Hoje com a vida moderna é muito comum esquiparmos nossas casas para nos divertimos entre família. Prova disso são os espaços gourmets, os family rooms e os home theaters que atraem momentos de lazer e diversão.
Com a evolução tecnológica e a queda do preço dos equipamentos de alta definição, ter seu próprio home theater fica fácil e exequível.
Mas preste atenção para alguns itens aqui citados para você otimizar sua sala de cinema:

1. Estudar o espaço e escolher o mobiliário correto:

A primeira coisa que você deve pensar ao projetar o seu ambiente é identificar o espaço, aberturas e sua vocação, ou seja, qual função você vai querer nesse home theater: se integrado a sala de estar para receber amigos para uma bate papo em volta da TV ou se um ambiente isolado semelhante aos cinemas convencionais.
Definindo isso, você estará apto a desenvolver o layout optando por sofás ou poltronas e definido o posicionamento dos moveis. Após esse primeiro passo, agora sim você poderá escolher os equipamentos de projeção, pois terá a distância efetiva do observador para a tela, dando a dimensão correta da mesma.

Opção de poltronas para esta sala de projeção. Fonte: Pinterest.

Se integrado ao ambiente , o home theater deve ser prático e com móveis funcionais. Fonte: Pinterest.

Se integrado ao ambiente , o home theater deve ser prático e com móveis funcionais.
Fonte: Pinterest.

2. Equipamentos:

Você pode optar por TV de alta resolução ou projetos de telão, ou os dois simultaneamente.
O tamanho da TV dependerá, como falei anteriormente, da distância que os observadores estarão em relação da mesma. Geralmente ela é colocada centralizada pelo sofá, a uma altura de 1.30 m do seu eixo para o chão.
As telas de projeção possuem dois tipos: as retráteis e as fixas. Prefiro as retráteis, pois as mesmas ficam embutidas no gesso – permitindo que as paredes fiquem livres – e mantenham um visual limpo quando estão recolhidas.
Os projetores de alta definição devem ser localizados no teto, fixos ou também retráteis. Após definido seu modelo, aí sim você poderá escolher a dimensão e tipo da tela. Importante: sempre a parte inferior da mesma deverá ficar a 30 cm do forro e no mínimo a 1,20 do chão.

Tabela de relação sofá e tv. Fonte: Pinterest.

Além da Tv você poderá ter um telão e projetor. Fonte: Pinterest.

Além da Tv você poderá ter um telão e projetor.
Fonte: Pinterest.

3. Móvel.

Os racks de home theater devem ser cuidadosamente detalhados de acordo com o número e dimensões de equipamentos. Uma solução prática é criar um fundo falso de aproximadamente 20 cm para passagem dos fios e facilitar a manutenção dos mesmos.

Equipamentos todos escondidos em painéis. Fonte: Pinterest.

Equipamentos todos escondidos em painéis.
Fonte: Pinterest.

4. Isolamento acústico.

Se você quer realmente uma qualidade de som, além de investir em equipamentos, terá que investir na acústica. Tem várias opções que vocês podem pesquisar.
Mas se não querem investir tanto dinheiro, papeis de parede, tecidos em parede, tapetes, uso de madeira e cortinas ajudam a melhorar a acústica.

Madeira ajuda a melhorar a acustica. Fonte: Pinterest.

Madeira ajuda a melhorar a acustica.
Fonte: Pinterest.

Tapetes e papeis de parede também auxiliam na acústica. Fonte: Pinterest.

Tapetes e papeis de parede também auxiliam na acústica.
Fonte: Pinterest.

5. Iluminação.

Item fundamental de qualquer ambiente, quanto mais de um home theater. Quanto mais escuro o ambiente, ou seja, quanto menos interferência da luz natural, melhor para controlar a qualidade da imagem.
Então o projeto luminotécnico tem que ser bem resolvido. Opte por uma iluminação indireta, de preferência na parede e dimerizável.

Iluminação indireta é uma excelente solução. Fonte: Pinterest.

Iluminação indireta é uma excelente solução.
Fonte: Pinterest.

6.  Conforto.

Sofá ou poltrona, não importa, opte pelos tecidos macios e modelos aconchegantes e confortáveis.
Modelos retráteis e reclináveis é sempre uma boa opção. Não se esqueça de sempre colocar uma mesinha ou puffs para apoiar a pipoca.
Itens também como frigobar, adega e microondas podem ser pensados para complementar o espaço.

Sofá em tecido confortável. Fonte: Pinterest.

Sofá em tecido confortável.
Fonte: Pinterest.

E aí, gostaram das dicas? Mande-me sua opinião, abra uma pipoca e bom filme.