Sofisticadas e modernas, as cubas esculpidas – também denominadas de moldadas e escavadas – são usinadas de maneira artesanal na própria pedra da bancada podendo ser produzidas em diversos tamanhos e modelos. Elas têm como principal efeito esconder o escoamento da água para o ralo.
O mais aconselhável é a utilização desse tipo de cuba apenas em lavabos e banheiros, pois produtos químicos geralmente utilizados em áreas de serviço e cozinhas podem danificar as peças, ocasionando manchas indesejadas.
As cubas esculpidas podem ser produzidas em madeira, metal ou pedras como mármore, granito, porcelanato, silestone, nanoglass, marmoglass, etc. Deve se levar em conta a frequência de uso para maior durabilidade da peça. O mais coerente é fazer o uso de uma pedra polida, pois nas porosas, mesmo que bem resinadas, após alguns anos de uso, os poros podem voltar devido a demasiada umidade, ocasionando vazamentos.
Entre os modelos mais comuns, a cuba esculpida com rampa ou estilo romano, como também é chamada, ganha destaque pelo seu design mais moderno, porém a limpeza e manutenção se torna mais complicada devido a válvula de escoamento ser oculta. Para esse tipo de cuba é fundamental escolher a opção de torneira e posicionamento certo, com o objetivo de evitar que a água caia na parte mais alta da rampa respingando por toda a bancada. Outro modelo é a de cuba esculpida com fundo reto, onde a água escoa pelas frestas laterais. A indicação mais coerente são as de tampas removíveis, devido a facilidade da limpeza e manutenção. Para esse tipo de cuba temos uma maior variedade de torneiras, pois o design da peça faz com que respingue menos água.
Modelos






Milano Design Week 2016























Croquis
Crie a sua cuba esculpida com materiais alternativos.