Quem disse que brincar é melhor forma de aprender tinha toda razão. Por isso vamos falar da decoração para quartos de crianças com ideias lúdicas e funcionais. Selecionamos quatro dicas de decoração inspiradas em brincadeiras e que visam desenvolver o lado criativo e competitivo das crianças. Vem ver!

1. Quarto Montessoriano

Já imaginou o quarto do seu bebê sem um berço? Pois é, parece estranho, mas os adeptos da teoria Montessoriana adotam este procedimento de forma natural. Tudo em função de se criar um ambiente totalmente voltado para o desenvolvimento psíquico motor e sensorial das crianças.

Esta teoria foi criada pela médica e educadora italiana Maria Montessori, no início do século passado, com o objetivo de estimular as atividades motoras e sensoriais, incentivando a liberdade dos pequenos. Os quartos se transformam em um espaço lúdico, onde tudo é planejado para dar liberdade às crianças, começando pela troca do berço por um colchão no chão, onde mais tarde o mesmo pode ser substituído por uma cama baixa.

Segurança e liberdadeé o lema desta teoria: o ideal é que tudo esteja ao alcance deles. Neste caso devemos priorizar estantes baixas e optar por organizadores para brinquedos. Até o armário pode ser baixo, deixando que os pequenos possam escolher o que querem vestir. Vamos conferir algumas ideias e pôr em prática esta teoria tão utilizada na Europa e que já esta ganhando muitos adeptos no Brasil. Temos muito ainda o que falar sobre esta teoria… Vale um post só sobre isso. Vou programar.

2. Balanço na decoração do quarto de criança

Outra forma divertida de decorar o quarto de criança é colocar objetos que fariam sentido em um jardim, como um balanço, por exemplo. Colocado do jeito certo e com os devidos cuidados, vale a pena inseri-lo no quarto. Na hora de escolher qual será o modelo ideal é interessante pensar em qual seria a funcionalidade do balanço para a criança: seria como uma rede para descansar ou como um brinquedo? Se for como um brinquedo, o interessante é pensar em um objeto com formato funcional para ele poder balançar e se divertir. Já se for para descanso o formato deve ser pensado para que a criança se sinta confortável e segura.

3. Camas dentro de casa na árvore no quarto de criança

O quarto do seu filho tem um espaço interessante para fazer decorações mais aprimoradas? Então vamos ver este detalhe que dará um toque final à decoração do quarto dele. Que criança nunca sonhou em ter uma casa na árvore? Para realizar este sonho, que com certeza já foi seu quando criança, que tal colocar uma casa na árvore dentro do quarto do seu filho? Vale a pena até colocar colchão dentro da casinha e transformar em uma cama personalizada, lembrando que a ideia é que seja um esconderijo dele, nada de ser do tamanho para caber os pais dentro, até porque dentro de casa isso não funcionaria.

cada da arvore

Esconderijo no Mezanino, cantinho para brincar. Fonte: Pinterest

4. Decoração de quarto de criança com escalada

Seu filho é mais aventureiro e adora brincadeiras que envolvam ação, corrida e até escaladas? Pensando nisso e na visão competitiva que ele possui nada melhor do que aprimorar ainda mais e decorar o quarto com este estilo. Para isso que tal colocar em uma das paredes do quarto uma espécie de simulação de escalada, que fará com que o seu filho aprimore a capacidade de equilíbrio e perca de vez, caso tenha, o medo de altura. Sem contar que atividades assim fazem com que a criança desenvolva habilidades como, atenção, de maneira mais rápida. Afinal, apenas com muita dedicação ele conseguirá driblar esse desafio da escalada. O que acham?

Nossa,  este assunto me encanta, vou por em prática algumas destas idéias e volto em breve com novidades para vocês.

Comentem com a gente se gostou deste tema, e nos fale sobre o que achou, beijos.