O estilo étnico tem o objetivo de defender as raízes regionais e os valores culturais de um determinado lugar. Geralmente seu uso costuma sair do conceito tradicional de decorar, mas se bem planejado é possível criar ambientes luxuosos, equilibrados, funcionais e extremamente agradáveis. Para isso é preciso utilizar peças aliadas à iluminação e ao mobiliário adequado.

No post de hoje vou falar sobre decoração étnica e dar algumas dicas de como utilizar este estilo em seus ambientes. Tenho observado cada vez mais clientes garimpando peças de decoração nas suas viagens e muitas vezes não sabendo como e nem onde utilizar, deixando de dar o devido destaque a peças lindas e suntuosas.
A característica deste estilo é marcada pela mistura de objetos de diferentes culturas. Lugares como Bali, Tailândia, Índia, China, África, Marrocos, Istambul, além de tribos indígenas brasileiras exercem fortes influências na caracterização desde estilo, por apresentarem diversidade de cores, formas e materiais.

A decoração étnica combina cores e materiais que nos reportam as culturas relacionadas a este estilo. As sedas nos tecidos, o brilho das pedrarias e a rusticidade das fibras são alguns dos materiais que juntos impõe beleza aos objetos étnicos, mas é preciso ter cuidado para não deixar o ambiente muito pesado e sufocante. O ideal é criar um estilo étnico puro e refinado, onde cada objeto ocupe o seu lugar e tenha uma presença especial. Tudo ao seu gosto.

Onde pode ser usado?
Se utilizado de forma equilibrada, este estilo de decoração pode ser utilizado em todos os ambientes, mas prefiro eleger os mais sociais, onde a permanência é menor do que os ambientes mais funcionais. Salas de estar, varandas e áreas de circulação são excelentes opções de uso para explorar este estilo, mas não descarto a utilização em quartos, já que podemos, através dos objetos de decoração, roupas de cama, tapetes, almofadas e até cortinas, explorar este estilo. Mas repito: tudo deve ser dosado para se evitar o exagero e o desequilíbrio.

Como utilizar?
As cores quentes marcam este estilo, e isso para alguns pode gerar um conflito de informações. Se for utilizar em um ambiente comercial (restaurante, loja, etc) estabeleça seus objetivos a partir do perfil do seu cliente. Não adianta você planejar um espaço que cause repulsa aos seus usuários. Se for utilizar em ambiente residencial, estabeleça suas prioridades.
Você pode utilizar em toda a casa, optando por uma decoração pontual através do uso de luminárias, ou um papel de parede, aliado a vasos e peças de decoração em lugares estratégicos, além de poder compor uma decoração ousada aplicando o estilo nas cores de parede, revestimentos, móveis, objetos de decoração, quadros, almofadas, cortinas, tapetes e louças. Mas minha sugestão é a seguinte: delimite seu uso de acordo com sua necessidade, optando por um estilo mais despojado ou mais sofisticado. E vá em frente! Confira algumas inspirações a seguir:


Mas minha sugestão é a seguinte: Delimite seu uso de acordo com sua necessidade, optando por um estilo mais despojado ou mais sofisticado E vá em frente. Vamos conferir mais alguns ambientes que retratam o que acabamos de falar.


Fonte: fotos Pinterest
Quer deixar sua casa com personalidade, mas não tem ideia do que fazer? Temos uma dica: aposte no estilo étnico, vá correndo naquele armário pegar uma destas relíquias que comprou em alguma viagem! Se inspire e se renove!