A escultura dá um toque inegável de sofisticação e personalização ao ambiente, por isso quem gosta de artes plásticas pode usar e abusar na decoração da casa ou escritório. Elas refletem o seu estilo de vida e podem habitar os lugares mais variados, seja no chão, em janelas, penduradas ou em mesas, assim como os mais diversos ambientes, do banheiro à varanda ou jardim. Cada vez mais acessíveis e democráticas, as esculturas dão o toque que você pretende ao clima, que pode ser clássico e refinado, alegre e brincalhão, moderno e contemporâneo ou sensual. Tudo o que você tem a fazer é usar o bom senso e a criatividade para conseguir efeitos muito interessantes – e por vezes únicos.

ESCULTURA X DECORAÇÃO

Claro que você deve tomar alguns cuidados para a sua casa não ficar parecendo um museu ou uma escola de samba: você pode usar e abusar espalhando-as pela casa, mas procure colocá-las de forma que façam algum sentido. Se a sua decoração é clássica, você pode dar um toque eclético, colocando uma escultura moderna em um lugar de destaque, para que ela acrescente à decoração sem ficar deslocada. Da mesma forma, evite colocar uma grande quantidade delas no mesmo lugar, a menos que seja uma coleção – mas aí já é outra situação. A verdade é que o gosto pelas artes é único e pessoal, por isso o que pode ser interessante para uns pode não ser para outros. Na dúvida, lembre-se que em decoração o menos é sempre mais.

casa cor 2011 (reduzida)

Parede Iluminada com aspecto de escultura, Casa Cor Manaus – Marco Araujo

Escultura em Tecido – Pinterest

Escultuta de Piso. Fonte: Penthouse.

living reduzido

Living – Pinterest

Sala de Jantar. Fonte: Pinterest.

Artefacto Lounge Café 2011 (reduzida)

Artefacto Manaus – Marco Araujo

Escada com aspecto de escultura – Pinterest

escada pinterest reduzida

Escada com aspecto escultural – Pinterest

Cervo em Lavabo – Pinterest

 

CANTINHO X ESPECIAL

Todo mundo gosta de ter um lugar especial na casa, aquele em que mais fica relaxado, gosta de ler ou simplesmente pensar na vida. Este é um bom lugar para colocar suas esculturas favoritas, mas uma dica boa é criar um tema e inserir as esculturas que o agradem visualmente e sejam condizentes com o ambiente. Pense em alguma escultura que seja agradável para os seus olhos. Pode ser uma figura de uma escultura de madeira em uma mesa; ou uma escultura de piso de maior proporção próxima a um grande vaso de plantas se a decoração é rústica; ou uma escultura dos mais variados materiais, como ferro, cerâmica, papel, gesso; ou alguma escultura em materiais reciclados, uma luminária com aspecto de escultura; ou mesmo um elemento arquitetônico que tenha caráter de escultura.

As esculturas no jardim ou nas varandas parecem remeter à vida e as mais cotadas nestes casos costumam ser as de barro, ferro, entre outras. Você pode optar por peças artesanais modernas ou em estilo barroco, que possam ficar entre plantas ou em muros. Componha com algumas lanternas, iluminação à vela ou tocheiros, que o espaço ganhará um encanto todo especial. Se o jardim é grande, você pode apostar em grandes esculturas pesadas e em lugares fixos. Já no caso de varandas pequenas, a dica é colocá-las nas paredes e/ou nos cantos, liberando a circulação e evitando que sejam derrubadas.

canto especial 3 - redusido

Pequenas esculturas compondo com quadros, Canto de Leitura – Pinterest

Escultura em ferro compondo canto especial – Pinterest

Escultura de macaco compondo com quadros, Home Office – Pinterest

Esquadria de Demolição como escultura – Pinterest

Canto Especial com Aparador – Pinterest

ESCULTURA X INFORMALIDADE

Casais jovens e pessoas solteiras costumam gostar de ambientes informais, divertidos e descolados, o que pode ser facilmente conseguido através de algumas esculturas industrializadas, de materiais reciclados ou luminárias que tenham aspecto de escultura. Há várias esculturas que tornam o ambiente mais alegre e leve e que podem ser usadas nas estantes entre os livros, na mesinha de centro, em cima da geladeira, no hall de entrada e até no banheiro. Se o ambiente tiver muitas cores, a dica é escolher uma escultura que melhor se adeque sem apostar em uma escultura multicolorida, criando uma identidade visual com o resto do cômodo favorecendo a integração entre os elementos.

Existem também as obras de arte funcionais. Quem disse que as obras de arte devem ser feitas apenas para olhar? Uma forma muito interessante de tê-las pela casa é tornando-as funcionais ou agregando às que já foram produzidas com esta intenção. Há cadeiras, sofás e poltronas de designers famosos que são verdadeiras esculturas, cumprem essa função, mas nem todo mundo tem disponibilidade financeira para isso, é verdade. Nesse caso, você pode aproveitar as pequenas esculturas para servirem de apoio para toalhas no lavabo, outras medianas para compor os pés de uma mesa de canto com um tampo de vidro que as deixem perfeitamente visíveis ou ainda apostar em ganchos, quadros e cabideiros, feitos para darem um toque de personalidade ao ambiente.

Escultura Funcional – Pinterest

Bicicleta Escultura Funcional – Pinterest

Alce de pelúcia com aspecto de escultura – Pinterest

Luminária com Aspecto de Escultura – Casa Vogue

Estante Irmãos Campana

Use a sua imaginação ou a ajuda de um profissional na escolha de uma escultura como peça de decoração em um ambiente, criando espaços que abraçam visualmente moradores e visitantes. Você verá que as esculturas podem ter um papel poderoso na decoração da sua casa.

Onde comprar uma escultura:
As esculturas podem ser encontradas em galerias de obra de arte, lojas de objetos de decoração, feiras, antiquários e afins.

O que levar em consideração na hora de escolher uma escultura:
Para acertar na escolha das esculturas e deixar o ambiente especial, único e charmoso, o primeiro passo é garimpar. A partir daí é identificar o estilo e artista que mais lhe agrada, lembrando que os valores serão os mais variados possíveis.

Busque a sua escultura para compor um ambiente ou cantinho especial em sua casa.