Decorar a casa pode ser um processo apaixonante, principalmente se você utilizar todas as ferramentas disponíveis para compor um ambiente agradável e aconchegante. O uso de almofadas na decoração, por exemplo, vai muito além da escolha de simples acessórios: elas podem transformar sua sala, quarto, escritório varandas e até jardins.

As almofadas têm papel de destaque na decoração e, ao contrário do que se pode imaginar, elas não são coadjuvantes no ambiente. Para isso, no entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes e olhar para as almofadas como peças-chave, capazes de realçar o seu estilo de vida.

Elas podem tornar a decoração harmoniosa ou desempenhar papel importante na definição de uma ambientação. O tecido, a estampa, o acabamento, a disposição e até mesmo o seu enchimento precisam ser escolhidos criteriosamente para que atendam às expectativas.

Orlean_SpiritSoulRhythm (2)
Almofadas e os Estilos

A mistura de estampas é uma tendência. Cada almofada pode, sim, ter uma padronagem diferente da outra. Na hora de compor o mix, para não sobrecarregar o ambiente, a alternativa é escolher uma cor predominante para estar presente em todos os objetos estampados. Mas, quando se trata de almofadas, o mix de estampas não é a única alternativa.

Diferentes tecidos e texturas.

Numa decoração moderna, escolha sempre um número impar de almofadas, ou seja, 3 ou 5 almofadas juntas ficam visualmente mais apelativas do que 4 ou 6. As almofadas grandes ficam mais bonitas do que um grupo de almofadas pequenas. Os formatos devem recair sobre o típico quadrado e o cada vez mais popular retângulo; privilegie tecidos como o algodão e o linho, perfeitos para exibir cores fortes e padrões geométricos.

moderno 01

Para uma decoração clássica, que requer certa simetria e formalidade, um número de almofadas par é ideal e o tamanho deve ser adequado à peça que adornam. Os padrões clássicos incluem os florais, adamascados, cornucópias, axadrezados, listados, entre outros. Você pode brincar com a combinação de cores e texturas, como o veludo e a seda, além de misturar as formas, utilizando almofadas quadradas e redondas.

classico

Para um estilo mais eclético, o qual é definido por sua diversidade e excentricidade em que aparentemente, nada combina, as almofadas podem ser todas diferentes em termos de padrões ou texturas, optando sempre por uma cor que funcione como elo entre elas.

Orlean_SpiritSoulRhythm (5)

Almofadas e as Cores

Evite combinar as cores das almofadas com a cor do objeto que adornam (cama, sofá, poltrona), ou seja, prefira escolher tons complementares e que estejam presentes na paleta de cores do ambiente.

Em espaços que foram decorados com uma paleta de cores neutra e/ou monocromática, você pode optar por diferentes padrões de tecidos e texturas. No quarto, adicione à cama uma série de almofadas complementares em termos de cores, mas diferentes em termos de tamanhos. São capazes de dar conforto e aconchego instantâneo!

Quarto com cores neutras. Mistura de tecidos e acabamentos.

Não reserve as almofadas exclusivamente aos sofás ou às camas. Modelos de grandes dimensões são ideais para colocar no chão, no quarto das crianças ou em um espaço reservado à leitura no escritório.

Foto Almofadas_02
Seja criativo e utilize almofadas para decorar locais inesperados: colocadas sobre um banco no banheiro, empilhadas no chão num recanto do corredor ou nas cadeiras da cozinha. Todo lugar pode ser um lugar para ter belas almofadas!

Foto Almofadas_01

Onde encontrar?

Você pode encontrar almofadas na loja Studio Casa, localizada na Rua Pará, 250 – Vieiralves. A loja trabalha com tecidos Orlean e dispõe de uma infinidade de opções para que você possa compor suas almofadas.

Passa lá para conhecer e conte-nos aqui o que achou!

Vitrine da Loja Studio Casa, em Manaus. Coleções de almofadas Orlean.

Vitrine da Loja Studio Casa, em Manaus. Coleções de almofadas Orlean. Foto: Studio Lumi.

MK3_1274

Loja Studio Casa. Foto: Studio Lumi.