A coluna Portas em Automático deste mês ficou por conta de minhas experiências e impressões de João Pessoa, chamada carinhosamente de JAMPA. Selecionei quatro praias na área urbana da cidade e suas características:

1. A Praia Bessa, conhecida como Caribessa, é uma das melhores em João Pessoa. Diferentemente de praias vizinhas, não tem grande estrutura ou variedade de bares e barracas, sendo poucos os estabelecimentos comerciais juntos da areia;

praia-bessa - muitofacil.biz

Fonte: muitofacil.biz

2. A Praia de Manaíra é uma praia de grande litoral e tranquilidade. Por conta disso, atrai diversos turistas durante a alta temporada por conta do mar tranquilo. É propícia para o banho e pratica de esportes como o kitesurf, além de contar com uma boa infraestrutura, com bares e quiosques;

pt.wikipedia.org - manaira

Fonte: wikipedia.org

3. A Praia de Tambaú é a mais famosa entre as praias de João Pessoa. Possui águas calmas e mornas, com faixa de areia fina e batida. É disputada dia e noite por conta de seus quiosques e áreas para esportes. Em frente ao Hotel Tropical Tambaú fica a Feirinha de Artesanato.

Praia de Tambaú - adventurismo

Fonte: adventurismo.com

4. Por último, mas não menos importante, a Praia de Cabo Branco – localizada no bairro de mesmo nome, ao lado de Tambaú. Ela é grande e sofre algumas mudanças ao longo de sua extensão – na área que fica próxima a Tambaú, tem bastante movimento, com vários quiosques.

Praia-do-Cabo-Branco - seturjp.ew3

Fonte: seturjp.ew3.com.br

OBS: Podem anotar também o nome de outras praias que valem o registro no litoral da Paraíba: Coqueirinho, Tambaba, Carapibus, Lucena e Praia Bela.

COMPRAS
Na hora de comprar a cidade oferece shoppings como o Tambiá Shopping, no centro da cidade, com intervenção arquitetônica de preservação arquitetônica; O Shopping Manaíra – o maior centro comercial da cidade; o Mangabeira Shopping, o mais moderno da capital; e o MAG Shopping, localizado a beira mar, na praia de Manaíra.

magshopping

Mag Shopping / Fonte: magshopping.com

GASTRONOMIA
Em particular quero destacar alguns restaurantes, com o “NAU Frutos do Mar” e o “Mangai”, que pertence ao mesmo grupo. O primeiro possui um projeto arquitetônico representativo e o cardápio a base de frutos do mar. Além deles, há ainda o restaurante “Adega do Alfredo”, com ênfase em pescado e vinhos; o “The W Restaurante”, lugar requintado e diferenciado em sabor aliado a um preço justo. Se houver tempo, vale a visita a “Casa Do Bacalhau” e “Gulliver Mar”, este último com uma deslumbrante vista do litoral. O “Roccia Cozinha Contemporânea”, com sabores internacionais e ampla carta de vinho, também é uma ótima pedida para estar na sua agenda em João Pessoa.

 

 

NAU Frutos do Mar - Fora - kekanto

NAU Frutos do Mar / Fonte: kekanto.com

NAU Frutos do Mar - Dentro - zarpo.com.br

NAU Frutos do Mar / Fonte: zarpo.com.br

Mangai - sandramoura

Mangai / Fonte: sandramoura.com

 

PASSEIOS
Reserve um dia para visitar as igrejas, catedrais e basílicas, em especial o Centro Cultural São Francisco, patrimônio da Arquidiocese da Paraíba, criado em 06 de março de 1990, mantido por termo de convênio que envolve outras cinco instituições: o Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de João Pessoa, Universidade Federal da Paraíba, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e a ordem Franciscana Secular.
Na agenda, a Basílica de Nossa Senhora das Neves, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora dos Rosários e a Igreja Mãe dos Homens. Depois de visitarem algumas dessas igrejas, fica a dica para fazer um lounge na “Tia Nila Doceria e Restaurante”. Lá, não deixe de experimentar o pastel de forno com carne passada no açúcar (uma delícia!). E para acompanhar: uma grande xícara de café com leite.

centro cultural sao francisco - guia.melhoresdestinos . c . b

Centro Cultural São Francisco

IMG_1617

Capela São Francisco

basilica nossa senhora da neves - flickr

Basílica Nossa Senhora das Neves / Fonte: flickr.com

Aproveite para descobrir João Pessoa e conhecer novos sabores!