Fazer atividade física para muitas pessoas não é a coisa mais prazerosa da vida. E por conta disso, desculpas esfarrapadas são muito comuns para justificar a não assiduidade na academia. Antes de qualquer coisa, é preciso encontrar alguma atividade que lhe dê prazer. Há quem goste de exercícios pesados, outros mais leves, funcionais, radicais, aquáticos… Não importa. O importante mesmo é se mexer. Movimente-se!


É cada vez mais comum os condomínios residenciais oferecerem espaços fitness bem equipados, modernos e bonitos. Porém, vem aumentando consideravelmente o desejo das pessoas em ter uma academia na sua própria casa.

E você já pensou em ter um espaço fitness na sua própria residência? Veja algumas vantagens e desvantagens dessa empreitada.
Vantagens
- Economia de tempo – você pode treinar de acordo com a sua agenda;
- Economia de dinheiro;
- Disponibilidade de horário – não precisa encarar a academia lotada nos horários de maior movimento;
- Adeus vestiários – você pode terminar seus exercícios e se arrumar no conforto do seu lar para suas outras atividades;
- Personalização do espaço;
- Não tem que perder tempo esperando para usar determinado aparelho;
- Privacidade durante o seu treino;
Desvantagens
- É preciso ter muita disciplina, pois é mais fácil desistir do plano de malhar em casa em detrimento de outras atividades como ver TV, dormir, comer, ficar com os filhos, navegar na Internet, etc.
- Malhar sozinho em casa não tem tanta motivação. Você não vai ter amigos e instrutores incentivando você.
- É preciso ter certa experiência em treinar sozinho para se evitar possíveis lesões.

A ideia desse post não é definir quais aparelhos e acessórios comprar, pois isso depende do seu objetivo, mas orientar como esse espaço pode ser pensado em sua residência para que se torne convidativo e o mais agradável possível.

Principais Dicas
- Defina seu objetivo e tipo de atividade que mais lhe agrada.
- Contrate um profissional para especificar os aparelhos e acessórios necessários. Caso tenha um personal trainer ele mais do que ninguém sabe do que você realmente precisa.
- Muitos equipamentos disponíveis no mercado são puro marketing. Apostar em produtos mais baratos e mais básicos podem trazer excelentes resultados se bem executados e orientados.

- Por experiência própria, faça um teste em aparelhos multifuncionais antes de comprar. Há uma infinidade de modelos e a ergonomia pode não ser das melhores para você.
- Uma boa iluminação é fundamental, tanto natural como artificial.


- Opte por um local arejado, de preferência com possibilidade de ventilação natural. Em regiões quentes, o ar condicionado é fundamental.
- Cores claras deixam o ambiente mais confortável. Aposte em imagens esportivas para aumentar o seu entusiasmo.
- O aconselhável é utilizar piso vinílico, pois são fáceis de limpar, não são escorregadios e amortecem o impacto.

- Tem que ter pelo menos um espelho grande. O ideal é que você consiga se enxergar de corpo inteiro. Nesse caso, a principal função é ajudar você na execução correta dos exercícios.
- A TV é opcional, mas é uma boa pedida para quem quer se atualizar vendo noticiários ou assistindo filmes, novelas, videoclipes, etc.
- Um aparelho de DVD também é interessante, pois há uma infinidade de vídeos de treinos e motivacionais disponíveis.
- Escolha a melhor maneira para sonorizar o ambiente.
- A limpeza diária da academia é fundamental independente se foi usada ou não. Assim, evita-se além da poeira, ácaros e bactérias no local.
- Disponha de tomadas para os aparelhos de cárdio. Observe a voltagem necessária para eles.
Atenção – caso tenha crianças em casa, mantenha o espaço fitness trancado para evitar possíveis acidentes.












Ficou entusiasmado para montar sua academia em casa? Espero que sim, pois o importante é se movimentar!