E o fim do ano chegou! Momento de renovar a esperança para um novo ano que se inicia. Refletir sobre as nossas ações e traçar metas para os próximos 365 dias de 2016. Porque apesar de todas as dificuldades enfrentadas no nosso dia a dia, é preciso manter a perseverança.

Nesse período, em que aproveitamos para estar perto de quem a gente gosta, nada melhor do que poder brindar à vida. Por isso aproveito este meu post para compartilhar com vocês algumas dicas de bebidas que farão bonito na sua confraternização. Aproveito para agradecer as visitas de vocês e desejar um Feliz Natal e  Ano Novo maravilhoso!

Qual é a diferença entre o vinho espumante e champagne ?

Para começar é preciso fazer essa diferença. Dica número 1: tudo o que brilha não é champagne. As pessoas usam muito esse termo de forma incorreta. Champagne se refere apenas ao vinho espumante produzido na região de Champagne, na França. Nos demais casos são apenas vinhos espumantes.

Brut, extra dry, semi seco e espumante. O que eles significam?

Brut: é um vinho fresco, limpo, muito seco, quase sem nenhum açúcar. Melhor com canapés, aperitivos, ou peixe, mariscos e pratos de frango (vinho espumante e lagosta são excelentes juntos)
Extra Dry: apesar do nome, não é tão seco como o brut. Possui um toque de doçura. São ótimos para acompanhar a sobremesa.
Semi seco: é frutado, um vinho doce. É uma alternativa um pouco mais seca para espumante. Casam perfeitamente com pratos salgados.
Espumante: é um diamante muito frutado que pode ser cinco vezes mais doce do que um brut.

Temperatura ideal para servir o vinho espumante?

Os vinhos espumantes são melhores servidos gelados. O frasco atinge a temperatura adequada após 30 minutos em um balde de gelo e água, ou de três a cinco horas no freezer. Frascos abertos devem ser devolvidos para o balde de gelo.

Vinho espumante deve ser envelhecido?

Vinhos espumantes estão prontos para beber quando você comprá-los. Se você comprar em grande quantidade, as garrafas devem ser armazenados em um ambiente mal iluminado, fresco (ideal manter a temperatura de cerca de 59 ° F), como um armário raramente usado ou o porão.

Caso sobre bebida na garrafa?

Caso haja sobra de vinho, o ideal é usar uma tampa que retire o ar da garrafa e colocá-lo na geladeira. Recomenda-se consumir a bebida em até dois dias depois de aberta a garrafa.

Momentos de prazer, Inaugurar o vinho na hora do jantar

Há uma primeira vez para tudo. Nesse caso, um dos maiores prazeres para quem aprecia um bom vinho, é poder inaugurar a garrafa. Quando o garçom abre a garrafa e lhe serve o primeiro gole da bebida, é você o responsável por abrir os trabalhos para os demais membros da mesa. Um ritual maravilhoso. Nesse caso, a única regra é beber o que você gosta. Eventualmente, você vai desenvolver a sua própria lista de vinhos.

Veja algumas dicas minhas para fazer bonito na hora de brindar:

Cordon Negro Extra Dry

Cordon Negro Extra Seco

Fonte: Vinicula Freixenet

Notas de prova:
Este vinho espumante é para aqueles que gostam de “não muito seco”. Na boca é frutado de terra com essência de pêssego, melão e sabores cítricos cristalizados, culminando com um final longo, saboroso e suave. É excelente por si só e também combina bem com a culinária picante.
Sorteios de alimentos:
Este vinho é um excelente limpador do paladar e combina bem com comida picante, pizza ou espaguete.

*

Cordon Negro Rosé

Cordon Negro Rosé

Fonte: Vinicula Freixenet

Freixenet Cordon Negro Rosé é um vinho espumante macio, com uma cor atraente e um final longo delicioso.
Notas de prova:
Brilhante, frutado, envolve os sentidos com framboesa e frutas frescas. Um verdadeiro cocktail de aromas. O paladar tostado mistura geleia de morango e groselha para entregar uma sensação agradável, em um doce terminar.
Sorteios de alimentos:
Este vinho combina perfeitamente com aperitivos ou um frango grelhado, peru assado ou lombo de porco. Ou seja, perfeito para as festas de final de ano.

