Todo bom apreciador de vinho deseja ter uma adega em casa, mas para isso é importante seguir algumas regrinhas para armazenagem. Não é necessário um porão ou uma edícula, nem mesmo um cômodo exclusivo. Em qualquer cantinho da casa é possível criar um espaço charmoso e ideal para guardar suas garrafas.

A adega é o espaço onde são armazenados os vinhos e sua função é de manter a temperatura ideal para o consumo. As garrafas devem estar sempre na posição horizontal para que tenham sempre contato com a rolha.

O tamanho do espaço vai depender sempre da quantidade de garrafas que você pretende armazenar. A adega pode ser climatizada ou sem refrigeração. O importante é que a temperatura dos vinhos seja mantida sem variação, para evitar que a bebida perca suas propriedades. Deve-se evitar colocá-las em local que tenha qualquer tipo de trepidação. E atenção: quanto mais escuro o local, melhor.

Na sala, na cozinha, num bar, ou até mesmo um espaço gourmet para receber amigos, são inúmeras as opções para montar o seu cantinho do vinho. Selecionei algumas adegas para que vocês possam se inspirar:A06

A05 A04 A03 A02 A01 A08 A07

Fotos: Pinterest.