Meu olhar carinhoso para as suculentas começou quando eu decidi montar um vaso com plantas. Mas não fazia ideia de qual seria, qual a que melhor opção para compor em uma mesa de oração, dentro de casa.
Queria um vaso com plantas que pudessem ficar dias sem serem regadas e que não fossem frágeis ao calor. Por essa razão, escolhi as suculentas, ótimas para se ter em casa, já que passo muito tempo fora. Por isso decidi fazer uma breve pesquisa e o que pude constatar trago para vocês como dicas:
Terra
Para as suculentas o substrato ideal é a composição de terra adubada e areia de construção, na proporção de 2:2 (duas partes de terra para cada duas partes de areia) ou 2:1 (duas partes de terra para uma parte de areia). A terra tem que ser leve, sem torrões, para drenar de maneira fácil a água. Podendo, misture uma parte de perlita (pedras brancas, leves e pequenas) ao solo.
Montagem do vaso
O primeiro passo para a montagem do vaso é escolher um que tenha furos no fundo. Adicione cascalho, cacos de telha ou argila expandida e forre com uma manta geotêxtil (bidim) para dificultar que o substrato não seja levado com a água durante as regadas. Depois dessa montagem, você coloca a terra, planta a muda, podendo finalizar com pedrinhas brancas para decorar, pois as mesmas também tem o objetivo de reter a umidade e prevenir a compactação do solo.
Sol e luz
As suculentas precisam de sol e luz indireta. A maioria prefere sol direto, mas muitas preferem luz indireta, ou apenas algumas horas de exposição ao sol. Ideal é que as plantas fiquem pelo menos 3 horas expostas ao sol. Pesquise as espécies que você escolheu e ofereça o ambiente ideal.
Água na medida certa
As regadas na medida certa são o segredo para ter as suculentas sempre saudáveis e bonitas. No verão, uma regada por semana é o suficiente. No inverno, regue no máximo duas vezes ao mês. Molhe apenas a terra. Evite que a água caia sobre as folhinhas, pois elas podem apodrecer.
Poda
As suculentas não precisam ser podadas, apenas se houver o interesse que elas não se propaguem. Faça uma cobertura com pedriscos, que evitam o aparecimento de ervas daninhas e mantêm a umidade superficial.
Fertilizantes
Suculentas criadas em casa não necessitam de fertilizantes. No entanto, os vasos devem ter o substrato trocado anualmente, para permitir o crescimento e o vigor das plantas.
Doenças comuns
Como todas as outras plantas, as suculentas podem ter doenças e serem atacadas por pragas. Caramujos, lesmas e fungos podem aparecer eventualmente. Acontece isso quando as suculentas não estão nas condições adequadas ao seu desenvolvimento. A falta de luz solar, o excesso de água e a dosagem errada de substrato são os principais vilões do cultivo de suculentas, proporcionando o aparecimento de pragas e doenças.
Fica a dica e crie seu arranjo de suculentas.
Fonte: Pinterest