O perfil estético das Instalação Elétrica Aparente  é livre dos conceitos tradicionais da arquitetura de interiores, permitindo flexibilidade e liberdade de criação na hora de pontuar tomadas, interruptores, arandelas, pendentes, balizadores ou qualquer outro ponto elétrico, como caixas de distribuição de energia, de passagem ou outra necessidade que o projeto de iluminação necessite.

A Instalação Elétrica Aparente, no caso as tubulações para a  iluminação combina em qualquer ambiente de uma residência, como sala de estar ou jantar, quarto e cozinha, assim como em ambientes comerciais e corporativos. Lembrando que não é recomendado o uso de tubulação elétrica aparente em locais onde os canos possam se deteriorar, como locais que acumulem muita sujeira, áreas descobertas e casas de praia.

As tubulações para Instalação Elétrica Aparente podem ser pintadas de cores variadas para definir TV, Internet, telefone, ou até mesmo água, gás, esgoto e condicionador de ar, por exemplo, criando assim um estilo próprio para identificar cada tubulação. Nesse caso, pode-se usar canos PVC ao invés dos conduítes metálicos.

Para a instalação elétrica aparente, é necessária a criação de um layout detalhado que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações. Deve haver um planejamento que pense na quantidade de materiais a serem utilizados, lembrando que as instalações elétricas aparentes casam muito bem com paredes brancas, coloridas ou de concreto, além de tijolinhos aparentes, lajes sem forro com vigas aparentes e pisos alternativos, como madeira, piso cimentício, entre outros materiais de revestimentos.

É recomendado a ajuda de um profissional especializado no assunto. Geralmente o material a ser utilizado é conduítes de aço galvanizado. Ficando atento para que a fiação do transporte de dados (telefone e Internet) não fique no mesmo conduíte da fiação elétrica. Paralelo ao da eletricidade, ele deve ganhar um conduíte exclusivo. Isso ainda facilita o acesso da fiação caso ocorra uma manutenção.

homeidea .com.br

Fonte: homeidea

pinterest1

Fonte: pinterest

pinterest

Fonte: pinterest

habitissimo

Fonte: habitissimo

content_eletricaaparente_bimbon_15

Fonte: bimbon

construindoalgumacoisa.blogspot.com 6

Fonte: construindoalgumacoisa

cupdesign .com.br

Fonte: cupdesign

foxlux

Fonte: foxlux

Fonte: casatemperada

coisasdaquerida

Fonte: coisasdaquerida

mw.arq

Fonte: mw.arq

aecweb.com.br

Fonte: aecweb

bimbon.com.br

Fonte: bimbon

bimbon .com.br

Fonte: bimbon

arteluxo.com.br

Fonte: arteluxo

foxlux 1

Fonte: foxlux

alineback.blogspot

Fonte: alineback

robertodecorador - AMBIENTE CORPORATIVO

Fonte: robertodecorador

bimbon.com.br1

Fonte: bimbon




Material Básico para Sistemas de Instalação Elétrica Aparente:

ideiasdefimdesemana-com

Fonte: ideiasdefimdesemana

  1. Eletroduto 3/4 (aço galvanizado ou alumínio) – 10,00 (barra c/ 3 metros)
  2. Unidut ou Luva 3/4 – 2,00
  3. Curva para eletroduto – 6,00
  4. Abraçadeira – 0,50
  5. Condulete – 6,00
  6. Tomada e interruptor – 5,50 cada

Você viu algumas dicas, agora solte sua imaginação para criar ambientes com personalidade e estilo!