Sempre que vou iniciar um novo projeto de interiores, levo em consideração os seguintes questionamentos: O que vou projetar? Para quem vou fazer? Como vou fazer? E que ambiente será feito? Após estes questionamentos e escolhido o espaço a ser projetado, defino seu formato, necessidade e funções.IMG_4767

Em um projeto de cozinha estes questionamentos são mais relevantes, pois se não forem considerados, comprometerão a funcionalidade do ambiente projetado, inviabilizando sua utilização. Hoje irei falar um pouco sobre a importância de se considerar as referências ergonômicas, ilustrando as medidas mais importantes que devem ser consideradas na elaboração de projetos de cozinhas.

IMG_4765

Reforço que considerar os parâmetros existentes descritos na literatura é, no mínimo, uma atitude responsável para seu cliente. Vejo que às vezes alguns profissionais desconsideram estes dados em prol da estética do seu projeto, mas não medem as consequências desta ação para aqueles que, de fato, vão utilizar este sistema.

O que considerar inicialmente em um projeto de cozinha?

O layout é uma ferramenta determinante para a definição do funcionamento de um ambiente, seja ele qual for. É através dele que repeitamos as circulações e estudamos as melhores opções para torná-lo mais funcional e agradável.

No projeto de cozinha, é fundamental considerar o tempo e a praticidade que o usuário deve utilizar para desenvolver suas tarefas.

IMG_4758

Layout de uma cozinha funcional, com suas medidas de referências. Fonte: Pinterest

Buscando projetar uma cozinha funcional, começo respeitando o sistema de triangulação, que é a relação entre Pia/Cuba x Geladeira x Fogão. Estes elementos bem posicionados otimizam as tarefas e reduzem o tempo de preparo dos alimentos. Sugere-se que estejam preferencialmente distribuídos de forma triangular, conforme imagens a seguir.

triangulo1

Estudos de Triangulação para escolha do melhor layout para cozinha, Relação entre a posição da Cuba x Fogao x Geladeira. Fonte: Pinterest

Outro aspecto que devemos considerar são as proporções entre profundidade, altura e largura dos modulados e suas distâncias ideais. Respeitar as circulações mínimas, levando em consideração segurança e conforto entre os equipamentos e os mobiliários, é fundamental para seu melhor funcionamento.

IMG_4712

Medidas de referência de mobiliários e equipamentos. Fonte: Pinterest.

Quero uma cozinha tipo “Ilha” !!! Mas não tenho espaço…

Isso é o maior problema para quem quer uma cozinha assim. Ambientes pequenos não viabilizam esta opção. Mas nem tudo esta perdido: converse com seu arquiteto e com certeza ele encontrará uma solução respeitando as variáveis de conforto e funcionalidade para o seu ambiente. Comece eliminando uma mesa convencional e opte por usar bancadas para refeições rápidas, com esta solução poderá sobrar espaço para sua ilha tão desejada.

IMG_4764

Confira mais algumas referencias de medidas que separamos para você e comece a planejar sua cozinha com nossas dicas de hoje!

ergonomia fotor 1

Medidas de referencia para projetos de mobiliários de cozinhas. Fonte: Pinterest

IMG_4759

Fonte: Pinterest

IMG_4769

IMG_4768

cozina fotor

Fonte: Pinterest

 Até o próximo post.