PERFIL DOS ARQUITETOS.

A Bomfim&Albuquerque é formada pelos arquitetos Jackson Bomfim e Werner Albuquerque. Os dois formados na ULBRA em Manaus, juntos desde 2004, atuando em diversos ramos da arquitetura na cidade, desde residências unifamiliares, multifamiliar, comerciais, e até grandes projetos industriais.

PERFIL DO CLIENTE.

Por se tratar de um empreendimento que envolveu uma marca de porte internacional, houveram vários pré-requisitos e várias etapas internas de aprovações, desde o cliente regional (VIA MARCONI) até a rede nacional (FIAT do Brasil LTDA) tivemos a oportunidade de trocar experiências e ter acesso a determinados setores da Marca, mas que no final se tornou um projeto interessante ao Grupo e que atendeu as expectativas do cliente e assim por dizer dos arquitetos.

CONCEITOS 

Uma arquitetura contemporânea, composta por materiais pré-definidos pela FIAT do Brasil, materiais estes que deveriam ser de rápida montagem com nível de acabamento já estipulado segundo normas do cliente. Dessa forma trabalhamos com elementos para valorizar a obra como um todo. O conceito da obra já havia sido definido, porém conseguimos implementar alterações de projeto e materiais no próprio portfólio da FIAT, buscando assim uma obra com aparência mais arrojada e atual de maneira a transmitir através da arquitetura o espírito de modernidade e atualidade repassada pelos produtos do cliente.

A contemporaneidade das linhas presentes na forma, conforme observamos nesta foto noturna.

A contemporaneidade das linhas presentes na forma, conforme observamos nesta foto noturna. Fonte: Bomfim&Albuquerque

O PROJETO

A Concessionária foi implantada de maneira a atender seus clientes tanto com acesso pela Av. Castelo Branco quanto pela Rua Ipixuna, de fácil acesso e estacionamento. O empreendimento foi dividido em usos; serviços pelo auto centro e vendas de veículos, novos seminovos em um ambiente climatizado e diferenciado.

Planta Baixa mostrando os ambientes e fluxos. Fonte: Bonfim& Albuquerque

Planta Baixa mostrando os ambientes e fluxos.
Fonte: Bomfim& Albuquerque

Planta Baixa Mezanino Fonte: Bonfim & Albuquerque

Planta Baixa Mezanino
Fonte: Bomfim & Albuquerque

Nas fachadas, foram utilizados materiais como vidro laminado para a melhor exposição dos veículos, segurança e também conforto interno (utilizando a tecnologia de “spider-glass” pouco utilizada nesse tipo de empreendimento pelo custo, mas aprovado pela diretoria, por transmitir a mesma idéia da marca, inovação e qualidade), além disso utilizamos alumínio composto, pastilhas cerâmicas, aço inox, todos materiais que agregam valor e de fácil manuseio e obtenção, já que umas das exigências do cliente era a velocidade na entrega do projeto.

 Projeto da Fachada Oeste Fonte: Bonfim&Alburqueque

Projeto da Fachada Oeste
Fonte: Bomfim&Albuquerque

Fachada Sul Fonte: Bonfim&Albuquerque

Fachada Sul
Fonte: Bomfim&Albuquerque

Foto mostrando os materiais inovadores utilizados na fachada , mantendo o conceito exigido pela marca. Fonte: Bonfim&Albuquerque

Foto mostrando os materiais inovadores utilizados na fachada , mantendo o conceito exigido pela marca.
Fonte: Bomfim&Albuquerque

Detalhe da fachada com o Spider Glass Fonte: Bonfim & Albuquerque

Detalhe da fachada com o Spider Glass
Fonte: Bomfim & Albuquerque

DESAFIO

Um dos maiores desafios foi a defesa do nosso conceito de fachadas e elementos de composição, algo jamais utilizado antes pelo cliente, pois existiam certas limitações impostas pela marca.  Houve uma apresentação da nossa proposta para uma equipe de arquitetos de Brasília. A aceitação foi tão positiva pela diretoria nacional, que a proposta foi apresentada para a sede na Itália.

Outro grande desafio imposto nesse projeto foi o prazo para a finalização da obra, que durou cerca de 13 meses para ser entregue, trabalho esse realizado por uma de nossas parceiras, a Construtora Espírito Santo, o que para um empreendimento desse porte é bem rápido.

DADOS DO PROJETO.

O empreendimento foi implantado em um terreno de esquina com área de 3.434,32m² e possui uma área construída de 2.412,27m². Composto por um salão de vendas espaçoso, auto centro, venda de peças, venda de semi-novos, dentre vários outros ambientes necessários para o funcionamento de uma obra desse porte.

Obra concluída em pouco tempo e com um design elegante , e contemporâneo. Fonte: Bonfim & Albuquerque

Obra concluída em pouco tempo e com um design elegante  e contemporâneo.
Fonte: Bomfim & Albuquerque

Então vocês gostaram ?  Comentem e compartilhem!

Eu já era fã dessa dupla, agora sou mais ainda! Super parabéns para os dois.