Tradicional, americana ou gourmet? Vamos combinar que independente de qual seja o modelo da sua cozinha, na maioria das moradias ela é considerada o coração da casa. Nesse espaço de socialização, mesmo para pessoas que não apreciam cozinhar, passamos algumas horas do nosso dia.

Para escolher o modelo de cozinha da sua residência você precisa ter noção de como é o seu dia a dia. Tendo respostas para as perguntas abaixo, terá como definir a que melhor se enquadra na sua rotina.
Você gosta de cozinhar? Sua cozinha precisa de um espaço para refeições? Sua família é do tipo mais tradicional, em que todas as refeições são feitas em casa? O espaço será comandado por funcionários ou pelo dono da casa? Você tem o hábito de comer fora e preparar apenas refeições rápidas no final do dia? Você gosta de receber e cozinhar para amigos e familiares?
COZINHA TRADICIONAL
Por muitos anos os brasileiros preferiram a cozinha de modelo tradicional, que entendemos ser um ambiente fechado e isolado dos demais cômodos da casa, acessado através de uma porta.

Vantagens
- Decorar e revestir com materiais que não precisam, necessariamente, combinar com o restante da casa;
- Isolar o cheiro da comida (principalmente frituras);
- Deixar escondida toda a bagunça e louça suja em um dia que você está recebendo visitas;
- O barulho que se dá nesse espaço não chega a incomodar os outros ambientes da casa.
Desvantagens
- Isolamento de quem está preparando a comida;
- Ambiente mais formal, onde apenas pessoas bem íntimas da família adentram o espaço;
- Se forem pequenas, precisam de um bom projeto para que não fiquem com sensação de confinamento.
COZINHA AMERICANA
Com o passar dos anos, caiu no gosto de muitas pessoas o modelo de cozinha americana, onde o cômodo é aberto, integrando-se com outros ambientes, separados apenas por bancada, ilha, mesa ou com demarcação no piso. Para que ela funcione bem é fundamental que seja bem funcional e organizada.

Vantagens
- Integração com os outros ambientes da casa e sensação de amplitude;
- Possibilidade das pessoas ficarem mais unidas em reuniões familiares ou de amigos;
- Tem um destaque especial na composição geral do ambiente. Deve ser bem planejada com o restante da sala de estar ou jantar para se ter uma harmonia;
- Possibilidade de deixar o ambiente mais informal e acolhedor, evitando deslocamentos e economizando tempo.
Desvantagens
- Precisa estar impecável e organizada para não pesar o ambiente como um todo;
- Tudo fica muito aparente. Por isso o investimento com móveis, bancadas e eletrodomésticos pode se tornar mais elevado em relação a tradicional;
- O cheiro de comida e fumaça invade o ambiente geral. Para amenizar essa questão, invista em coifas e depuradores eficazes para eliminar odores.
- Ambientes integrados trarão à tona a questão do barulho. Pense bem caso o local funcione junto com uma sala de TV, por exemplo.
- A cozinha americana pode diminuir consideravelmente o espaço para armários. Verifique a melhor opção de layout para que os armários não sejam insuficientes.
- Se você tem o hábito de cozinhar muito em casa, além do cheiro e do barulho, há também a questão da gordura e outras sujeiras que podem impregnar nos móveis, cortinas e objetos de decoração.

COZINHA GOURMET
Virou tendência a cozinha gourmet, predominantemente de modelo americana, pode ser do tipo tradicional também. Com evidência e sofisticação, ela conquistou espaços privilegiados e também passou a ocupar varandas de residências e apartamentos. É utilizada quase que exclusivamente pelo dono da casa para receber amigos e cozinhar para a família.
Quem opta pela cozinha gourmet, muitas vezes acaba tendo duas cozinhas em casa. Uma para o dia a dia e outra para a socialização e hobby da família. O interessante desse modelo é que torna o ambiente agradável e divertido para eventos gastronômicos em casa. Enquanto o cozinheiro ou “chef” prepara a refeição, os amigos podem observar, conversar, ajudar, aprender ou trocar ideias.

As vantagens e desvantagens são as mesmas acima de acordo com o modelo escolhido. Mas com alguns destaques especiais:
- Espaço para coleções de facas e panelas exclusivas do “chef”;
- Peças de uso contínuo devem estar sempre ao alcance rápido;
- Pode ter churrasqueira ou forno especial para pizza;
- Deve ser bem equipada com eletrodomésticos de qualidade, podendo ter inclusive uma boa adega;
- Ilha ou bancada extensa para preparo dos alimentos. Dessa forma o cozinheiro se torna o centro das atenções;
- Boa iluminação e circulação para as pessoas envolvidas. Não esquecendo o famoso triângulo imaginário – pia, geladeira e fogão (sempre que possível);
- TV, som ambiente, ar condicionado e tudo mais que possa proporcionar bem estar.


Qual modelo melhor se encaixa no seu dia a dia? Tradicional, americana ou gourmet?