*

Carta Nevada Semi Dry

base_19 Freixenet Carta Nevada Semi Dry

Fonte: Vinicula Freixenet

Carta Nevada Semi Dry é a “ponte” da Freixenet entre vinhos espumantes secos e doces. É ideal como aperitivo ou como um vinho de sobremesa.
Notas de prova:
De paladar saboroso, tem um sabor de creme. Uma boa dose de acidez mantém o vinho equilibrado.
Sorteios de alimentos:
Este vinho casa bem com alimentos picantes, brunchs ou como um vinho de sobremesa.

*

Reserva Heredad

Reserva Heredad

Fonte: Vinicula Freixenet

Freixenet Segura Viudas Reserva Heredad é um vinho branco espumante proveniente das melhores colheitas de uvas Macabeo e Parellada.
Notas de prova:
Os aromas de abertura são de envelhecimento sobre as borras, levemente esfumaçado com toques de biscoito ou pão, seguidos por notas de mel, frutas e pétalas de flores. O paladar é excelente. Frutado e cheio de sabor, com frutas secas entregando um delicioso senso de abundância.
Sorteios de alimentos:
Esta Cava define elegante refresco, mesmo na apresentação. É um companheiro perfeito para massas cremosas e casa perfeitamente com pratos de carne, tais como carne de porco e frango.

*

Cor de Mia Red 2012

Mia Red 2012

Fonte: Vinicula Freixenet

Notas de prova:
Ao olfato, ele oferece aromas intensos de ameixas e violetas sobre um toque de casca de laranja. No paladar, é ricamente frutado, com notas de ameixa, bagas vermelhas, tabaco suave e um toque de especiarias.
Sorteios de alimentos:
O Mia Red é perfeito para beber com carne branca e de cordeiro, bem como massas e legumes. É melhor ingerir ligeiramente fresco.

*

Tempranillo 2012

Tempranillo 2012

Fonte: Vinicula Tapena

Notas de prova:
Este clássico Tempranillo possui suculentos aromas de frutas vermelhas com um toque de chocolate. Na boca, sabores de frutas maduras com um acabamento macio e sedoso e grande comprimento.
Sorteios de alimentos:
Combina com assado ou carnes vermelhas grelhadas, além de uma infinidade de tapas, prato típico da Espanha.

*

Sangre de Toro

200_torres_producto_sangredetoro_large_0

Fonte: Vinicula Torres

Notas de prova:
Aroma expressivo e intenso de frutas vermelhas. O paladar é aveludado e persistente, com taninos redondos em um fundo de frutas cristalizadas.
Sorteios de alimentos:
Perfeito com ensopados e paellas de carne. Dica: sirva a 18 ° C.

Não podia encerrar este post sem falar de algumas quase unanimidades na adega de qualquer festa: o Chandon Réserve Brut e Absolut Vodka.

*

Chandon Réserve Brut

0000694_espumante-chandon-reserve-brut-750ml

Fonte: Chandon

Resultado da harmonização das melhores uvas Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, o Chandon Réserve Brut revela uma grande sutileza aromática lembrando frutas cítricas, maçã verde e frutas secas em um paladar perfeitamente equilibrado.
O paladar começa por um ataque franco de uma acidez equilibrada, continua com uma nítida sensação de redondeza e frescor; e finaliza com notas de frutas secas e cítricas com uma persistência média.
É apropriado como aperitivo e para acompanhar todas as refeições. Ganha destaque com peixes grelhados, frutos do mar, saladas de verão e tem uma harmonização toda especial com sushis e sashimis.

*

Absolut Vodka

5432285_1GG

fonte: Absolut

“A Absolut não contém açúcar. Mesmo assim, essa pureza tem um sabor característico: encorpada, tem a suavidade e leveza da presença marcante dos grãos, com nuances de frutas secas.”

Gostou das dicas? Aproveite e anote também esses outros nomes:
– Viapiana Expressões Sauvignon Blanc
– Viapiana Espumante Brut Rosé Champenoise 387 dias
– Salton Poética Rose
– Villa Massa Limoncello (aperetivo)
– Belvedere Vodka