Você já ouviu falar em Muxarabis?

De descendência árabe, os Muxarabis são fechamentos com trançados em ripas utilizados em fachadas ou circulações, geralmente em madeira. Sua utilização é propícia em áreas quentes, secas e com muito sol, pois permite a entrada controlada dos raios solares e da ventilação, com isso traz o conforto térmico para a edificação.

FOTOS DAFNE

Muxarabis, estilo e beleza. Fonte: Decorando com Classe.

Essa solução prioriza a utilização da iluminação e ventilação naturais.Na cultura árabe, os Muxarabis também eram usados para dar privacidade, pois inibem a visão de quem está fora e permite quem está dentro possa ver tudo. Por isso a beleza da mulher islâmica era preservada por trás desses fechamentos.

b_730_15f20293-f1e2-445d-9ef4-8d45c777ca21

Detalhe interno da fachada vazada inspirada no muxarabi. Fonte: Pinterest.

Esses elementos arquitetônicos acabaram se difundindo pelo mundo. No Brasil chegou por volta de 1530, trazido pelos colonizadores portugueses de origem árabe.  Eles acabaram introduzindo detalhes da arquitetura moura na arquitetura colonial. Na história do Brasil Colônia, relate-se que as mulheres espiavam pelas treliças de madeiras para não serem vistas. Isso acontecia porque o patriarcalismo era seguido de forma rígida.

muxa

Fonte: Pinterest.

Muxarabis e Cobogós, qual a diferença?

Os cobogós são blocos vazados inspirados no muxarabi, mas com características diferenciadas. São modulares, simétricos e podem ser fabricados em diversos materiais, como concreto, cerâmica e até vidro. Mas todas essas especificações não alteram sua função, que é aproveitar a circulação de ar e a iluminação natural. No momento que vivemos de sustentabilidade, esse conceito se torna essencial.

Casa Cobogó projetado pelo Arquiteto Ney Lima. Fonte Pinterest.

casas-fachadas-cobogó-modernas-decor-salteado-2

Composição do Cobogó inserido em fachada moderna. Fonte: Decorsalteado.

cd75135f27d31b1175faaed2968e02ef

Fonte: Pinterest.

Fechamento por muxarabi cria condições ideais para essa loja de Iluminação projetado pelo Escritório MK27. Fonte: Bamboo.

Já os muxarabis são estruturas mais leves. Geralmente são ripas de madeira treliçadas e seus espaçamentos devem ser calculados de acordo com a intensidade da radiação solar local. A dimensão das peças é variável, pois depende da necessidade de ventilação e iluminação de cada projeto.

casa-revestida-com-muxarabis

Fonte: Pinterest.

Curiosidade

O nome Cobogó nasceu da união das iniciais dos sobrenomes dos seus criadores: Amadeu Oliveira Coimba, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis = Cobogó.

Então vamos ver algumas aplicações desses elementos tão exóticos.

b_730_79c8aa64-6277-4a3a-913a-529bcd6b7a5a

Fachada toda vazada. Fonte: Pinterest.

mk27_casa_branca_fernando_guerra__(17)_copy

Fonte: Pinterest.

mk27_casa_branca_fernando_guerra__(33)_copy

Painéis pivotantes em treliças de madeira compondo o interno com o externo projetado por MK27. Fonte: Pinterest.

Gostaram de saber um pouco mais dos muxarabi?  Compartilhe !