Quem foi que disse que todas as cadeiras da mesa de jantar devem ser iguais? Cada vez mais a tendência de misturar harmoniosamente cadeiras com estilos diferentes para compor uma sala de jantar vem ganhando espaço. Sempre notei, principalmente em viagens, que vários restaurantes e bistrôs tiravam partido dessa ousadia para dar charme e identidade aos ambientes. O bom é que a cada dia essa tendência invade os projetos residenciais e o que antes ficava formal ganha um ar despretensioso, descontraído e personalizado.

Restaurantes com mix de cadeiras. Um verdadeiro charme. Fonte: Pinterest

Restaurantes com mix de cadeiras. Um verdadeiro charme. Fonte: Pinterest.

Uma das principais vantagens é poder aproveitar cadeiras que já possuímos, garimpamos ou herdamos de alguém ao invés de comprar um conjunto completo e monótono. Quando a ideia é realmente fugir do comum, você pode ousar na sala de jantar. Mas se tem algum receio de aderir a essa tendência alternativa, comece pela copa ou varanda, ambientes perfeitos para um bom mix de cadeiras.

Na copa você pode ousar fazendo um mix de cadeiras e bancos. Use sua criatividade. Fonte: Pinterest

Na copa você pode ousar fazendo um mix de cadeiras e bancos. Use sua criatividade. Fonte: Pinterest.

Se você, assim como eu, tem paixão por essa forma de decoração, ama o diferente e quer um resultado inusitado e descolado, veja abaixo como montar uma composição com móveis novos ou antigos. Para misturar cadeiras não existem muitas regras, mas sim algumas dicas a serem observadas.
– No meu ponto de vista, a dica mais importante é escolher cadeiras com alturas de assentos parecidos. É legal que as pessoas, ao sentarem a mesa, fiquem com os olhares na mesma altura.
– Escolha cadeiras com algo em comum: estilo, história, cor ou formato.
– Para quem não gosta de ousar muito, opte por cadeiras com encostos de alturas parecidas. O visual ficará mais equilibrado.
– Escolha pelo menos três tipos de cadeiras e brinque ao posicioná-las a mesa.
– Observe a ergonomia da composição escolhida. Não adianta misturar e o ambiente ficar desconfortável.
– As cadeiras com braço podem ser posicionadas preferencialmente nas cabeceiras. Se tiverem muitas peças com braço pode misturar com as da lateral da mesa sem problema algum.
– Fique livre para ousar nos diferentes materiais: madeira, ferro, alumínio, texturas e cores variadas.
– Tome cuidado no momento de escolher as cores para não dar a impressão de uma combinação aleatória.
– Para que tudo não fique perdido, repita a cor de uma ou duas cadeiras em outros móveis ou objetos de decoração do ambiente.

Você pode optar por:
1) cadeiras diferentes apenas nas cabeceiras da mesa;

Cadeira em destaque para cabeceira da mesa sempre é uma boa alternativa. Fonte: Pinterest

Cadeira em destaque para cabeceira da mesa sempre é uma boa alternativa. Fonte: Pinterest.

2) cadeiras com modelos diferentes e cores iguais;

Para um ambiente mais clean e organizado, escolha cadeiras de modelos diferentes e cores iguais. Dica legal para ambientes que já possuem muita informação visual.

Para um ambiente mais clean e organizado, escolha cadeiras de modelos diferentes e cores iguais. Dica legal para ambientes que já possuem muita informação visual. Fonte: Pinterest.

3) cadeiras com modelos e cores diferentes;

Uma combinação muito mais ousada, moderna e original é o mix de cores e modelos diferentes. Fonte: Pinterest

Uma combinação muito mais ousada, moderna e original é o mix de cores e modelos diferentes. Fonte: Pinterest.

4) cadeiras iguais com cores diferentes;

A ousadia é mantida com a atitude de ousar apenas nas cores. Fonte: Pinterest.

A ousadia é mantida com a atitude de ousar apenas nas cores. Fonte: Pinterest.

Para quem não tem muito tempo de procurar diferentes modelos, opte por modelos iguais com cores diferentes. A ousadia é mantida com essa atitude. Fonte: Pinterest

Para quem não tem muito tempo de procurar diferentes modelos, opte por modelos iguais com cores diferentes. Fonte: Pinterest.

5) misturar cadeiras e bancos.

Os bancos podem ser utilizados sempre observando a ergonomia das peças. Quando não acontece pode ficar desconfortável para quem for sentar. Fonte: Pinterest

Os bancos podem ser utilizados sempre observando a ergonomia das peças. Quando não acontece pode ficar desconfortável para quem for sentar.
Fonte: Pinterest.

Use e abuse das combinações. fonte: Pinterest

Use e abuse das combinações. Fonte: Pinterest.

Combinações muito charmosas. Fonte: Pinterest.

Combinações muito charmosas. Fonte: Pinterest.

E aí, você prefere os conjuntos de jantar convencionais ou está pensando em criar seu próprio estilo para o ambiente das refeições?