Decorar a casa com estantes é uma ótima maneira de conseguir guardar objetos como livros, revistas e até dar mais vida com objetos de decoração importantes para o cômodo. As estantes são essenciais neste processo. Tornam-se elementos diferenciais na decoração de um espaço, dando destaque a um lugar vago. Há diversas formas de decorar a casa com estantes. Hoje vamos apresentar cinco. Venham conferir!

1. Separar cômodos com estantes

A primeira dica para decorar a casa com estantes é utilizá-las para separar os cômodos. É uma solução pratica e muito utilizada em ambientes pequenos, como flats e apartamentos. Podemos usar para separar sala de jantar/estar da copa/cozinha e até cômodos que requerem mais privacidade, como quartos. Esta solução serve também para camuflar pilares entre ambientes, tornando a decoração mais despojada e funcional.

Um bom exemplo é o ambiente CASA PB, do arquiteto Léo Shehtman, projetado para Casa Cor São Paulo 2015. As soluções ali expostas deixaram o ambiente mais despojado e funcional. O essencial para quem quer obter dois ambientes é separar com estantes. Há diversas formas de fazer isso, uma das mais utilizadas é quando conciliamos vãos abertos e fechados com painéis de madeiras ou gesso acartonado, fazendo um mix entre o que queremos isolar e o que queremos expor dos dois lados.

Podemos utilizar o recurso da iluminação como um diferencial, o que trará um destaque para os objetos de decoração escolhidos, além de dar um toque final ao cômodo.

2. Colocar estantes debaixo da escada

As escadas podem ser um ótimo local para investir em decoração com estantes. Dependendo da função podemos soltar a imaginação e utilizar este espaço de diversas formas. Elas podem fazer a diferença desde uma simples estante para livros e objetos de decoração, até um espaço planejado para uma adega ou área para estudos, se estiver em uma área mais íntima da casa. Vale pensar em diferentes jeitos de tornar este espaço funcional como, por exemplo, aproveitar todo o vão com soluções modulares ao longo da escada, abaixo dos degraus e, claro, soltar a imaginação!

3. Guardar livros e coleções de objetos em estantes

Coleções de objetos, souvenirs e livros devem ter um lugar especial na casa e nada melhor que utilizar as estantes para dar este destaque. O local para colocá-las varia bastante, desde um cantinho reservado à leitura, no corredor da casa, na sala de estar ou até mesmo é possível reservar um cômodo inteiro para guardar coleções e livros. Para isso é essencial pensar em algo para decorar corretamente o ambiente. Soluções que utilizam todo o pé direito são mais indicadas para estes casos. Conciliar espaços modulares – com formas e tamanhos diferentes, podendo usar vãos abertos e fechados, intercalados entre si – também é uma solução que dá certo. Vamos ousar!

4. Decoração personalizada, uso de cores, formas e materiais diferentes

Ao pensar na questão “Como será a estante?” é necessário atribuir ao cantinho onde ela permanecerá uma personalidade, muitas vezes caracterizada pelo uso de cores, materiais e formas diferentes. Esta personalização varia muito de acordo com o perfil do usuário. Se for uma estante para quarto de criança, por exemplo, esta tem que ser planejada de acordo com os objetos que podem ser guardados, como brinquedos, livros, bonecos etc. Neste caso, as cores e formas se tornam o grande diferencial, podendo fazer alusão ao universo infantil e até onde sua imaginação puder te levar. Tenho certeza que seus filhos irão adorar ter o cantinho diferenciado para brincar ou ler dentro de casa.

5. Decorar de forma prática o Home-Office com estantes

O Home-office é o local escolhido da casa para organizar um escritório ou uma simples mesa para se trabalhar sem ter de se descolar até o local de trabalho, por isso esse ambiente deve ser o mais confortável possível. Hoje, em razão dos ambientes serem mais compactos, muitas vezes estas estantes estão aliadas a sala de estar, com isso, vale a pena usar as mesmas para organizar melhor os documentos de trabalho, livros e até mesmo a decoração. As estantes auxiliam também na falta de espaço, isso porque elas podem ser inseridas na própria parede. Elementos como prateleiras, nichos e portas são alguns dos recursos que utilizamos para desenvolver estantes para este tipo de ambiente.

E aí, gostou das dicas e sugestões?

Como pensou em decorar com estantes a sua casa? Qual dessas dicas usará para decorar? Compartilhe sua opinião com agente.