Como vocês já sabem, as lâmpadas incandescentes saíram do mercado em junho passado. Agora temos três opções de lâmpadas para uso doméstico:  as halógenas com bulbo, as fluorescentes e as de LED (Diodos Emissores de Luz). Neste último caso, trata-se de um componente eletrônico que emite luz através de eletroluminescência, transformando energia elétrica em radiação visível (luz).
As lâmpadas de LED possuem características importantes em relação a outros tipos de iluminação, sendo baixo o consumo de energia, custo de manutenção reduzido em função da vida útil, facho de luz dirigido com varias angulações, além de não emitirem raios ultra violeta e apresentarem baixa emissão de calor no meio ambiente .

Quer saber como decifrar as informações dessa tecnologia? Aprenda como identificar as características contidas no verso da embalagem.

led 2

Esquema com informações contidas no verso da embalagem.

  1. Resumo das principais informações

    Informações sobre voltagem, potência, vida útil, fluxo luminoso e temperatura de cor.

  2. LED

    Modelo da  lâmpada e código (se houver).

  3. Potência

    A  potência (watts) informa o quanto de energia uma lâmpada consome. Isso não significa que quanto mais watts mais luz. Por exemplo, as lâmpadas de LED oferecem a mesma emissão de luz (em lúmens) de uma lâmpada tradicional, porém em uma potência mais baixa.

  4. Lúmens

    Fluxo luminoso (lúmens) é a radiação total emitida em todas as direções por uma fonte de luz que pode produzir estímulo visual. Então essa informação é a mais importante, pois para ver o nível de luminosidade de uma lâmpada, é preciso observar  a quantidade de lúmens, não de watts. Quanto maior o valor de lúmen, maior a emissão de luz.

  5. Temperatura de cor

    É a cor da luz emitida pela fonte de luz. Quanto mais alta a temperatura de cor (kelvin), mais clara e azulada é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente. Luz com tonalidade mais suave, torna o ambiente mais aconchegante e relaxante, ideal para  salas de estar e jantar, varandas e quartos; já uma luz mais clara, torna o ambiente mais estimulante, ideal para cozinhas, área de serviço, escritórios ou ambientes que necessitem de concentração e atenção. O ideal em uma residência é variar 2.700 K e 5.000 K, conforme o ambiente a ser iluminado.

  6. Indice de Reprodução de Cor

    Este índice mede a fidelidade com que as cores são reproduzidas nos objetos sob uma determinada fonte de luz artificial, a escala vai de 0 a 100.

  7. Dimerização

    É quando a lâmpada permite o ajuste de intensidade da luminosidade. Com isso podemos deixar um ambiente com menos iluminação e ainda economizar na conta de energia.

  8. Tempo de vida útil

    De acordo com estudos, uma lâmpada possui uma expectativa  de vida útil de 25.000 horas. Isso significa que se ela for usada em média  4h por dia, terá uma durabilidade de mais de 15 anos.

  9. Uso de mercúrio

    As lâmpadas de LED não utilizam mercúrio, substância  altamente tóxica.

  10. Tensão elétrica ou voltagem

    No Brasil a tensão de elétrica varia de 110 a 220 volts dependendo da região. Podemos encontrar lâmpadas de 12 volts, 110 volts, 220 volts ou bivolt. A lâmpada bivolt é a melhor para os casos onde a tensão elétrica tem muita variação.
    Antes de comprar, verifique a tensão da rede elétrica de sua região.
  11. Tipo de soquetes ou conectores

    Os soquetes têm como função a conexão elétrica e a fixação da lâmpada a luminária. Veja alguns modelos de soquetes abaixo:untitled

  12. Informações complementares

    A lâmpada de LED não aquece o ambiente, não transmite radiação UV e Infravermelho. Ao instalar ou trocar a lâmpada verifique se a energia está desligada.

  13. Indicação do uso

    Este símbolo significa se produto é indicado pra o uso em ambientes internos ou externos.

  14. Temperatura do ambiente

    Indicação da temperatura mínima e máxima do ambiente.

  15. Dimensão da lâmpada

    Altura e largura da lâmpada em milímetros.

  16. Garantia

    Algumas marcas dão garantia do produto de 3 a 5 anos dependendo do tipo de lâmpada.

  17. Eficiência Enérgica

    Este selo indica se o produto é eficiente em relação ao consumo de energia. Se o produto recebe classificação A, por exemplo, tem baixo consumo de energia.

  18. Equivalência com a lâmpada halógena

    É a comparação da vida útil entre a lâmpada halógena e a lâmpada de led, no exemplo acima lâmpada de led equivale a 7,5  lâmpadas halógenas.

    Importante: Utilize sempre marcas confiáveis, pois estas oferecem o maior número de informações ao cliente.

    Ficou com alguma duvida?Pergunte-nos.