Temos percebido ao longo dos últimos anos que o mundo vem sentindo forte impacto nas ações que degradam o meio ambiente. O surgimento de novos materiais possibilitou uma disseminação e consumo de bens não duráveis que causam dano ecológico sem precedentes ao ar, terra e água do nosso planeta. Como o Design Sustentável tem ajudado a diminuir este impacto?

O Design Sustentável como Alternativa                  

Empresas diversas, em especial as que desenvolvem produtos de Design, estão de olho e tomando ações necessárias para direcionar os esforços no sentido de reduzir e prevenir o uso de materiais que contenham substâncias nocivas ao meio ambiente.

Uma forma de fazer isto é encorajar as pessoas a procurarem soluções inovadoras para o descarte de objetos de difícil decomposição e reutilizá-los em projetos criativos. Veja quais são alguns destes materiais:

  • Papelão

Já pensou como seria fácil levar uma escrivaninha de um lado para outro com pouco esforço? Com móveis feitos de papelão, isto é possível. Além de escrivaninhas, muitos outros móveis – como mesas de jantar, cadeiras, e camas – são também possíveis de serem construídos. Geralmente se utilizam técnicas de cortes, dobra e encaixe na fabricação de móveis de papelão, não sendo utilizados nenhum outro tipo de material de fechamento.

IMG_4032

Mobiliário funcional em papelão ondulado

 

  • Paletes

Outro material utilizado bastante interessante são os paletes (ou pallets), que são estrados de madeira usados para transportar diversas coisas como eletroeletrônicos, eletrodomésticos, objetos em geral e demais produtos perecíveis. São peças que podem ser recicladas, pintadas e transformadas em lindos móveis, como sofás, mesas de centro, camas e o que mais a criatividade mandar.

O uso do pallet como uma alternativa de reaproveitamento já se espalhou pelo mundo. Quando bem elaborados, os móveis ficam bastante charmosos e de baixo custo. Ao contrário do que muitos pensam, os paletes não ficam bem apenas para ambientes rústicos. Com uma boa pintura, a peça se transforma em um móvel bastante elegante, capaz de combinar com móveis novos e modernos.

pallets-sofa-4

Versatilidade do pallet na fabricação de móveis

poltrona de palete com jardim

Charme no design do banco com jardineira, produzido com pallet

poltrona palete

Destaque para o design do mobiliário feita em palete, com dupla função, poltrona e revisteiro.

  • Pets

As garrafas PET surgiram aproximadamente no ano de 1988 como opção leve e barata para substituição das garrafas de vidro. Infelizmente, estas embalagens não tinham uma solução para o recolhimento e reutilização das mesmas – muito menos para reciclagem.

A solução para remover as garrafas PET do meio ambiente foi começar a utilizá-las em projetos criativos para geração de inúmeros outros produtos. Existem atualmente infinitas utilidades para garrafas pet, em especial no campo têxtil, da construção civil e de design de móveis. As garrafas podem também virar móveis e utensílios domésticos, como pufes, poltronas, luminárias e vassouras. A versatilidade deste material é tanta, que a garrafa pet já é utilizada até mesmo na construção e sustentação de casas flutuantes em estados da região Norte.

jardim vertical pet

Jardim vertical feito a partir da garrafa Pet

cortina de pet

Design e inovação em cortina feita pelo reaproveitamento do pet

  • Pneus

Com o avanço dos transportes, a utilização dos pneus causou um impacto ambiental, gerando transtornos para a saúde e na qualidade de vida das pessoas. Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a reciclagem e reaproveitamento. Além da reciclagem para usos industriais, como asfalto, pequenas empresas e pessoas criativas tem utilizado o pneu para a criação de móveis e utensílios que são bastante duráveis, além de bonitos.

Os pneus podem também ser pintados, proporcionando infinitas possibilidades para o seu uso, seja na decoração de jardins, confecção de móveis, ou utensilhos em geral. Seja criativo, utilize sua imaginação e crie seu produto tirando proveito da resistência e do aspecto formal deste tipo de material.

  • Outras soluções para um projeto sustentável 

Podemos também reaproveitar outros materiais ou objetos para criação e fabricação de novos produtos, onde estes passam a ter  funções diferenciadas considerando a reutilização dos mesmos e imprimindo um caráter criativo e inovador aos projetos sustentáveis.

IMG_3994

A criatividade na reutilização da escada, pode ser o diferencial do projeto

IMG_3995

O vidro que é um material de difícil decomposição ganhou destaque como luminária rústica

FullSizeRender

O lavado ganhou autenticidade e sustentabilidade através do reuso das bacias de alumínio.

Castiçal criativo a partir de tronco de árvore caída

Castiçal sustentável e criativo a partir de tronco de árvore caída

A preocupação ambiental tem sido cada vez maior, fazendo as pessoas se conscientizarem e buscarem alternativas para ajudar a preservar o planeta, como reutilizar e criar itens que não só ajudam a preservar o meio-ambiente, mas que podem ser ao mesmo tempo de qualidade, bom gosto e com muito estilo. O que acharam desse tema??