É muito bacana quando vimos surgir um trabalho tão criativo e diferenciado em nossa cidade. Foi meio que despretensiosamente que a Estúdio Recorte surgiu.

Tudo começou em 2011, quando a arquiteta Silvana Coutinho se propôs a fazer as lembranças de casamento do seu irmão utilizando uma máquina de recorte a laser. Vendo um mundo de possibilidades criativas, o hobby acabou virando trabalho. Quando o volume de serviço aumentou, Silvana se tornou sócia do designer gráfico Mário Jorge Lima. Juntos, desde 2013, eles deram continuidade à arte por meio do recorte a laser.

Acrílico, MDF, madeira, tecido, papel, emborrachado E.V.A. e adesivos vinílicos passaram a servir de matéria prima para dar forma a inúmeros produtos criativos que você nem sequer pode imaginar. Veja abaixo:

Letra caixa.

Letras 3D.

Matrioskas em MDF.

Matrioskas em MDF.

Caixas e enfeites temáticos.

Caixas e enfeites temáticos.

Forminhas temáticas para docinhos em papel.

Forminhas de papel temáticas para docinhos.

Bolachas para bebidas personalizadas.

Bolachas para bebidas personalizadas.

MINI ESCULTURA DE PRÉDIOS HISTÓRICOS

Um dos trabalhos da Estúdio Recorte que vem tendo merecido destaque e reconhecimento são as minis esculturas, em acrílico e MDF, dos principais prédios históricos da cidade de Manaus, reproduzidas com uma riqueza de detalhes impressionante.

Com objetivo de resgatar a história e apresentar a cidade aos turistas durante a Copa do Mundo, em 2014, as minis esculturas se transformaram em souvenires na época do evento e vem sendo muito prestigiadas pelo público manauara, que cada vez mais valoriza seus monumentos.

Veja mais notícias sobre o trabalho da Estúdio Recorte no G1:

http://g1.globo.com/am/amazonas/manaus-de-todas-as-cores/2015/noticia/2015/10/monumentos-de-manaus-ganham-versao-mini-com-laser-acrilico-e-mdf.html

A primeira miniatura a ser feita foi a fachada do majestoso e famoso Teatro Amazonas, com aproximadamente 8cm em MDF. Todo esse trabalho minucioso começou com muita pesquisa e levantamento de dados através de imagens. Depois de concluída a etapa da pesquisa, o prédio foi desenhado linha a linha para depois as peças serem recortadas, encaixadas e/ou coladas.

Silvana e Mário destacam que não se trata de uma reprodução fiel e sim uma interpretação limpa do monumento, preservando as proporções e os traços marcantes para não prejudicar a leitura da peça.

Teatro Amazonas

5D3_9210

Mercado Adolpho Lisboa

5D3_9214

Usina Chaminé

5D3_9215

Alfândega e Guarda Moria

5D3_9212

Ponte Rio Negro

A Ponte Rio Negro disponível apenas em acrílico.

A Ponte Rio Negro disponível apenas em acrílico.

Opções disponíveis em MDF (Teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa, Usina Chaminé e Alfândega e Guarda Moria).

Opções disponíveis em MDF (Teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa, Usina Chaminé e Alfândega e Guarda Moria).

Um detalhe muito importante de todo esse trabalho é a preocupação da empresa em diminuir ao máximo a quantidade de lixo gerado, fazendo o maior aproveitamento possível dos materiais. São utilizadas tintas à base d´água e os resíduos de papel e MDF são guardados para doação ou para serem descartados em lixeiras apropriadas para reciclagem.

Toda a divulgação do trabalho foi iniciada com o famoso boca a boca e hoje está presente nas principais redes sociais (Facebook e Instagram) com o perfil “Estúdio Recorte”.

5D3_9242

Fotos: Estúdio Lumi.

SORTEIO

Novidade para quem segue o Blog Supérfluo Necessário nas redes sociais. Corra no Instagram @superfluonecessario e veja as regras para participar do sorteio de uma mini escultura em acrílico ou MDF de um prédio histórico da cidade de Manaus.

Coisa boa a gente indica mesmo! Gostaram?