A paginação de piso é uma das etapas de um projeto de arquitetura de interiores. Ela é responsável pela especificação e caracterização do tipo e forma do piso. O projeto de paginação de piso se faz necessário para orientar o profissional que vai instalá-lo, serve também para planejar algum detalhe ou acabamento diferenciado, além de aperfeiçoar o aproveitamento do material.
1.ESCOLHA DO MATERIAL
A escolha do material adequado irá interferir no resultado plástico e funcional do seu projeto. É importante considerar que existe uma variedade infinita de pisos e revestimentos e cada um deles possui especificidades. Conhecer cada uma delas e saber aplicá-las para o seu objetivo é fundamental.
2.COMO PAGINAR O PISO?
Uma dica que considero válida é identificar no projeto o início da paginação do piso no ambiente. Geralmente inicio a paginação pela entrada principal. Na grande maioria das vezes dá certo e evita aquele efeito desalinhado entre um ambiente e outro, além de cortes desnecessários e desperdício. Sem falar que este procedimento auxilia muito para quem vai fazer a instalação do piso.
3. PAGINAÇÃO DE PISO x PAGINAÇÃO DE PAREDE
Levo muito em consideração esta relação quando vou projetar a paginação de piso e parede, pois geralmente opto em alinhar estes revestimentos, mas isso não é necessariamente uma regra, pois às vezes pode ficar desalinhado e esta opção fazer parte do efeito desejado. Mas quando não quero desalinhar opto por revestimento do mesmo tamanho ou mesmo modulares. Gosto também de usar porcelanatos retificados, pois proporcionam uma instalação com “junta seca”. Usamos este termo quando queremos o menor espaçamento possível entre as peças. Ideal para revestimento de áreas molhadas, tais como cozinhas, áreas de serviço e banheiros.
4.PISO x RODAPÉ
Esta é uma dúvida constante. Muitos clientes me perguntam se o material do rodapé “DEVE” ser igual ao piso. A resposta é NÃO. Mas geralmente utilizo o mesmo, pois consigo fazer acabamentos diferenciados no rodapé e garantir um efeito mais continuo. A dica é observar o resultado estético e funcional e escolher a opção que mais lhe agrada. Leve também em consideração variáveis climáticas e funcionais. Por exemplo, em lugares com alterações bruscas de temperatura não aconselho o uso de rodapé de madeira ou MDF, estes se movimentam e se dilatam com a variação do clima.
5. POSIÇÃO DO PISO EM RELAÇÃO A PAREDE
Evite utilizar a paginação de piso no sentido DIAGONAL (a não ser que o seu cliente ou o estilo do projeto exija). Esta solução gera muito desperdício devido a perda de materiais em função dos cortes das peças. Eu particularmente não gosto. Mas como se trata de uma dica, não considere minha opinião como regra.
6. QUAL O TAMANHO DO PISO (REVESTIMENTO) IDEAL?
A minha última dica e não menos importante é em relação a escolha do tamanho dos revestimentos. Hoje temos uma variedade enorme de empresas que desenvolvem peças de tamanhos variados, um mais bonito que o outro. Há uma forte tendência de mercado de se utilizar revestimentos de grandes proporções e formatos. Utilize do bom gosto e do bom senso para escolher os seus. Mas a dica para definir o que seria ideal para você é considerar o tamanho do piso x espaço a ser instalado.
Se você quer dar um efeito de continuidade, utilize peças de tamanhos maiores com espacejamento tipo “junta seca”, além de práticos, eles proporcionam ao ambiente harmonia e beleza. Já ambientes pequenos pedem revestimento modulares e menores, geralmente indico para estes ambientes revestimentos 60 x 60 e mantenho o acabamento retificado com espacejamento tipo “junta seca”. Esta opção minimiza o acúmulo de sujeira no rejunte, evitando comprometer a beleza do mesmo.
Estas foram algumas dicas que preparamos para vocês.
Aguardem mais no próximo Post! Beijos.