Hoje tem coluna nova no blog!
A coluna “Projetos que amamos fazer” é um espaço dedicado a colocar trabalhos de autoria de todos os profissionais do blog. Então vamos lá!
Começaremos apresentando um projeto do nosso escritório, meu e da arquiteta Germana Duarte, que foi super desafiador fazer, pois os clientes queriam algo descolado e que imprimisse suas essências.
Perfil do Cliente
O jovem casal que ama viajar, curte muito rock and roll e recebe amigos tinha em mente um estilo muito predeterminado.
Queria um estilo industrial, tipo aqueles lofts de Nova York, com acabamentos rústicos como o tijolinho e o piso em porcelanato imitando o concreto.
Projeto
A sala de jantar e estar/ home ficou um ambiente integrado, onde elencamos uma parede para colocar um painel fotográfico de tijolinhos e nela criamos uma gallery wall com quadros e objetos ligados ao rock, como mini guitarras e até encartes de turnês de bandas de rock.
Os pendentes da sala de jantar são lâmpadas com diferentes formatos de filamentos e em diversas formas. A iluminação em geral é bem intimista dando ênfase aos destaques dos objetos nas paredes como os trilhos com os spots direcionáveis.


As cores das paredes e das portas seguem na paleta dos tons de cinza.
Como eles gostam de cozinhar e receber amigos, nosso maior desafio foi integrar este ambiente a sala de estar e jantar. Mas eles tinham uma ressalva: que no dia a dia houvesse uma maneira de isolar esses ambientes de forma harmônica. Foi aí que surgiu a ideia de fazer uma “janela” com o fechamento tipo “camarão” para que não perdesse abertura total do vão e também não passasse o cheiro de comida. O visual ficou parecendo um food truck com as banquetas também com um design industrial. O material da janela foi feito com estrutura em ferro e chapas galvanizadas e para concluir o ar contemporâneo foi adesivado um painel fotográfico de uma imagem de Nova York finalizando o conceito urbano do projeto.


Para acessar a cozinha fizemos uma porta vai e vem com escotilha, tipo de cozinha de restaurante. A cozinha continua com a mesma linguagem dos ambientes sociais, com chapas de aço escovado revestindo a parede da pia escovado e nos acabamentos dos eletrodomésticos. Para quebrar, um toque de azul royal nas portas dos armários superiores.



As paredes tem toque de personalidade com os objetos que os clientes garimpam pelo mundo afora.




Enfim, foi desafiador e ao mesmo tempo gratificante desenvolver este projeto, pois tivemos a oportunidade de desenvolver soluções criativas, nos fazendo pensar “fora da caixa”e quebrando paradigmas.
E aí, gostaram do projeto? Faça seus comentários?