Office

Quem aí amava o quadro negro da escola onde a professora escrevia com giz vai amar esta ideia de decoração para Home Office. Que tal pintar a parede de verde ou preto e comprar uma caixa de giz? Assim você consegue deixar uma parede inteira ou parte dela para anotar recados e coisas que precisa fazer. Para quem gosta de fazer rascunhos sobre o que vai fazer ou planejar as semanas do mês de maneira criativa é fazer um verdadeiro calendário na parede e escrever com giz! Outra ideia interessante é usar pranchetas pregadas na parede para organizar o seu trabalho. As três dicas valem muito a pena na decoração: além de auxiliar na organização do trabalho, elas deixam tudo mais criativo e, claro, decoram o Home Office de um jeito especial.

ou1sp0

2qi1pqx

6 – Livros, como guardá-los de forma prática e elegante?

Quem é amante de livros com certeza não abre mão de ter uma estante repleta deles. Além de úteis também são uma ótima maneira de decorar um Home Office – encontre o seu jeito criativo de decorar suas paredes com livros. Há maneiras bem interessantes de fazer os livros ficarem nas paredes como os colocando em prateleiras, estantes de formato diferente ou até mesmo em nichos.

7 – Instalações e Equipamentos

Como não citá-los? Cada dia que passa temos mais equipamentos eletrônicos que facilitam a realização do trabalho e temos que dispor de lugar para estes equipamentos. Uma boa dica para otimizar os espaços é optar por equipamentos multifuncionais, notebooks ou computadores com monitor e CPU integrados. Em relação às instalações, é muito importante ter tomadas suficientes e ponto de rede ou wi-fi, além de estabilizador e/ou nobreak. Em alguns Home Offices, é necessário prever um espaço para as fiações da central de circuito fechado de TV e cabo de antena para TV.

8 – Personalidade impressa na decoração

Decorar é uma tarefa que necessita de muita criatividade e para isso é preciso que você solte a sua imaginação ao máximo. Uma das maneiras criativas e sustentáveis de decorar o Home Office é utilizando roda de bicicleta e caixas de madeira. A roda garante um toque final na decoração; já as caixas de maneira tem chamado a atenção há um tempo, porque, além de ser uma maneira prática de decorar, podem se transformar em diversos móveis diferentes, como cômodas, criados, nichos – para isso é preciso apenas um toque de tinta ou tecido para deixar o item de decoração mais interessante.

a08iut

Destaque para reaproveitamento de caixotes e a roda de bicicleta como pé da mesa.

7459-home-office-paredes-a-menos-design-a-mais-ar-arquitetura-viva-decora

Poltrona estampada traz conforto ao espaço projetado pelo escritório AR Arquitetura

13222-home-office-home-office-revista-viva-decora-viva-decora

Criatividade e personalidade impressos neste ambiente. Fonte: Revista Viva Decora

Gostaram das dicas para fazer um planejamento perfeito de Home Office? A criatividade deve ser o ponto número um em uma mudança de vida como esta. Trabalhar em Home Office, com certeza, evita diversas frustrações do dia-a-dia, tais como trânsito e horários corridos, e daqui para frente esta não é mais a sua realidade. Invista na construção e decoração de um Home Office bem criativo.

Quais as dicas vocês vão usar para transformar o seu novo local de trabalho? Mande nos Comentários!