Já tem algum tempo que a organização de festas me encanta. Desde o meu casamento às festinhas para minhas filhas, sempre tive muito prazer em projetar, detalhar e “inventar” coisas. Até que um dia, fui convidada para fazer o projeto de um casamento. Como não pude negar, aceitei o desafio e corri atrás de pesquisas e referências para fazer o meu melhor. O resultado foi muito gratificante, pois os noivos ficaram extremamente felizes e satisfeitos.

Festa Infantil: Mesas de convidados (Fotos: Cacau e Patrícia Mangabeira)

Festa Infantil: Mesas de convidados (Fotos: Cacau e Patrícia Mangabeira)

As festas de hoje em dia estão cada vez mais elaboradas e ricas em detalhes, o que abriu um nicho de mercado para a arquitetura de festas. Trata-se da elaboração, criação e concepção do evento. Festa infantil, aniversário de 15 anos, formaturas e casamentos, precisam de um projeto para que possam ser bem planejados.

Casamento: Mesas de convidados - diferentes montagens, arranjos e formatos. (Fotos: Ana Cláudia Jatahy)

Casamento: Mesas de convidados – diferentes montagens, arranjos e formatos. (Fotos: Ana Cláudia Jatahy)

Muitas pessoas gostam de investir em uma festa para que possam compartilhar esse momento de suas vidas com seus amigos e familiares. É um momento único e a organização desse evento não é simples. São inúmeros detalhes que precisam ser lembrados e tratados para que o evento seja do jeito que foi idealizado.

O projeto de arquitetura e cenografia de festas deve traduzir a necessidade do cliente, valorizando o que foi sonhado e desejado por ele.

Casamento: Proposta Shabby Chic para um casal jovem. Projeto Arquiteta Larissa Guerra. (Fotos: arquivo pessoal e Lena Souza Lima)

Casamento: Proposta Shabby Chic para um casal jovem. Projeto Arquiteta Larissa Guerra. (Fotos: arquivo pessoal e Lena Souza Lima)

O projeto começa a partir do conjunto de informações passadas pelo cliente. O tema, o estilo da festa, o local, número de convidados, cores, identidade visual, personalizações, mobiliários, tecidos, iluminação, entre muitos outros itens. O projeto de uma festa consiste na junção e harmonização de todos os itens, tudo precisa estar muito bem alinhado.

15 Anos: Festa temática. Projeto da Arquiteta Fabiana Moraes.

Aniversário de 15 Anos: Festa temática de “Alice in Wonderland“. Projeto da Arquiteta Fabiana Moraes. (Fotos: Lena Souza Lima e Larissa Guerra)

Uma festa de casamento, por exemplo, exige detalhes que vão além da imaginação de uma noiva. São inúmeros! Do layout à iluminação, tudo deve ser pensado e executado de forma perfeita. O convidado deve se impressionar desde o recebimento do convite. O primeiro contato que ele terá com a festa será esse!

A personalização da festa, o planejamento e a execução precisam ser bem coordenados e contar com uma equipe para que tudo possa ser montado a tempo e de acordo com o planejado.  Cercar-se por empresas sérias e profissionais competentes é essencial. Muitas vezes o barato pode sair mais caro!

 

Gostou do post? Tem dúvidas? Comente aqui!