Olá!! Continuando a nossa visita pela Serra Gaúcha, também fomos convidados a conhecer a fábrica da Florense em Flores da Cunha-RS.

Para quem não conhece, Flores da Cunha fica a 146,40km da Capital Porto Alegre. E a maior produtora de vinhos de mesa, vinhos finos e espumantes, são cerca de 200 vinícolas. A cidade foi 100% colonizada por italianos. E uma curiosade! Quem nasce em Flores da Cunha é Florense. A cidade também é conhecida por seu enorme setor moveleiro com mais de 80 empresas cadastradas.

História

Fundada em 1953 por Lourenço Castellan e Ângelo Corradi, imigrantes italianos que vieram para o Brasil após a segunda guerra mundial em busca de uma vida melhor.

Começaram com uma pequena marcenaria que produziam santos e bancos para as Igrejas da região e depois foram ampliando para mesas, cadeiras e nesta época vendiam “de porta em porta”. Em 1960, começou a produção de móveis em série e vendas em lojas multimarcas.

Já na década de 80, ocorreram avanços importantes na Fábrica da Florense, como: exportação de móveis corporativos para os Estados Unidos, lançamento de cozinhas planejadas, nascimento dos projetos personalizados e por fim a implantação do sistema de franchising de rede de lojas e serviços, pioneira no segmento mobiliário. Hoje conta com mais de 61 lojas e 11 lojas espalhadas pelo mundo.

Em 2001, a Florense tornou-se a primeira fábrica de móveis da América do Sul a ter o certificado de Gestão Ambiental. A sustentabilidade sempre foi uma ação importante na empresa, desde a criação do programa de conscientização dos colaboradores sobre as matérias primas, passando pela racionalização da água, energia e materiais até a implementação da cultura SER VERDE. A fábrica reaproveita 100% da sua matéria prima, onde parte das sobras de madeira vão para caldeira transformando-se em energia e a outra parte é vendida para indústrias que produzem placas de MDP. A Florense é considerada a primeira fábrica do setor a assumir o compromisso com a preservação do meio ambiente, expresso pela certificação ISO 14001. As lâminas de madeira natural possuem certificação FSC e são extraídas de floresta com manejo controlado.

Curiosidades

A Florense possui uma revista atemporal, que fala sobre estilo de vida, tendências, moda, decoração, muitas vezes enaltecendo profissionais renomados tais como o arquiteto Renzo Piano, o estilista Giorgio Armani e celebridades como Julia Roberts entre outros.

capa-revista-florense-46

A Florense atende aos padrões internacionais de qualidade e design, haja vista que possui uma loja conceito de 280m² em um dos endereços mais charmosos de Nova Iorque na  5th Ave. A marca também está em países como Nova Zelândia, Australia , Mexico e outros.

No setor de acabamento da fábrica 95% são mulheres, os acabamentos finos são feitos de forma ARTESANAL e é surpreendente ver o trabalho minucioso dessas profissionais ao desenvolverem acabamentos com pintura, tecidos, costuras, preparo das lâminas de madeira natural e acabamentos em geral.

78

Porta de correr revestida com acabamento em couro.

74

Processo de costura da lâmina natural de madeira

 

IMG_0907

Processo de pintura do acabamento high gloss.

Para treinamento e aperfeiçoamento de todos os colaboradores das franquias, a marca criou a UCF – Universidade Corporativa Florense de ensino a distância para que todas as equipes estejam sempre atualizadas ao mesmo tempo.

Destacamos como diferencial a Linha Charm Collection com design retrô, que remete o produto ao estilo clássico  com tecnologia atual.

20012015-163817_Charm_Bistrot_1

Destaque para linha Charm Bistrot com acabamento em microtextura Azul Marinho.

Florense

A Florense está no mercado a mais de 60 anos, imprimindo qualidade, design contemporâneo e inovação em seus produtos. Conferimos isso na fábrica, onde boa parte do processo produtivo é automatizado com maquinário italiano e tecnologia de última geração. Toda a qualidade do mobiliário Florense é refletida nos produtos desenvolvidos para ambientes residenciais, comerciais e corporativos colocando a marca no ranking internacional.

12042013-093219_Moderna

Cozinha moderna com os acabamentos Rovere Argento com microtextura Giallo.

10072014-153405_08022013-154618_11201

Projetos corporativos, linha Workstations.

Podemos destacar ainda como um diferencial a diversidade de materiais de acabamentos. São cerca 220 padrões entre madeiras naturais, microtexturas, laminados e os sofisticados anticato, lacatto e high gloss. Tudo isso faz com que o projeto alcance um alto nível de personalização transformando-o em único.

Novidades

Podemos encontrar a Coleção AWA, uma linha completa de móveis, tais como, mesas, cadeiras e bancos. São peças assinadas e criadas exclusivamente para a marca.

15042014-102504_Macaron_1 - Copy

Puro design!! Banquetas Macaron com acabamento em microtextura.

15042014-102621_tetris_1 - Copy

Mesa lateral Tetris.

79

Outra Novidade e a estante Zig Zag com design irreverente trazendo jovialidade ao ambiente.

Por fim a Florense fecha com exclusividade uma parceria com a Tramontina através da sua linha Design Collection, uma sofisticada coleção de cubas, misturadores e outros acessórios com design arrojado imprimindo inovação e funcionalidade aos projetos. Essa é a Florense, empresa renomada no mercado de móveis. Foi muito interessante conhecer de perto uma marca que já acreditávamos pela qualidade dos produtos e pela atenção no pós venda. A Florense está em Manaus há mais de 15 anos atendendo com muito profissionalismo e trazendo as tendências para valorizar ainda mais os nossos projetos e atendimento as necessidades dos nossos clientes.

florense 2

Curtiram as informações sobre a Florense? Conte-nos!