Você deve estar se perguntando, o que é UPCYCLING? Podemos dizer que é a arte da reutilização, o processo de aproveitar algo que a princípio seria descartado e transformá-lo em algo diferente, com valor agregado, sem necessariamente submetê-lo a processos de transformações químicas ou físicas, proveniente da reciclagem.

reciclagem-lixo-em-coisas-novas-3

Balanço reutilizando lona estrutural de Cama Elástica. Fonte: Pinterest

Pode até parecer estranho, mas esta prática tem se tornado uma tendência mundial e vem adquirindo prestígio na moda, na arquitetura e no design. O crescimento da utilização do processo de upcycling é consequência da sua atual aceitação comercial e do baixo custo de materiais reutilizados.

DECORACAO

Escultura de parede reaproveitando lata de leite e luminarias de garrafa de cristal. Fonte: Pinterest

De acordo com McDonough e Braungart (2002), o objetivo do upcycling é evitar desperdício de materiais potencialmente úteis, fazendo uso dos já existentes. Isso reduz o consumo de novas matérias-primas durante a criação de novos produtos, tornando a prática ainda mais eficiente do ponto de vista ecológico do que a própria reciclagem.

Observamos que a novidade está no nome UPCYCLING, mas o significado da sua prática existe deste a pré-história, onde uma pedra, ressignificada, poderia se tornar uma ferramenta de corte.

pallet-house

Edificaçãoo construída com palets, denominada pallet-house. Fonte: Pinterest

Upcycling na Moda

O conceito está em alta na Europa, a universidade London College of Fashion recebe há cerda de três anos um apoio governamental pelo desenvolvimento de pesquisas sobre o uso do upcycling, como uma das alternativas de desenvolvimento para o mundo da moda.

VESTIDO DE MM

Vestido de embalagens descartadas de M&M’s, desenvolvido pela fashion designer Christina Liedtke e lançado pela Terracycle, empresa de Upcycling com sede nos EUA e unidades no Canadá, México, Brasil, Suécia, Inglaterra, País de Gales, Escócia, Irlanda do Norte, Turquia e Israel

Esta tendência ainda é pouco comentada aqui no Brasil, mas em 2009 a grife Cavalera lançou uma coleção de bolsas e carteiras femininas com um design irreverente e sofisticado utilizando apenas sacos de cimento usados. O autor da coleção foi o designer Rogério Lima. A ideia surgiu a partir da reforma do seu showroom “A Fábrica”.

Ele viu potencial nos sacos de cimentos que se acumulavam em frente a sua obra de reforma, quando percebeu que mesmo eles sofrendo ações de diversas intempéries, permaneciam intactos. Foi aí que sua equipe de estilo resolveu usá-¬los como matéria-prima para desenvolvimento de novos produtos.

upcycling-zupi7

Bolsas utilizando sacos de cimento, lançadas pela grife Cavalera, assinadas pelo designer Rogério Lima. Fonte: Pinterest

De acordo com Thaís Tulha (2014), criadora do estúdio Lagartta, dedicado, entre outras coisas, a criações de upcycling, “Reutilizar e reciclar são conceitos diferentes e ainda muito confundidos”. Upcycling, termo não muito difundido por aqui, é uma vertente da reutilização e preserva as características originais do material. Segundo Buckminster Fuller,  “lixo é a coisa certa no lugar errado”. Vamos ver o exemplo a seguir para entendermos melhor esta afirmação.upcycling-zupi4

A loja From Somewhere, localizada na badalada Portobello Road, traz do lixo de maiôs velhos a suéteres que foram jogados fora, para o mercado do luxo com o Upcycling. Nesta foto, estamos vendo uma das peças da coleção que foi desenvolvida pela marca Speedo.

Upcycling na Decoração

Já na decoração, o Upcycling é responsável pela inovação e diferenciação dos produtos. Deste modo, empresários, como Jimmie Martin, reaproveitam móveis velhos e peças antigas de decoração, algumas até mesmo com séculos de idade descartadas por seus antigos donos, e as transformam em peças modernas.

upcycling-zupi5

Mobiliário estilizado. Fonte: Pinterest

Na Alemanha, o Upcycling também é forte, principalmente em Berlim que, além de abrigar a grife Schmidttakahashi, também possui a The Upcycling Moda e Design, que seguem fielmente o conceito.  Com estas referências vamos torcer para que esta moda pegue também no Brasil. Para finalizar…

amplesample00

Poltrona de restos de cano PVC. Fonte: Pinterest

Vamos nos inspirar…

Screen shot 2012-10-09 at 10.47.46 PM

Upcycling-EMGN15cadeira

Cadeira Cabide . Fonte: Pinterest

d46bc0d5f1c07112c8f55c392e6ea703

Olha esta estante!!!!, reaproveitando a estrutura de uma porta. Amei . Fonte: Pinterest

Upcycling1diy-vacation-home-5-upcycling-crafts-01

reciclagem-lixo-em-coisas-novas-13creative-upcycling-ideas-cutlery-ideas-wall-decorationcreative-upcycling-ideas-cutlery-upcycling-fruit-bowlreciclagem-lixo-em-coisas-novas-23reciclagem-lixo-em-coisas-novas-17reciclagem-lixo-em-coisas-novas-724a63e4afe2bc2bdb92c54d2396fad25

E você? O que achou deste conceito? Tenho certeza que em algum momento da sua vida você já fez UPCYCLING. Explore as possibilidades de transformar o mundo e compartilhe seus resultados com a gente, vamos adorar divulgar.

Boa sorte e até o próximo post.