Pesquisando um tema para post, percebi que sigo vários perfis no Instagram sobre mesa posta. Fui analisar alguns com calma e descobri mesas lindas, montadas com carinho, e a maioria, com coisas que temos em casa. Claro, que algumas pessoas são apaixonadas por uma bela mesa, e investem em diversos tipos de acessórios para surpreender a cada dia sua montagem.

Sempre fico louca pelas mesas que duas pessoas que adoro montam nos finais de semana, a Ana e a Chris. Elas amam receber a família para o almoço, seja no sábado ou no domingo, e preparam suas mesas com muito carinho e capricho, pensando em cada detalhe que vai compor a arrumação.

mesas-da-cris

Mesas montadas pela Chris. Fonte: Reprodução Instagram.

ana

Detalhes de mesas montadas pela Ana. Fonte: Reprodução Instagram.

ana-2

Mesas montadas pela Ana. Fonte: Reprodução Instagram.

Arrumação

Misturar peças, brincar com o movimento e as alturas dá um charme especial à mesa. O importante é curtir o passo-a-passo da arrumação e saborear a refeição.

Como montar?

A toalha de mesa é um dos primeiros itens a se pensar para sua composição. É preciso ter cuidado com a escolha, pois dependendo dos demais itens, o ideal é que ela seja neutra. No entanto, nem sempre a toalha de mesa é necessária. Apostar em jogos americanos mais elaborados também pode deixar sua composição bem charmosa.

O souplast vem logo após a toalha ou o jogo americano. Além de deixar a composição mais bonita, ele tem função de dar apoio aos pratos quentes, sendo retirado da mesa na hora de servir a sobremesa.

As opções de louça são inúmeras: pode ser temática, colorida, clássica e de uma única cor. Gosto muito de louça branca para os jantares formais. Mas se for um almoço para os amigos, porque não ousar nas peças?

Para organizar os talheres, a faca deve sempre estar no lado direito (com a serrinha virada para “dentro” do prato) e garfo no esquerdo. Os talheres de sobremesa ficam acima do prato.

Escolha as taças de acordo com as bebidas que você vai servir.

Quando o assunto é mesa posta, o porta-guardanapos é um dos principais responsáveis por uma produção alegre, despojada e colorida. Para os guardanapos de tecidos, as opções são inúmeras. É sempre bom harmonizar os com o jogo americano ou toalha. Claro que não é todo dia que dá para usar guardanapo de tecido, então porque não apostar em guardanapos de papel estampados? No dia-a-dia, é possível alegrar a mesa de forma prática e simples.

Deixo aqui para vocês um esqueminha básico de como arrumar sua mesa.mesa-etiqueta

02

Mesa com tons de azul. Fonte: Pinterest.

01

Montagem clássica, com detalhes em dourado. Fonte: Pinterest.

04

Detalhes rústicos. Fonte: Reprodução Instagram.

06

Branco e verde, sempre um clássico! Fonte: Reprodução Instagram.