Partindo da máxima que a primeira impressão é a que fica, deveríamos começar os projetos de interiores sempre pelos halls de entrada, não é mesmo? Infelizmente nem sempre conseguimos fazer o projeto desse local que tem a função de receber e acolher.
Apesar de ser um espaço de passagem, estamos nele sempre. Seja esperando o elevador, alguém abrir a porta, o término daquela última conversa ou simplesmente no aguardo do beijo de despedida.
E aí, não acham importante esse espaço?
Geralmente ele é pequeno, mas isso não significa que ele precisa ser simples.
Este ambiente representa as boas vindas para os seus amigos e visitantes e o conceito do projeto da sala de estar e living normalmente se estende até a entrada.
Ponto de partida do projeto
Com certeza o primeiro elemento que deve ser trabalhado deve ser a porta. Invista na de entrada. Se o hall tem acesso a dois ou mais apartamentos, a melhor opção é unificar os projetos das portas, nem que seja pelo menos pelo lado externo. Isso irá proporcionar uma unidade por meio da simetria. Mas claro, antes verifique a legislação interna do condomínio, pois nem todos permitem tantas intervenções.
No caso de hall de entrada de casas ou ambientes comerciais também é importante uma porta de destaque.
Após definido a porta de acesso, temos que pensar em outros elementos com piso, iluminação, paredes e em alguns casos podemos até investir em mobiliário.
Demais elementos
É interessante projetar uma iluminação que valorize o projeto do hall. A dica aqui é utilizar sensor de presença. Trata-se de um elemento funcional e econômico. O custo do consumo de energia desse ambiente é do condomínio.
O piso pode ser igual da área interna ou diferente como um ponto de destaque. Mas atenção: as soleiras das portas de acesso devem ser de preferência iguais os da porta do vizinho, compondo com a paginação interna e externa.
As paredes podem ser exploradas de infinitas maneiras, só não vale deixar apenas pintada na cor branca! Os painéis são recursos práticos para os casos de ambientes que possuem acessos indesejados, como shaft, por exemplo.
Quando tiver espaço, um móvel de apoio é sempre útil e valoriza o ambiente.
Dica do Blog
Uma dica: caso o seu hall tenha vizinhos, a primeira coisa a fazer é conversar com eles sobre a ideia de fazer um projeto para o espaço, até por uma questão de boa vizinhança, afinal é uma área comum.
Depois você pode propor fazer em conjunto e quem sabe ainda é possível dividir os custos, que tal?
Vejam as inspirações que selecionamos para vocês, se encantem e não percam mais tempo!

Composição com móveis, quadros e vegetação, charme e rusticidade ao projeto. Fonte: Pinterest – site adore decoro.com

Já pensou em adesivar paredes e portas? Ousado. Fonte: Casa Cláudia – Projeto Arq. Leonardo Di Caprio

Quando o hall além de recepcionar tem função de “guarda volumes”. Ideia bacana para quem não gosta de entrar com sapatos em casa. Fonte: Pinterest