Quando recebi o convite para ser padrinho de um casamento em Trancoso, na Bahia, foi de certa forma uma surpresa: tratava-se de uma grande oportunidade para conhecer este lugar paradisíaco.

A primeira parte da viagem é feita de avião, saindo de Manaus com destino a Porto Seguro. Mas antes, faz-se uma escala de quatro horas em São Paulo. Em Porto Seguro tem início a segunda parte da jornada. São cerca de uma hora e meia de carro até Trancoso. Uma viagem cansativa, mas que certamente vale a pena.

Há pousadas para todos os gostos e bolsos em Trancoso. Charmosas e com decorações peculiares, acolhem os visitantes da melhor maneia possível. Eu me hospedei na Pousada Quarto Crescente. Fui super bem recebido.

O atendimento é impecável, a limpeza idem. Pertence a um casal, ela brasileira e ele alemão. Eles fazem de tudo para que você se sinta a vontade. O café da manhã maravilhoso é outra lembrança que irei guardar do lugar, principalmente a variedade de tapiocas.

Outra dica: é possível alugar casas por temporada em Trancoso. Há ótimas, com infraestrutura excelente para receber sua família e amigos. Caso você prefira não dirigir, há táxis para se locomover até as praias mais próximas ou mesmo até as mais distantes. É só preciso acertar previamente os valores e horários de saída e retorno com os motoristas.

ARQUITETURA.

As casas, restaurantes e lojas existentes no Quadrado – área principal da cidade – preservam características construtivas do local, como alvenaria, telhas de barro e coberturas em palha, com estrutura em madeira, sem forro. Em madeira também são janelas e portas. Revestimentos alternativos nos pisos em cimento queimado é outra característica observada.

É na área do Quadrado que se encontra a famosa Igreja de São João Batista, construída no início do século 18 sobre as ruínas do antigo convento jesuíta. Ela conserva a simplicidade das primeiras igrejas erguidas na região e no Recôncavo Baiano. O destaque arquitetônico é a sineira com acesso externo. São originais o púlpito, a escada de madeira e as pias de água benta em pedra lioz rosa.

Gastronomia.

Para quem gosta de comer bem, Trancoso não deixa a desejar aos grandes centros urbanos. Há várias opções de restaurantes, como “O Cacau” com sua entrada de mini acarajé deliciosa.

Outros imperdíveis são os restaurantes “Jacaré”, “São João Batista”, “El Gordo”, “Capim Santo” e “La Cevicheria”, entre outros endereços charmosos e elegantes, aonde o atendimento é agradável e a comida deliciosa. Os valores dos pratos variam, mas quem quiser simplicidade existe uma banquinha de tapioca e acarajé na entrada do Quadrado que vale muito a pena conhecer.

Não deixe de conhecer também as praias da Bahia Bonita, do Espelho e Nativos. São lindas e possuem ótima infraestrutura, com restaurantes, cadeiras de sol, gazebos, entre outros confortos.

História.

Segundo o capitão-de-mar-e-guerra Max Justo Guedes, do Serviço de Documentação da Marinha, foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal. A atual povoação de Trancoso origina-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado (o chamado Quadrado), com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar.

Atualmente esse espaço é a Praça São João, no Centro Histórico da cidade. A partir da década de 1990, com o incremento do turismo no Estado e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico da região sofreu um crescimento significativo.

 

QUADRADO & IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA.

IMG_0264

Vista das Lojas e Restaurantes na área do Quadrado

IMG_0270

Vista das Lojas e Restaurantes na área do Quadrado

IMG_0266

Rua interna na area do Quadrado

IMG_0275

Vista Noturna das Lojas e Restaurantes na área do Quadrado

IMG_0453

Vista Noturna das Lojas e Restaurantes na área do Quadrado

IMG_0457

Vista Noturna das Lojas e Restaurantes na área do Quadrado

IMG_0311

Igreja de São João Batista na área do Quadrado

IMG_0314

Vista interna da Igreja São João Batista

IMG_0316

Vista interna da Igreja São João Batista

IMG_0318

Vista interna da Igreja São João Batista

IMG_0354

Fachada Principal da Igreja São João Batista

 

POUSADA.

IMG_0322

Bangolô – Pousada Quarto Crescente

IMG_0228

Bangolô – Pousada Quarto Crescente

Suite – Pousada Quarto Crescente

IMG_0324

Detalhe de Prateleira – Suite

IMG_0231

Cabide para toalhas – Banheiro

PRAIAS.

 

IMG_0303

Praia do Espelho

IMG_0295

Praia do Espelho

IMG_0302

Praia do Espelho

IMG_0329

Praia do Espelho

IMG_0433

Praia de Bahia Bonita

IMG_0245

Praia de Bahia Bonita

IMG_0439

Praia de Bahia Bonita

IMG_0465

Praia dos Nativos

IMG_0466

Praia dos Nativos