Encantadora e cheia de charme, São Francisco certamente é a minha cidade preferida nos Estados Unidos. Bonde, casas em estilo vitoriano, ladeiras (muitas ladeiras!), parques, etc. Uma cidade onde o legal é desacelerar e curtir. Vale muito a pena deixar de lado o aluguel do carro e aproveitar o que a cidade tem para oferecer: um sistema de transporte público e turístico exemplar. Você pode andar de ônibus (as paradas indicam a linha e o horário do próximo a passar), dar uma volta no bonde, subir em um “cable car”, alugar uma bicicleta… Opções não faltam!sf-2

casas

Passeios

Golden Gate

Passar pela Golden Gate é um passeio obrigatório. É o ponto turístico mais famoso de São Francisco. Ao atravessar a ponte, tem um ponto excelente para fotos. Além de ótimos clicks da ponte, você consegue uma vista bem bacana da cidade e de Alcatraz.

bike

Atravessar a ponte de bicicleta. Foto: Pinterest

Sausalito

Após atravessar a Golden Gate e passar no ponto de fotos, vale a pensa andar um pouquinho mais até a pequena cidade de Sausalito. Se estiver de carro, é muito pertinho. Aos aventureiros, o passeio de bike de São Francisco até Sausalito é bem procurado. O físico precisa estar em forma, pois a pedalada é longa.

sausalito

Sausalito. Fotos: Pinterest.

Fisherman’s Wharf

O fisherman’s wharf é outro ponto de parada obrigatória. Tire o dia para passear por ali. Atrações nesse bairro não faltam. O lugar ideal para quem gosta de frutos do mar. As opções de comidinhas são inúmeras. Além dos restaurantes e bares super badalados. Desde o delicioso chocolate da Ghirardelli, ao famoso Píer 39, onde você encontra opções a perder de vista.

A Boudin é uma padaria muito procurada, com deliciosos pães e uma das melhores sopas de mariscos da cidade (Clam Chowders). Na vitrine de pães você verá os mais inusitados formatos da iguaria: jacarés, tartarugas, coelhos, etc.

O Píer 39 é certamente um dos primeiros locais a serem visitados por quem chega à cidade pela primeira vez. Fica a beira da baía de São Francisco e reúne uma área de lazer incrível, com diversos restaurantes, lojas, passeios de barco, shows e uma vista incrível da Golden Gate e de Alcatraz. Qualquer hora do dia vale o passeio. Recomendo muito parar no Bubba Gump para almoço ou jantar!

fishermans

Fisherman’s Wharf, suas iguarias e a rua movimentada. Fonte: Arquivo Pessoal/Pinterest/Google

Alcatraz

No meio da baía de São Francisco, fica a ilha de Alcatraz. De um forte militar, passou a ser um presídio de segurança máxima. Hoje, a ilha é um parque e faz parte do Golden Gate National Recreation Area.

O passeio é bem concorrido. É preciso comprar o ticket com antecedência. O tour parte do Píer 33. Você faz uma visita com um audiotour, que te orienta para onde seguir e explica todas as áreas do presidio. A experiência é única. Imaginar como os presos viviam ali é algo surreal.

alcatraz

Alcatraz vista do barco, os ingressos e pavilhão de celas. Fotos: arquivo pessoal.

Cable Car

O famoso “cable car” de São Francisco é um dos passeios mais concorridos. Percorrer as ladeiras, ver as belas casas e a vista do mar a bordo dele é algo que merece ser vivenciado. O ponto de partida fica em frente a Ghirardelli Square.

cable-car

Passeio no “cable car“. Fotos: Arquivo pessoal/Pinterest

Ghirardelli

A loja de chocolates mais famosa da Califórnia. No Ghirardelli Square funcionou a primeira fábrica da Ghiardelli. E hoje, nesse charmoso prédio funciona uma loja com uma cafeteria e sorveteria. Mais uma parada obrigatória!

guirardelli-2

Ghirardelli Square e seus deliciosos chocolates! Fotos: arquivo pessoal.

Lombard Street

Uma rua muito inclinada que ganhou curvas com a intensão de evitar acidentes, e isso fez dela um ponto turístico. Do ponto mais alto, a vista é espetacular!

lombard-street

Vista do topo da Lombard Street. Foto: Pinterest.

AT&T Stadium

O AT&T Park é um estádio de baseball localizado nas margens da baía de São Francisco. Os moradores são fanáticos pelo esporte. Se na época da sua visita estiver tendo jogos, é algo que recomendo. Uma experiência bem americana. Claro, que para quem não conhece as regras do jogo, sugiro que deem uma pesquisada e procurem entender um pouquinho antes de ir.

att

AT&T Park. Casa dos “San Francisco Giants“. Fotos: Pinterest/arquivo pessoal.

Bairros

São Francisco é uma cidade onde qualquer pessoa se sente bem. Convive muito bem com as diferenças e é composta por vários distritos, onde cada um tem características bem distintas. Chinatown é o distrito dos asiáticos, tem muitas lojinhas interessantes para visitar. Mission é o bairro dos latinos, cheio de murais grafitados e moradores extremamente “calorosos”. Castro é onde a comunidade gay se concentra, um local de festa constante. Tem também o reduto italiano na cidade, fica em North Beach. No Union Square você encontra muitas lojas. É o local das compras. Da Apple a Disney Store, sem falar na Macy’s gigante, que fica bem em frente à praça central.

chinatown

Chinatown. Portal de entrada e lojas na rua principal. Fotos: arquivo pessoal.

fotorcreated

North Beach e Castro. Fotos: Pinterest.

union-square

Union Square. Praça central. Fotos: arquivo pessoal

Comidas

Opções de ótimas refeições não faltam. Você pode aproveitar a imensa variedade de restaurantes de frutos do mar, assim como uma boa comida italiana ou chinesa. Fomos a alguns locais muito bacanas que preciso deixar registrado aqui.

Hollywood Cafe

O melhor café da manhã que já comi na vida! Um lugar pequeno, de aparência simples. Aquele ditado de que quem vê cara não vê coração, cabe muito bem aqui. Comida gostosa e extremamente “farta”. É bem difícil não ter fila na porta esperando por uma mesa. Recomendo, recomendo e recomendo!!!

hollywood-cafe

Algumas opções de café da manhã. Muito bem servido!! Fotos: Arquivo pessoal.

Burger Bar

No famoso prédio da Macy’s, em Union Square, além do Cheese Cake Factory, tem também o Burger Bar. Nunca tínhamos ido e fomos, pois ouvimos falar sobre uma famosa sobremesa que esse local oferece: o “hambúrguer doce”. Definitivamente vale a visita! Gente, trata-se de um “hambúrguer” de nutella, onde o pão é feito de “donuts”, recheado ainda com kiwi e morangos fatiados bem fininhos.

burger-bar

Bubba Gump

É um restaurante inspirado no filme de Forest Gump. Frutos do mar são as maiores opções, mas você consegue achar um frango e uma saladinha no cardápio também. Tem uns drinks deliciosos e a decoração do local é toda temática. Recomendo muito a visita. Para quem gosta do filme, quer comer bem e se divertir! E ainda tem uma linda vista para a baía.

bubba-gump-2

Restaurante Bubba Gump. Fotos: arquivo pessoal.

Essas foram algumas das minhas experiências em São Francisco. Já fui sozinha, com amigos, com meu marido… Sempre uma experiência nova. E certamente, voltarei sempre que possível!!