Hoje tem coluna nova no blog!

A coluna “Projetos que amamos fazer” é um espaço dedicado a colocar trabalhos de autoria de todos os profissionais do blog. Então vamos lá!

Começaremos apresentando um projeto do nosso escritório, meu e da arquiteta Germana Duarte, que foi super desafiador fazer, pois os clientes queriam algo descolado e que imprimisse suas essências.

Perfil do Cliente

O jovem casal que ama viajar, curte muito rock and roll e recebe amigos tinha em mente um estilo muito predeterminado.

Queria um estilo industrial, tipo aqueles lofts de Nova York, com acabamentos rústicos como o tijolinho e o piso em porcelanato imitando o concreto.

Projeto

A sala de jantar e estar/ home ficou um ambiente integrado, onde elencamos uma parede para colocar um painel fotográfico de tijolinhos e nela criamos uma gallery wall com quadros e objetos ligados ao rock, como mini guitarras e até encartes de turnês de bandas de rock.

Os pendentes da sala de jantar são lâmpadas com diferentes formatos de filamentos e em diversas formas. A iluminação em geral é bem intimista dando ênfase aos destaques dos objetos nas paredes como os trilhos com os spots direcionáveis.

sala de jantar

Destaque para a parede de com painel fotográfico de tijolinho. Projeto: Dafne Ribeiro e Germana Duarte. Foto: Naomi Iimori.

integracao

Integração da sala de jantar e estar /home vista da cozinha. Projeto:Dafne Ribeiro e Germana Duarte. Foto: Naomi Iimori.

As cores das paredes e das portas seguem na paleta dos tons de cinza.

Como eles gostam de cozinhar e receber amigos, nosso maior desafio foi integrar este ambiente a sala de estar e jantar. Mas eles tinham uma ressalva: que no dia a dia houvesse uma maneira de isolar esses ambientes de forma harmônica. Foi aí que surgiu a ideia de fazer uma “janela” com o fechamento tipo “camarão” para que não perdesse abertura total do vão e também não passasse o cheiro de comida. O visual ficou parecendo um food truck com as banquetas também com um design industrial. O material da janela foi feito com estrutura em ferro e chapas galvanizadas e para concluir o ar contemporâneo foi adesivado um painel fotográfico de uma imagem de Nova York finalizando o conceito urbano do projeto.

janela tipo camarao

Imagem da Ponte do Brooklyn em NY compõe o estilo urbano. Projeto: Dafne Ribeiro e Germana Duarte. Foto: Naomi Iimori.

detalhe da janela camarao

Vista interna da cozinha com a janela tipo camarão aberta. Projeto: Dafne Ribeiro e Germana Duarte. Foto: Naomi Iimori.

Para acessar a cozinha fizemos uma porta vai e vem com escotilha, tipo de cozinha de restaurante. A cozinha continua com a mesma linguagem dos ambientes sociais, com chapas de aço escovado revestindo a parede da pia escovado e nos acabamentos dos eletrodomésticos. Para quebrar, um toque de azul royal nas portas dos armários superiores.

detalhe da escotilha

Detalhe da escotilha. Projeto: Dafne Ribeiro e Germana Duarte. Foto: Naomi Iimori

porta escotilha 2

Destaque para materiais como: laca cinza nas portas, rodapé em aço inox polido e piso em porcelanato tipo concreto aparente. Foto: Naomi Iimori.

cozinha

Detalhe do azul royal nas portas do armários superiores. Projeto: Dafne Ribeiro e Germana Duarte. Foto: Naomi Iimori.

As paredes tem toque de personalidade com os objetos que os clientes garimpam pelo mundo afora.

guitarra

Guitarra na parede como se fosse uma escultura. Foto: Naomi Iimori.

detalhes 01

Detalhes: Molduras vazadas.  Foto: Naomi Iimori.

porta principal

Porta de Entrada por dentro. Foto: Naomi Iimori.

 

detalhes

Gallery wall rica em memórias. Foto: Naomi Iimori.

Enfim, foi desafiador e ao mesmo tempo gratificante desenvolver este projeto, pois tivemos a oportunidade de desenvolver soluções criativas, nos fazendo pensar “fora da caixa”e quebrando paradigmas.

E aí, gostaram do projeto? Faça seus comentários?