Você provavelmente já ouviu ou pensou na afirmação “Contratar um arquiteto deixa a obra mais cara!”.  A verdade, no entanto, é que a contratação desse profissional deve lhe trazer não só economia como também a satisfação da realização de um sonho.

Além da experiência prática já adquirida no mercado profissional, o arquiteto tem formação para desenvolver projetos de acordo com as necessidades do cliente, definir a melhor plástica para a construção, otimizar espaços e custos. Por isso, é necessário realizar um projeto com um profissional habilitado e qualificado.

É muito importante a empatia entre o arquiteto e o contratante. Se de cara isso não fluir, é melhor pesquisar outros profissionais.

Vantagens de contratar um profissional

· Projeto personalizado atendendo sempre o programa de necessidades do cliente.

· Análise do imóvel existente para seu melhor aproveitamento em projeto.

· Antecipar soluções de problemas/intervenções que possam gerar retrabalho na obra.

· Compatibilização do projeto de arquitetura com os projetos complementares (elétrica, hidro sanitário, estrutural, drenagem, águas pluviais, etc.).

· Especificações de materiais de acabamentos, mobiliários e objetos decorativos de acordo com o planejamento financeiro do cliente.

O que compete aos arquitetos

O arquiteto é capacitado para desenvolvimento de vários projetos além do projeto de arquitetura. São eles: Arquitetura de Interiores, Luminotécnica, Paisagismo, Compatibilização de Projetos, Relatórios Técnicos além de Acompanhamento de Obra e Assessorias Técnicas.

Contrato

Ao contratar um profissional verifique quais serviços o mesmo oferece. Um projeto não necessariamente inclui o serviço de acompanhamento de obra. E muitas pessoas ainda confundem o serviço de acompanhamento de obra com o de administração de obras.

Dúvidas? As informações ajudaram? Conte pra gente nos comentários!