Aproveitando esses dias de folia e recesso, quando dá aquela vontade de curtir um churrasquinho na piscina de casa, vamos falar do local popularmente chamado de “puxadinho”, ou melhor, da EDÍCULA.

Definição

Edícula é uma pequena construção – geralmente feita na lateral ou nos fundos da casa – e que pode abrigar vários ambientes de apoio como área, quarto ou banheiro de serviço; despensa; depósito; escritório; suíte de hóspede; ateliê; ou mesmo servindo como um complemento da área de lazer com churrasqueira, espaço gourmet, sauna, lavabo e academia.

area-de-lazer-na-cobertura-600x440

Edícula com sala de tv. Fonte:Pinterest

Apoio à casa

Quando a edícula é preparada para dar apoio a casa, pensamos nos ambientes responsáveis pela organização e funcionalidade do ambiente.

Organização é TUDO!!! E ter um depósito para organizar ferramentas, escada, material para limpeza da piscina, bicicletas, malas e até guardar a árvore de Natal é tudo de bom.

Outro cantinho super importante, se houver espaço, é a despensa para guardar mantimentos. Esse ambiente tem que ser fresco e arejado para que mantenha a qualidade dos alimentos #ficadica.

A área de serviço é um ambiente que também merece toda a nossa atenção, pois é extremamente funcional .Tem que ter um espaço para tanque e bancada. Se você tiver pouco espaço para a bancada, opte por máquina de lavar roupa com abertura frontal.

O ideal é ter lugar para materiais de limpeza, tábua de passar, cabide e área de secagem das roupas.

Para deixar o hóspede mais a vontade, tem pessoas que preferem ter uma suíte e hospedá-lo com maior conforto e privacidade.

Edícula = área de lazer

É muito bom você poder ter uma área externa em casa com um espaço gourmet preparado para relaxar e receber amigos e familiares. Usualmente essas edículas são equipadas com churrasqueiras convencionais ou elétricas, forno de pizza, fogão ou cooktop e pia com uma boa bancada. Não pode faltar a geladeira e o freezer.

imagem-914

Edícula equipada com forno de pizza e churrasqueira com acabamento em cimento queimado. Fonte:Pinterest.

Podemos ter estilos variados de edículas, mas o que predomina é o estilo rústico com uso de madeiras, pedras, ladrilhos hidráulicos de diversas estampas e cores, materiais com acabamento natural e antiderrapante (próximo a piscina), mas existem também aquelas mais moderninhas que usam aço e materiais mais sofisticados.

jardin_desde_la_piscina_al_porche_trasero_1016x1280

Toda revestida em pedra, esta edícula imprime um estilo rústico e simples. Fonte:Pinterest.

d587a10f72cc796447c4b493bb2b5f20

Ladrilhos com estampas diferenciadas em tons terrosos dão charme a área da churrasqueira. Fonte: Pinterest.

Composição perfeita do revestimento de pedra na churrasqueira com o porcelanato que imita madeira de demolição na parede.Fonte: Pinterest

Destaque ao pergolado em madeira trazendo iluminação natural ao ambiente. Fonte: Pinterest.

01-quintal-de-sobrado-tem-jeito-e-clima-de-bar

Uma edícula com cara de bar. Puro charme! Fonte: Pinterest.

Mas existem também aquelas mais moderninhas com uso do aço e materiais mais sofisticados.

Detalhes em madeira no forro e pilar forro e pilar. Fonte: Pinterest.

aeg_studioaz

ab-sl-areadelazer2-600x401

Fachada moderna com traços retos marcam essa edícula. Fonte: Decor e Salteado.

Fibra e madeira são os principais materiais do mobiliário, pois têm uma resistência maior as intempéries. Dependendo da posição do sol e se a área for aberta, a preferência é para fibra sintética e tecidos impermeáveis #ficadica. Como é um estilo mais descontraído, abuse das cores, estampas, mas sempre fazendo um composê.

Composição de cores e estampas nas almofadas do sofá. Fonte: Pinterest.

Destaque para mesa de jantar em madeira rustica. Fonte: Pinterest.

Vitta-11

Edícula cheia de charme projetada na lateral da casa pelo Escritório Espaço Projeto.

Vitta-36

Paisagismo compõe a ligação entre a edícula e a casa. Fonte: Escritório Espaço Projeto.

Se você tiver um espaço para edícula vale a pena investir, pois é super útil, independente da sua necessidade. Lembre-se: tem que ser levado em consideração o posicionamento da edícula para maior aproveitamento da ventilação.

E ai gostaram das dicas? Qual é a sua necessidade? Diga-nos! Bjos.