Hoje trouxemos para vocês um projeto que nos encantou pelas suas características, contexto e potencial: “BRASIL ORIGINAL- ARTESANATO DO AMAZONAS”. Trata-se de um projeto que busca a valorização dos recursos naturais e evidencia as habilidades artesanais das comunidades indígenas e ribeirinhas do Estado do Amazonas, com o objetivo de estimular o aumento de competitividade de forma sustentável e impulsionar os pequenos negócios do setor de artesanato local.

fotos sergio 2

Cesto de Piaçava, produzido pela comunidade de Barcelos, Amazonas. Foto: Sérgio Matos

Criado em 2015, por meio de uma iniciativa do SEBRAE Amazonas em parceria com o SEBRAE Nacional, este projeto visa promover a inserção do design inovador que respeite a identidade regional. Confiram o resultado, é encantador!

A base conceitual do projeto é a exploração da fauna, flora e cultura amazônica. Considerando o fascínio que estes elementos exercem sobre o público nacional e internacional, foram escolhidos os municípios de Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos e Tefé por desenvolverem artesanatos com tipologias múltiplas.

fotos sergio 3

Fruteiras de Piaçava, inspiradas na Vitória Régia. Comunidade de Barcelos, Amazonas. Foto: Sérgio Matos

A idéia do SEBRAE era apoiar os artesãos destas comunidades, promovendo a profissionalização dos produtos por eles desenvolvidos, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva, gerando emprego e renda, além de proporcionar noções de empreendedorismo, capacitação associativa e apoio à comercialização.

Quem assina o projeto? A identidade brasileira.

Dentre os designers que compõem a consultoria técnica do projeto, destacamos o Sérgio Matos, um mato-grossense reconhecido nacional e internacionalmente pelos prêmios que acumula como o iF Product Design Award 2012 e a identidade brasileira – presente nas peças de mobiliário e decoração produzidas por ele, que lhe renderam uma assinatura. Hoje, Sérgio reside em Campina Grande-PB, lugar que se inspira para desenvolver produtos carregados de identidade nordestina. Seus objetos emocionam pelo alto valor sustentável e artesanal entranhado de cultura material. Vale muito a pena conhecer.

fotos sergio 1

Fruteira desenvolvida pela comunidade de São Gabriel da Cachoeira, utilizando o conceito formal da folha do UAMBÉ, também conhecido por Costela de Adão. Fonte: Sérgio Matos

A sensibilidade e o envolvimento deste profissional em desbravar estes rios mata a dentro para conviver nestas comunidades durante meses, juntamente com os artesãos, ribeirinhos, caboclos e indígenas, e juntos desenvolverem produtos inspirados na natureza é surpreendente. Tivemos a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e ficar diante de um ícone deste foi uma experiência e tanto, mas sua simplicidade e paixão pelo que faz nos inspiraram.

IMG_7229 (2) - Copia

As arquitetas Dafne Ribeiro, Theka Mendes, Germana Duarte e Mylena Bonfim , do Blog Supérfluo Necessário com o Designer Sérgio Matos, em uma de suas visitas a Manaus.

Os produtos

A escolha dos municípios se deu pela valorização do artesanato local e a diversidade dos materiais. Deste modo foram desenvolvidas técnicas de acordo com o domínio de cada comunidade, sempre preservando as já utilizadas na fabricação dos seus produtos, para não descaracterizar a identidade dos grupos. Os produtos produzidos foram fruteiras, vasos e luminárias, utilizando materiais tais como sementes, fibras e piaçava.

O resultado deste projeto, que já é reconhecido nacional e internacionalmente, você confere nas fotos a seguir. Ressaltamos ainda que o projeto BRASIL ORIGINAL já é sucesso, a ARTEFACTO, empresa brasileira de mobiliário, expõe para venda algumas peças, isso é maravilhoso!!! Iniciativas como essa valorizam e agregam valor aos produtos produzidos.

IMG_9148

Detalhe da Fruteira Vitória Régia. Desenvolvida pela comunidade de Barcelos- AM. foto: Lumi

 

IMG_9185

Fruteira inspirada na folha do UAMBÉ, também conhecido por Costela de Adão. Essa folha tem uma forte ligação com as comunidades. São usadas no preparo de alimentos, para cobrir casas, para amarrar cestos e para se abrigarem das chuvas. Fonte: Projeto Brasil Original, Foto: Lumi

2016-07-25-PHOTO-00000044

Produto desenvolvido pelo grupo Teçume D’Amazônia. Foto: Sérgio Matos

Design + Artesanato

A experiência do fazer Artesanato das culturas tradicionais do Amazonas, aliado aos conceitos do design, conferem a estes produtos uma diversidade de valores, cores, formas e estilos impares. Nos fazendo acreditar que não existe fronteiras para o aprendizado e o saber fazer, por mais distante e difícil que isso possa parecer. Projeto lindo, com resultado fantástico para todos os envolvidos. Isso é o Amazonas, isso é Brasil. Vamos conferir um pouco mais.

IMG_9221

Produtos desenvolvidos pela Associação de Mulheres Artesãs do Alto Rio Negro – AM, consultoria de Design da Jusselma Coutinho. Foto: Lumi

IMG_9231

IMG_9103

Fruteira inspirada na forma do Abano, desenvolvida pela artesã Sônia, comunidade Nova esperança -AM. Foto: Lumi

IMG_9227

Produtos desenvolvidos pela Associação de Mulheres Artesãs do Alto Rio Negro – AM sob a consultoria da designer Jusselma Coutinho . Foto: Lumi

IMG_9177

Fruteira de Piaçava, inspirada na Vitoria Regia. Planta típica da Região Norte. Para o tingimento foi utilizado uma técnica já conhecida pelos artesãos que consiste em enterrar a piaçava em uma lama por 4 dias para adquirir a coloração preta. Fonte: Projeto Brasil Original.

IMG_9201

Fruteira de Fibra, Comunidade de São Gabriel da Cachoeira, AM Foto: Lumi

2016-07-25-PHOTO-00000045

Produto desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense – COPAMART. Foto: Sérgio Matos

IMG_9276

Empreendedor Individual. Artesão : Sebastião Paz, Manaus. Foto: Lumi

IMG_9289

Cestaria Indígena, em Piaçava. Comunidade de Barcelos-AM. Foto: Lumi

IMG_9314

mais uma linda peça em piaçava, desenvolvida pela comunidade de Barcelos-AM. Foto: Lumi

IMG_9255

Vasos de fibra em miniatura, desenvolvida pela AMARN – Associação de Mulheres Artesãs e Indígenas do Alto Rio Negro/AM . Foto: Lumi

IMG_9199

Fruteira inspirada na Bromélia, desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense – COPAMART. Foto: Lumi

IMG_9333

Peças de decoração, Piraiba. mais um estiloso trabalho desenvolvido pela comunidade de Barcelos-AM. Foto: Lumi

IMG_9129

Fruteira Coleção “Cocar”, justificada pelo uso das cores azul e vermelho. desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense – COPAMART. Foto: Lumi

IMG_9175

2016-07-20-PHOTO-00000016

Luminária do José. Comunidade São Gabriel da Cachoeira, AM. Fonte: Revista Kaza

Você pode encontrar alguns destes produtos na Galeria Amazônia, em Manaus e na COPAMART -Cooperativa de Artesanato, localizada no Shopping Ponta Negra. Em breve será inaugurada uma loja BRASIL ORIGINAL no Manauara Shopping. E o Supérfluo Necessário vai estar lá para conferir tudo de perto. Aguardem!!!!