Hoje vamos dar dicas de como usar as prateleiras iluminadas e como elas funcionam.

Com o advento do LED, surgiram as fitas de LED, que facilitaram a utilização de iluminação em móveis, nichos, prateleiras, balcões e até rodapés. Antes, a única opção era a mangueira luminosa, mas o fluxo luminoso era baixo e queimava constantemente.

As vantagens do uso da fita de LED são inúmeras, dependendo do efeito ou da iluminação desejada o fluxo luminoso varia de 250lm/m a 785lm/m, a cor da luz também pode ser em RGB e acionada por controle remoto. Além disso, seu formato é achatado e com largura de 12mm, com a fixação sendo feita por meio de adesivo 3M. Há ainda a facilidade de adaptação no tamanho, pois em algumas marcas e modelos elas podem ser cortadas de 5 em 5cm.

As prateleiras iluminadas podem ser utilizadas em quase todos os ambientes. Além de dar um charme ao local com uma luz suave e agradável, em alguns casos complementam a iluminação como na área da bancada da cozinha ou na bancada do escritório, por exemplo.

Vejam alguns soluções de ambientes com prateleiras iluminadas:

casa de valentina

Sala de estar com uma estante com prateleiras iluminadas. Fonte:Casa da Valentina.

HOME THEATER TV ROOM casa cor rj 2012 Estúdio da Estilista Gabriela Eloy e Carolina Travaglini

A iluminação das prateleiras realçam a textura do revestimento desse Home Theater do Estúdio da Estilista -Casa Cor RJ 2012. Fonte:Pinterest.

debora aguiar

Destaque para esse cantinho de leitura projetado por Debora Aguiar. Fonte: Pinterest.

escritorio casa da valentina

Prateleira iluminada funcionando como complemento para iluminação da bancada. Fonte:Casa da Valentina.

ef043591dc7510d741575bf97664846c

Iluminação LED cozinha arquitrecos via casa abril

Cozinha clean e super iluminada através das prateleiras. Fonte: Casa Abril.

Como funciona?

Para iluminar uma prateleira é necessário de uma fonte, fita de LED e o ponto elétrico.

Fita_LED_RGB_Rolo_5_m

Kit Fita de LED RGB e controle.

Quando a fita for de 12v, utilizamos a fonte para poder converter a voltagem para 110v ou 220v. O tamanho é como se fosse a fonte do notebook e a amperagem usual varia de 1A a 5A, dependendo de sua extensão. Ainda existe a fita plug&play, que pode ser ligada direto na rede elétrica, dispensando a utilização de fonte.

A fonte precisa estar ligada ao ponto elétrico e a partir dai o fio alimentará a fita de LED que está na prateleira a ser iluminada. O ideal é que a fonte fique escondida dentro de um armário ou até mesmo atrás de itens de decoração, como livros, sempre em local de fácil acesso para eventual troca.

Quanto a sua instalação, uma das opções é fazer um rasgo e embutir um perfil metálico dentro da prateleira, para depois fazer a fixação da fita na lateral do perfil, este dando acabamento na parte interna da prateleira. Veja o esquema abaixo:

69d2138cc49608c2676349a6bb89d4c5

Detalhe da fita de LED. Fonte: Pinterest.

Outra opção de colocação da fita é a frontal podendo fazer um encaixe diferenciado para esconder a a fita. Fonte: Pinterest.

E aí, esclarecemos suas dúvidas? Compartilhe conosco. Bjos!!