Ter uma casa ou apartamento totalmente integrado à natureza traz uma sensação de paz, liberdade e proteção. Atualmente, é possível projetar um imóvel confortável e aconchegante junto ao verde, de forma criativa, técnica e sustentável. Veja como construir a sua casa através de projetos com integração à paisagem.

Como realizar a integração à paisagem
Aproveitando a área verde
Para construir a sua casa, prefira comprar um terreno que já possua algum espaço verde, que seja arborizado, com grama ou mata nativa. É importante respeitar as condições do terreno. Caso você não encontre um favorável, contrate uma empresa especializada em paisagismo, pois esta irá escolher as melhores plantas adultas e colocá-las nos lugares certos.

Utilize telhados e muros cobertos com plantas
Ter telhados e muros vivos dá um efeito bastante interessante ao imóvel e é possível – basta usar as plantas adequadas.

Este tipo de projeto paisagístico ainda pode diminuir consideravelmente o consumo de energia, tornando o ambiente mais fresco, evitando que sejam feitos gastos excessivos com aparelhos de climatização. A qualidade do ar é incomparável.
Um projeto desta natureza também deve ter os seus cuidados necessários, pois se mal feito, pode ocorrer de uma irrigação excessiva e comprometer as estruturas do imóvel.
Para a criação do muro é mais fácil, basta montar um projeto de jardim vertical.

Aposte em fachadas de vidro
Os vidros são ótimos para deixar a área sempre à vista e para manter a casa ensolarada durante o dia. As áreas com vidro valorizam o espaço externo e dão a sensação de que a parte externa está realmente integrada dentro da casa.
Esta sensação de liberdade proporcionada pelo vidro é uma forma de integrar a construção à paisagem. A transparência nos faz sentir parte da natureza.
Integração com a paisagem através das portas em vidro. Projeto Diana Brooks e Katia Brooks
Use madeira e pedras na construção
As estruturas de madeira e pedra conferem uma arquitetura que se funde com a natureza. Estes dois materiais podem ser usados em vários lugares do ambiente, como decks, telhados, paredes e fachadas.

Integração à paisagem com projetos de chácaras, sítios e casas flutuantes
As chácaras e sítios são casas apropriadas para descanso e para repor as energias do estresse das grandes cidades. São ambientes em total contato com a natureza, por isso, a decoração deve ser o mais acolhedora possível. Para valorizar estes imóveis, é necessário um investimento de um projeto paisagístico de acordo com o ambiente.
O importante é usar a criatividade para valorizar o terreno que se tem disponível. Os móveis rústicos são a primeira escolha para chácaras ou sítios. O uso de partes de troncos de árvores poderão fazer belos pés de mesas e aparadores, bastando tratar esta madeira e envernizá-la.
Outro tipo de decoração para sítios e casas de campo, na área externa, é a criação de um caminho entre as árvores, caso estas existam. O uso de pedras e bastante verde, deixam o ambiente calmo e muito bonito. Criar caminhos com pedras e colocar luminárias, deixarão o ambiente muito charmoso.
Construção de um deck ou casas flutuantes
Os Decks flutuantes são montados geralmente em marinas ou locais que possuem rios ou igarapés. Podem ser facilmente transportados, são bastante práticos, possuem um design funcional e alguns mais elaborados, podem contar com sistemas de vácuo de estabilidade, que dão mais equilíbrio.
Se você tem uma casa de frente para um rio, ter um Deck flutuante lindamente decorado deixa seu ambiente mais convidativo. Muitos fazem de barcos suas casas flutuantes, atualmente é possível criar nestes locais, cozinhas, salas de jantar e fachadas de frente para o rio, fazendo assim uma integração do ambiente com a natureza.



