Existem imagens que despertam desejos. Uma poça de água para uma criança de bota, um quadro torto em uma sala impecável. Uma cama confortável com lençóis limpos perfumados quando o sono vence. E é com essa última imagem que eu quero despertar  seu sonho de quarto.

foto 01

Um convite ao descanso

No quarto, deve-se respirar um ambiente ordenado e sossegado que nos leve ao prazer e ao descanso. E para isso, planejar é a palavra chave, tanto a iluminação quanto a distribuição dos móveis, passando pelos elementos decorativos, os materiais e as cores utilizadas, tudo é importante para criar uma atmosfera de serenidade e aconchego, assim como para imprimir um estilo.

É preciso medir o espaço, determinar o melhor local para cada necessidade; cama, criado mudo, guarda roupa, área de leitura ou estudo, enfim, é preciso escolher um estilo. A partir daí, parte-se os elementos de composição (papel de parede, quadros, objetos decorativos, tapetes etc.)

foto 02

foto 06

A Iluminação

A peça chave para se criar várias atmosferas. De um ambiente tranquilo a um quarto romântico e convidativo ao amor, ou mesmo onde se possa estudar e descansar. Desta forma, é muito importante saber qual a função deste quarto e a necessidades de cada espaço, planejando as áreas que serão iluminadas com maior ou menor intensidade, o tipo de luminária utilizada e também seu material.

foto 04  foto 05

Os Móveis

Quando se fala em estilo e necessidade pensamos logo neles. Os móveis podem ser românticos modernos, terem um ar divertido ou até mesmo temático. É o elemento que dará personalidade ao quarto, fazendo com que o quarto crie uma identidade única e própria, refletindo a necessidade e o gosto de cada um. Podem ser modulados, de marcenaria ou prontos. Nada impede que uma composição reúna todos esses pontos também.

foto 07 foto 03

Os elementos decorativos

Junto com os móveis, são os elementos decorativos que darão personalidade, beleza, harmonia e irão compor com estilo o tema escolhido. Desta forma, essas escolhas como papel de parede, quadros, objetos, roupa de cama e cortina, por exemplo, dependem do projeto e estilo de cada um. Esses elementos dão ao quarto a impressão final e acabamento ao que se foi imaginado.
Os quartos ainda podem ter usos específicos dependendo do perfil de cada um na hora de usá-lo. Assim podemos ter desde um canto de leitura com uma estante e uma bela poltrona para esse fim, até uma área para trabalho ou estudo com uma bancada e uma ótima cadeira. Não se pode esquecer dos pequenos detalhes como o afastamento entre a cama e os criados mudo, a circulação interna do quarto e o espaço para abrir e fecha portas e gavetas .

foto 08

foto 09

Enfim, para que seu desejo se torne realidade, planeje seu quarto de forma que ele reflita seu estilo e suas necessidades.
Gostou? Deixe aqui seus comentários e me fale sobre qual é seu sonho de quarto!

 

foto final2

foto final 3

foto final