Você já se imaginou andando sobre as águas? Desde 18 de junho é possível fazer isso no Lago Iseo, próximo aos Alpes Italianos, a poucos quilômetros de Milão e Veneza. Mas corre! Essa maravilha tem data certa para acabar. Estamos falando da recente Instalação The Floating Piers
Local
Lago Iseo foi o local escolhido pelo artista búlgaro Christo para apresentar seu recente trabalho. O artista, com destaque internacional pelas instalações de arte ambiental, sempre desenvolve seus instalações com recursos próprios, ou seja, proveniente da venda de artes autorais. Sem ajuda de patrocinadores, dessa forma ele garante o livre acesso dos visitantes.
Projeto
Esse projeto foi desenvolvido em 1970, mas só em 2013 Christo encontrou o local que considerou perfeito para a instalação. Sua esposa Jeanne-Claude, já falecida, participou do desenvolvimento do conceito e Christo, nos seus incansáveis 81 anos, pôs em prática.
Segundo Christo, a instalação “…é absolutamente livre e acessível 24 horas por dia, conforme o tempo o permitir. Não há ingressos, sem aberturas, sem reservas e sem donos. Os pontões flutuantes são uma extensão da rua e pertencem a todos”, descreve.
A instalação liga as ilhas de San Paolo, ilha central do Lago Iseo, com a ilha de Monte Isola. A área é cercada por vinhedos deslumbrantes e também conhecida pelos restaurantes com estrelas Michelin e deslumbrantes hotéis de cinco estrelas. Com seu charme indiscutível, a instalação de Christo promete fazer desse verão inesquecível.
A obra é de uma escala tão impressionante que não deixa de ser uma intervenção urbana.
Para construir
A partir do uso de 220.000 cubos flutuantes cobertos por feltro e tecido impermeável na cor laranja brilhante, que sofre variações de cores entre vermelhos e dourados conforme incidência de luz e reflexo da água.
Enormes âncoras em concreto são apoio para fixar os pilares necessários para proporcionar estabilidade das vias temporárias, com mais de três quilômetros de extensão.
As vias continuam ao longo das ruas de Sulzano e da aldeia de Peschiera Maraglio. Elas possuem a magnitude de 16 metros de largura e estão a 50 centímetros do nível da água, feitas para se acomodarem de acordo com o movimento das ondas.
Após a exposição de 16 dias, todos os componentes serão removidos e destinados à reciclagem.
E aí, gostaram? Conheçam outros trabalhos do casal como Reichstag, o Parlamento alemão, em Berlim e na Pont Neuf, ponte em Paris, The Gates no Central Park de Nova Iorque.