Minimalismo pode ser considerado muito mais do que um estilo de vida. Certamente você já ouviu falar “o menos é mais”. É uma expressão a qual o minimalismo segue à risca. Seja na vida, em casa, ou até mesmo na forma de se vestir. Hoje parece que se transformou na palavra da moda. Neste caso, o que vale é o “necessário” e o “supérfluo” é dispensável.

 

Significado da palavra

minimalismo

substantivo masculino

  1. 1. princípio de reduzir ao mínimo o emprego de elementos ou recursos.
  2. 2. plástescola de pintura abstrata que vê num quadro um objeto estruturado, composto basicamente de formas geométricas elementares executadas em estilo impessoal, reduzindo ao mínimo seus elementos.

 

O minimalismo na arquitetura

Elegância, sobriedade, organização, escolhas precisas, o minimalismo deixa os enfeites e a decoração de lado, o que permite que o espaço seja a atração principal. O estilo pode ser identificado pela construção clean, cores neutras e uso de materiais que lembram a indústria. A ideia de ambiente frio e desconfortável, onde a estética sacrifica o conforto, é confundida com o real conceito do estilo.

A iluminação é algo bem valorizado nos projetos de interiores minimalistas. Ela tem um papel fundamental onde o mobiliário se alterna com espaços vazios, porém bem iluminados. Móveis e objetos com linhas retas, espaços puros sem detalhes e adereços, cores pouco chamativas.

Um projeto minimalista necessita de habilidade em combinar as formas neutras e únicas, onde o simples torna-se complexo de criar.

Deixo algumas imagens de arquitetura minimalista.

 

a_01 a_02 a_03 i_09 i_08 i_06 i_05 i_04 i_03 i_02 d_01 a_04