Morar em apartamento hoje em dia não significa mais estar longe do verde das plantas. Nós estamos cada vez mais sentindo a necessidade de criar um equilíbrio com referências da natureza dentro do nosso lar. Afinal, viver em contato com esses elementos traz a sensação de tranquilidade para o dia-a-dia.

O melhor de tudo é que aliado ao design, o paisagismo pode ser visto como um toque de elegância, sua casa recebe o charme e a vivacidade das plantas, e combina com todos os estilos de decoração.

Mesmo em espaços reduzidos é possível criar um pequeno jardim ou pelo menos usar plantas em diferentes cômodos da casa. Basta escolher as plantas certas para ambientes internos, saber equilibrar com objetos decorativos e gostar de plantas.

Saiba que você terá alguns cuidados frequentes de manutenção, mas vale a pena. Verde traz frescor e vida para sua rotina. Veja algumas dicas que reservamos para você se inspirar:

Ambientes decorados com plantas naturais.

Ambientes decorados com plantas naturais.

Um exemplo prático que mostra que as plantas podem ser usadas em salas de estar, por exemplo.

Um exemplo prático que mostra que as plantas podem ser usadas em salas de estar, por exemplo.

Como decorar com plantas em espaços pequenos?

Se você pretende criar um espaço dentro do apartamento para cultivar plantas, aproveite um cantinho da varanda ou sacada. Ali, por conta da ventilação e iluminação, será mais fácil mantê-las e cultivar mais variedades, se quiser. Uma decoração com toques elegantes e alguns elementos neutros vão deixar o ambiente harmonioso. Aposte em objetos coloridos e materiais orgânicos, como madeira ou pedra, de forma pontual. A iluminação valoriza ainda mais esse cantinho e por isso não pode ser esquecida.

Se você ainda acha que não tem esse espaço no seu apartamento, invista em um jardim vertical. Fica um charme e pode ser aliado à decoração.  Um profissional que trabalhe com paisagismo tem como ajudar você a fazer as escolhas certas.

Jardins verticais são bonitos , práticos e já podem ter irrigação com automação.

Jardins verticais são bonitos , práticos e já podem ter irrigação com automação.

perfect-download-apartment-balcony-vegetable-garden-plants-ideas-decor-apartment

Para uma varanda pequena o recurso de vasos suspensos podem ser uma boa solução.

Como usar plantas em ambientes internos

Dentro de casa também é possível cultivar plantas. Pesquise e escolha das espécies que se adaptam a esses ambientes. Pequenos cactos, se adaptam mais facilmente aos banheiro, já o bonsai pode ser usado em ambientes internos desde que tenha a incidência do sol da manhã ou do final da tarde.

Se você tem um espaço próximo da janela, com boa iluminação, na cozinha, faça uma pequena horta em vasos. Hortaliças, ervas e pimentas são ideais e deixam a cozinha ainda mais bonita.

Plantas somente com folhagens ficam ótimas em ambientes rústicos ou contemporâneos. A decoração clássica, por exemplo, pede vasos de plantas com flores. Salas de estar, jantar e hall ficam bem elegantes com toques de verde.

As plantas com topiaria caracterizam este projeto

As plantas com topiaria (arte de podar plantas em forma ornamental) caracterizam este projeto

A verdade é que plantas combinam com todos os estilos de decoração, porém algumas espécies são mais característicos de alguns estilos, como por exemplo as topiarias.

Plantas usadas em paisagismo de apartamentos

Algumas plantas precisam de vasos maiores como a raphis ou o antúrio. Em vasos médios podem ser cultivadas columéias, lírio da paz e samambaias.

Já algumas plantas precisam de sol frequente, pesquise bem antes de coloca-las em casa. A azaléia e o buxinho precisam de boa iluminação. Em ambientes com pouco sol você pode cultivar a orquídia, por exemplo.

Outra dica prática são as plantas que podem ser cultivadas em vasos de água, como o bambu da sorte e a jiboia.

Nesse projeto da arq. Fernanda Marques o uso da raphis foi ao fundo da varanda, para quem não quer ter muito trabalho essa é uma boa opção.

Esse projeto mostra uma solução para quem não quer ter muito trabalho.

Bambu da sorte, como é conhecido popularmente

Bambu da sorte, como é conhecido popularmente

Para quem gosta muito de planta, pode optar por uma paisagismo mais denso, com o uso de muitas espécies.

Para quem gosta de um paisagismo mais denso, o uso de muitas espécies cria esse ambiente.

Que vasos utilizar no seu jardim

A escolha dos vasos também é importante para compor o seu jardim, leve em consideração o acabamento, as cores e o designer do vaso ou cachepot. O mercado oferece diferentes modelos que devem ser definidos de acordo com o tipo de planta e o estilo do jardim.

Cuidado ao escolher vasos muito pesados, o ideal é utilizar rodízios ou usa-los como cachepot,  facilita a manutenção das plantas.

Esses vasos por exemplo são feitos com PET reciclado e fibra de vidro, o que torna o produto mais leve, resistente e o cliente ainda tem opções de cores.

Esses vasos são feitos com PET reciclado e fibra de vidro, o produto final fica mais leve, resistente além das opções de cores. (Foto: Divulgação Verde Vaso)

Como fazer a manutenção do seu jardim

Crie uma rotina de manutenção do seu jardim, seja ele na varanda ou dentro de casa. De preferência a plantas que tenham cuidados parecidos, será mais fácil para lembrar. Molhe, faça a poda frequente, a limpeza dos pratos e verifique se precisa de reposição de terra ou algum tipo de adubo.

Que tal se inspirar nessas dicas e planejar um jardim na sua casa?