Olá pessoal, hoje quero falar sobre um detalhe de acabamento que faz uma grande diferença na decoração e no ambiente quando bem planejado: o rodapé.

Para muitos este item não tem importância, mas para mim é fundamental.

Geralmente o rodapé é um dos últimos itens a serem escolhidos, salvo quando estes fazem parte de uma composição com o os alisares das portas e devem ser planejados com mais antecedência.

IMG_4361

Rodapés, Altos e Branco em MDF laqueado, impõe charme e beleza a esta Sala de estar. Fonte: Pinterest

É o rodapé que pode dar um efeito bonito e sofisticado ao ambiente.

A tendência tem sido utilizar rodapés cada vez mais altos, principalmente quando a parede possui uma boa pintura e um papel de parede que deva ser destacado. Estes elementos, aliados a um rodapé, evidenciam e destacam o ambiente, reforçando a beleza do piso das paredes. Aposte neles!

MAS QUAL ESCOLHER? E O MELHOR TAMANHO?

Não existe uma regra certa para esta escolha, mas é importante bom senso e bom gosto. Tudo vai depender do tipo de piso, da altura do pé direito do ambiente, mas já adianto que rodapés mais altos – e de preferência brancos – são mais elegantes. Principalmente se eles vierem com frisos negativos e um bom acabamento.

IMG_4360

O uso de balizadores nos Rodapés nesta circulação, fizeram a diferença. Amei. Fonte: Pinterest

Costumo utilizar nos meus projetos rodapés de 15 a 20 cm de altura, principalmente para salas, homes, quartos e circulação. Já os rodapés mais altos ficam melhor em lavabos e banheiros.

IMG_4363

Olha a imponência deste lavabo com este rodapé alto. Lindo Fonte: Pinterest

boisserie

Charme e delicadeza neste rodapé alto, com detalhes de Boisserie, para quarto de meninas. Fonte : Pinterest

Considero a relação existente entre o pé direito e o tamanho do ambiente extremamente importante para evitar desproporcionalidade. Então não esqueça: rodapés altos são mais indicados para ambientes com pé direito alto.

rodape6_bx

Hall de Entrada – Casa Cor SC 2012. Arquiteta: Antonia Adami. Foto: Rô Reitz

ASPECTOS A SEREM CONSIDERADOS

Os rodapés deixaram de ter a função meramente de proteção do acabamento das paredes e passaram a ter uma função específica: servem para esconder os fios de instalação de TVs e antenas, quando estes não estão embutidos .

rodape-poliestireno-branco-15-cm-frisado-estilo-santa-luzia-940001-MLB20254553009_032015-F

Rodapé de Poliestireno Branco, de 15 cm frisado, estilo Santa Luzia. Fonte: Pinterest

Muitos modelos possuem rasgos na parte posterior para o encaixe destes fios, solucionando com isso problemas estéticos de forma prática e definitiva.

 

QUANTO AOS TIPOS

Podemos encontrar de vários tamanhos e diferentes materiais de acabamento, mas para não errar, escolha aquele que melhor se adeque ao seu orçamento e ao seu gosto, levando em consideração praticidade e durabilidade.

Rodapé de MDF: Podem ser encontrados crus ou pintados, geralmente quando encontramos prontos, eles vêm juntos com o piso laminado. Neste caso, prefiro optar em fazê-los na marcenaria, pois posso planejar seu desenho, tamanho e acabamento. O tipo de pintura ideal para este material é a Laca, podendo ser fosca ou brilhosa.

Rodapé de Poliestireno: Muito utilizado hoje em dia pela sua praticidade de instalação e facilidade de limpeza, são geralmente encontradas já na cor branca e em várias alturas.

Rodapé de Porcelanato: Ótima opção para compor com o piso do mesmo material, pode ser cortado na marmoraria e na altura desejada e receber um acabamento polido que o deixará  esteticamente agradável, de fácil limpeza, e boa durabilidade. É uma excelente opção.

Rodapé de Mármore ou Granito: Excelente material de alta durabilidade combina muito bem com pisos de porcelanato, impondo elegância e glamour.

Rodapé de Madeira maciça: Geralmente é um dos mais usados, principalmente por construtoras, e na maioria das vezes com altura máxima de 7 cm, mas podem ser fabricados com altura maiores, pois não empenam, não trincam, e se bem instalados possuem uma vida útil grande. Mas é importante fazer um tratamento anti cupim, pois ficam vulneráveis diante desta praga.

foto4

Rodapés baixo para sala de estar, compondo com os alisares e rodapé alto para lavabo. Fonte: Pinterest

Living-26-2xmi6ufwjt0zh6zxarvi0w

Fonte: Pinterest

alt4-Boiserie-6

Fonte: Pinterest

rodape5

Fonte: Pinterest

Era o que eu tinha para hoje

Pense com um pouco mais de carinho quando for escolher seu rodapé! Ele realmente faz a diferença na sua decoração.

 Até a próxima! Bjs