Pensando em um assunto para o novo post me veio uma ideia: por que não falar de coleções de objetos e como estas podem compor uma decoração?  Essa ideia surgiu a partir de um presente que recebi, uma caneca superdescolada. Tão descolada que vem até com receita de bolo de caneca (depois passo para vocês). Então comecei a perceber que no próprio blog havia vários colecionadores para servir como cases. Veja algumas coleções para inspirar você.

Coleções de Canecas

Eu sou alucinada por canecas! Tenho canecas de viagens, de croquis de Oscar Niemeyer, musicais e canecas de presentes de amigos. E como compor na decoração? No meu apartamento, coloquei em nichos no escritório. Ficou bem legal. Mas podemos colocá-las em estantes, prateleiras e cristaleiras. As canecas também podem ser usadas como porta lápis, porta escovas de dente ou até como porta pinceis de maquiagem.

2

1

Canecas como porta-lapis e porta pinceis de maquiagem. Fonte:Enjoy Things.

Coleções de Ovos

Você já ouviu falar em Ovos de Fabergé? Estes ovos são verdadeiras joias produzidas por Peter Carl Fabergé entre 1885 e 1917 para czares da Rússia. Os ovos eram elaborados através de uma composição com esmalte, metais e pedras preciosas e dentro havia surpresas. Eles eram oferecidos na Páscoa à Família Imperial. Os ovos são muito disputados e admirados por colecionadores do mundo todo. São conhecidos como Ovos de Páscoa.

606x340_249332

Com essa influência foram surgindo vários tipos de ovos, que atraíram os colecionadores. É possível encontrar ovos de diferentes materiais por todo o mundo. Na decoração eles podem ficar em bowls na mesa de centro ou na mesa lateral. No Brasil, como referência de artesanato, temos os ovos do artista plástico pernambucano Francisco Brennand, que são maiores e que se auto sustentam, sendo uma boa opção para decoração em mesa de centro, aparadores e estante.

Coleções de Carros em Miniatura

Ter uma grande coleção de carrinhos é o sonho para qualquer menino. Para alguns o tempo passa, mas a paixão e a vontade de colecionar permanecem. Os carros deixam de serem apenas brinquedos e viram peças colecionáveis. Esse tipo de coleção sempre tem um lugar cativo na casa, geralmente estão em estantes, nichos, prateleiras ou até mesmo emoldurados no escritório ou na circulação. Às vezes quando a coleção é muito grande fica em uma salinha reservada dedicada a esse fim.

Coleções de Bonecas

Falar de bonecas é algo fascinante, pois a maioria das meninas tem bonecas como seu brinquedo predileto. Algumas pessoas têm como hobby colecioná-las. Talvez a que mais incentivou esse tipo de coleção foi a Barbie, por sua beleza, perfeição e modelos variados. Existem Barbies próprias para colecionadores e de diversos temas, como Barbie de Luxo, Barbie Hollywood, com fantasias e até em trajes típicos dos países. Essas coleções geralmente ficam emolduradas em prateleiras ou até mesmo cristaleiras, compondo com a decoração do quarto ou em outro cantinho da casa. Se as bonecas forem ficar fora caixa, prefiram guardar em cristaleiras ou estantes fechadas para protegê-las da poeira.

coleção de barbie

Coleção de Barbie emolduradas em moldura caixa decoram a parede do quarto. Fonte: Fast Frame.

Coleções de Souvenirs de viagens

Quem nunca comprou souvernirs de viagens? Às vezes você se encanta com algum objeto na viagem e não tem como resistir, você leva mesmo! O queridinho dos souvenirs de viagem são os imãs de geladeira. Além de serem uma lembrança do local visitado, eles estão cada vez mais divertidos, de diversos materiais e até com som. É um item que nunca fica só, sempre queremos mais. O imã decora a geladeira e faz sua cozinha ficar com um toque único e lúdico. O único inconveniente é que alguns deles marcam a geladeira e aí temos que tomar certo cuidado. Uma dica é criar um painel metálico ou de inox com liga de metal (pois o imã não adere em inox puro) e compor como se fosse um quadro na cozinha. Outra dica é ao escolher o imã, procurar materias resistentes, pois às vezes é inevitável que caiam.

Outros itens interessantes para se colecionar são os globos de neve, aqueles globos de vidro que tem neve dentro. Eles podem compor em estantes na sala e em prateleiras no escritório.

Veja outras coleções que fazem sucesso:

Coleções de Pinceis chineses expostos em suporte dão todo charme a decoração.

IMG_9202

Coleções de mini garrafas da Copa do Mundo 2014- Brasil. Fonte: Fast Frame

 

loucas

Coleção de porcelanas.

objetos antigos

Coleções de objetos antigos.

pezinhos

coleção de sapatinhos.

Receita do Bolo de Caneca

  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ½ colher (chá) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Em uma caneca, junte o ovo e o óleo.
  2. Em seguida, adicione o leite, o açúcar. Mexa bem até incorporar todos os ingredientes.
  3. Aos poucos vá adicionando a farinha de trigo, sempre mexendo.
  4. Por último acrescente o fermento em pó e misture.
  5. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Não se assuste se a massa do bolo crescer e começar a passar da caneca, ela não irá transbordar.
  6. Retire do micro-ondas e se desejar sirva com calda de chocolate.

Qual e a sua coleção? Gostou? Se identificou com alguma?Conte-nos.