Pode parecer exagero, mas acredito que 10 em cada 10 mulheres sonham com um closet para chamar de seu. Esse ambiente surgiu no século XVII como um quarto privado onde se podia, inclusive, ler, relaxar, tirar uma soneca… O desejo de várias mulheres (e cada vez mais homens) é ter um espaço para organizar tudo que possuem.
A palavra closet significa “local fechado”. Já foi um ambiente restrito às pessoas de alto poder aquisitivo, mas hoje faz cada vez mais parte da vida das pessoas de classe média. Contudo, ainda não perdeu todo o status que o envolve.
Um closet bem planejado valoriza o seu imóvel, otimiza espaços, organiza a bagunça, deve possuir boa iluminação, imprime a personalidade do dono e ainda pode ter diferentes estilos.

Para ter um closet saiba que o ideal é ter no mínimo 3 metros quadrados e uma circulação mínima de 80 cm. Se for menor que isso o espaço não ficará agradável como você sempre idealizou.
Selecionamos dicas indispensáveis para o que consideramos um bom closet. E lembre-se: não deixe de contratar um arquiteto para fazer o seu projeto.
Otimizar espaços – É nessa hora que o projeto para um closet personalizado conta e muito! Um closet organizado com espaço para cada item pode, inclusive, ajudar você na organização e otimização da sua rotina.
Personalização – Um dos maiores benefícios do closet é poder aproveitar cada espaço do cômodo de forma a deixá-lo mais organizado, eficiente e agradável possível. Não hesite em medir suas peças de roupas e acessórios para que tudo seja feito sob medida.


Iluminação – Indispensável nesse ambiente é uma boa iluminação. Podemos mesclar luz quente e fria com lâmpadas de alto índice de reprodução de cor. Você também pode apostar em um bom lustre de destaque.

Aberto ou fechado – fica a critério do usuário fazer um closet com portas ou sem portas onde tudo fica à vista. Como o ambiente em si já é um espaço fechado, as portas podem ser dispensadas. Mas há quem se incomode com tudo aparente, principalmente quando não consegue manter sempre arrumado. Há também como mesclar as duas opções – uma boa alternativa em muitas situações.



Espelho – Não pode faltar! Para conferir seu visual o ideal é que seja comprido para olhar o corpo inteiro. Caso não tenha parede livre, uma boa solução é fazer pelo menos uma porta do armário com espelho.

Banqueta ou puff – Mesmo que seja pequeno, esse item de apoio vai facilitar sua vida na hora de calçar os sapatos.

Prateleiras – Para aproveitar todos os espaços, inclua diversas prateleiras no projeto, principalmente se tiver um pé direito alto. Você pode guardar peças mais volumosas nas prateleiras mais altas, como casacos, bolsas e colchas. Para acessá-las pode usar uma escadinha.

Cores – Armários brancos ou claros deixam o ambiente mais clean, leve e com aparência de limpo. Para o uso de materiais mais escuros, deve-se ter um cuidado maior com o projeto luminotécnico para não tornar o ambiente mal iluminado e com difícil visualização das peças.

Decoração – Vale usar papel de parede, pendurar quadros ou fotografias, colocar um lindo tapete ou qualquer outro item que torne o ambiente agradável. Você pode escolher um estilo que mais se identifique e dar o seu toque pessoal.
Climatização – Hoje em dia os closets estão cada vez maiores e pedem que sejam climatizados. Quando o espaço é muito pequeno não há necessidade, mas se você vai passar algumas horas do seu dia nesse espaço não esqueça: nada mais chato do que acabar de tomar banho e sentir calor ao se vestir.
Penteadeira – Pode ficar no closet ou no quarto, fica a seu critério. Mas colocá-la no closet é uma excelente opção, já que se trata de um local específico para se embelezar, se arrumar, etc.

E você, já possui um closet ou ainda sonha em ter um?