Hoje vamos falar de arquitetura, mas do ponto de vista de quem desenvolve o projeto. Nesse caso vamos pegar o exemplo de uma residência unifamiliar, ainda em obras, localizada no condomínio Ephigênio Sales. O projeto é do amazonense Welton Oliva Albuquerque.
Arquiteto e urbanista graduado pela ULBRA, em 1997, Welton é proprietário do escritório W.O.A. Arquitetura e Urbanismo Ltda, o qual desenvolve projetos de criação e desenvolvimento de projetos de arquitetura, paisagismo de edifícios e condomínios residenciais ou comerciais, serviços e institucionais.
Provavelmente você já foi a alguma edificação projetada por este profissional.
Veja o quanto é interessante a concepção de um projeto e seus desafios!
Com a palavra nosso querido amigo arquiteto Welton Oliva:

Perfil do cliente

O cliente participou no início do processo para determinação do programa de necessidades e área de construção, depois nos deu total liberdade para criação e na relação do tempo para desenvolvimento da concepção do projeto.

Conceitos e soluções

Este lote localiza-se na avenida principal de um condomínio de residências, local de grande fluxo de veículos e que não apresenta vista interessante para o seu entorno. O nosso desejo inicial foi que a casa possuísse as suas próprias vistas, dando continuidade visual interna aos ambientes e que garantisse a privacidade e sossego aos moradores.

A concepção do partido arquitetônico nasceu do desejo de propor uma moradia diferente, não apenas nos aspectos estéticos e sim no seu conteúdo. Desta forma, propomos a distribuição de seus ambientes em dois retângulos paralelos, distribuídos no sentido longitudinal, e separados por um jardim interno e por um espaço com o pé-direito triplo.

Estes espaços centrais foram desenvolvidos como o coração da casa, funcionando como articuladores dos espaços internos, e assim criando novos ambientes, de ligação com a área de lazer externa.

O jardim interno foi localizado na área frontal do terreno e funciona como vestíbulo de entrada, como barreira contra ruídos e insolação, além de ser responsável pelo microclima interno, já que uma parte de sua área é descoberta e permite que as chuvas façam parte da ambiência da casa.

Jardim interno. Projeto WOA Arquitetura.

Jardim interno. Projeto WOA Arquitetura.

O espaço com o pé-direito triplo foi localizado na parte central, onde estão os ambientes sociais e também a passarela que cruza o vazio e interliga a área íntima.
A área de lazer foi locada na parte dos fundos, na lateral limítrofe com a rua, sendo delimitada por uma cerca viva.

Desafio

Acredito que o maior desafio tenha sido o excesso de liberdade e o desejo do cliente em querer uma “moradia diferente”, pois ele não tinha nenhuma ideia pré definida e gostaria de ser surpreendido.

Essa particularidade foi muito diferente dos demais projetos do nosso escritório, pois sempre fazemos com quê os clientes sejam muito participativos no processo de criação, afinal a casa tem que ter a “cara” de suas famílias, atender aos desejos de bem estar deles.

Necessário

Na Arquitetura Residencial o mais importante ou necessário é que o projeto estabeleça um espaço articulador e integrado de convívio familiar (um “core” – coração), onde os moradores, mesmo que em espaços diferentes, consigam interagir (interna ou externamente).

Dados do projeto

O terreno possui uma área de 800,00 m² e a residência tem 929,78 m² de área de construção e foi desenvolvida em três pavimentos, para podermos distribuir melhor todos os ambientes solicitados pelo cliente. Temos ainda áreas de jardins externos. No térreo nós distribuímos os ambientes sociais, de serviços e lazer da família. No primeiro pavimento foram locados os ambientes íntimos, no segundo pavimento foram distribuídos os ambientes voltados para o lazer adulto.

Essa coluna, ainda sem nome, mas aceitamos sugestões, uma das novidades de 2016, onde um convidado apresenta o seu próprio projeto, sempre teremos profissionais diferentes. O que acharam?

Fachada principal da casa. Projeto WOA Arquitetura

Fachada principal da casa. Projeto WOA Arquitetura

Como se trata de um lote de esquina, a fachada lateral também tem vista para a rua. Projeto WOA Arquitetura.

Como se trata de um lote de esquina, a fachada lateral também tem vista para a rua. Projeto WOA Arquitetura.

Vista interna da sala de estar da casa, que ainda está em obras. Projeto WOA Arquitetura

Vista interna da sala de estar da casa, que ainda está em obras. Projeto WOA Arquitetura

Implantação do projeto

Implantação do projeto

Pavimento 01. Projeto WOA Arquitetura

Pavimento 01. Projeto WOA Arquitetura

Pavimento 02. Projeto WOA Arquitetura

Pavimento 02. Projeto WOA Arquitetura

05

Corte Longitudinal do projeto

Corte Longitudinal do projeto