Um dos espaços que mais gosto de projetar são os lavabos. Acredito que seja pelo fato de ser uma área restrita e possuir grande apelo estético. Muitos buscam soluções inovadoras e ousadas para este ambiente. Então deixemos fluir a criatividade.

IMG_4476

Conceito de Lavabo para ambientes comercial, (restaurantes, Casa de Festa, Etc). Fonte: Pinterest

Independente de está inserido em uma residência, apartamento ou ambientes comerciais, os lavabos muitas vezes se destacam na decoração por ser um ambiente planejado para os visitantes. Neste caso, o uso de bancadas mais imponentes, iluminação indireta, acabamentos sofisticados, tais como bancadas de mármore, ônix, revestimentos tridimensionais e madeiras, são bastante utilizados.

Qual a sua real Função???

Projetado na maioria das vezes para acolher os visitantes, os lavabos devem ser confortáveis mesmo quando possuírem pouca área. De acordo com o dicionário, lavabo é um banheiro que possui apenas pia e vaso sanitário, ideal para as visitas lavarem as mãos antes das refeições. Na maioria das vezes ocupa uma área de 2 a 5 m2.

Muitas vezes é uma área esquecida por alguns profissionais, apesar de considerar esta reação um equívoco, pois ao longo dos últimos anos este ambiente tem se tornado um espaço social da residência, de grande relevância. Por isso deve ter seu projeto muito bem elaborado.

IMG_4471

Madeira e Concreto, uma combinação que da certo. Fonte: Pinterst

Que materiais Usar?

Existe uma grande variedade de materiais para se utilizar nestes ambientes. Nas paredes podemos usar peças modulares de madeiras, papeis de parede, revestimentos tridimensionais ou fazer pinturas especiais.

Já nas bancadas, podemos utilizar mármores e granitos – que são mais resistentes -, mas também podemos utilizar vidros, ônix, ou mesmo fazer bancadas mais rústicas de peças de madeira de demolição ou concreto queimado. Tudo vai depender do estilo e da linguagem do projeto.

IMG_4462

IMG_4482

Verde para Humanizar o espaço. Fonte: Pinterst

Por ser geralmente um ambiente com pouca área, a utilização de espelhos, vidros e materiais translúcidos é uma excelente opção para aumentar o espaço. Ainda sobre as bancadas, muitas vezes optamos em usar cubas esculpidas em mármore ou ônix quando queremos dar um ar mais sofisticado ao projeto. Nesse caso, cubas de apoio ou de embutir são soluções mais simples, mas não menos diferenciadas.

IMG_4472

Iluminação pontual, charme e elegância para este lavabo de Concreto e Madeira. Fonte: Pinterst

O que devemos considerar, ao se projetar um Lavabo?

Outro aspecto que devemos considerar ao se projetar um lavabo é sua circulação, que deve levar em conta o conforto e a segurança dos seus usuários.

Por fim, a iluminação. Esta deve ser pontual e cênica. Muitas vezes optamos em colocar um ponto de luz sobre a bancada e outro sobre o vaso sanitário. Quando se faz necessário, utilizamos arandelas ou balizadores para dar um ar mais dramático a este lugar.

O lavabo é um ambiente de apoio, e muitas vezes o cliente quer este espaço para ser contemplado, com uma proposta criativa e inovadora, sem comprometer sua função principal.

IMG_4485

Iluminação Indireta, solução inovadora e diferente. Fonte: Pinterst

Itens de Decoração

Por menores que sejam os lavabos sempre pedem acessórios para sua composição, então não podemos deixar de considerar os itens de decoração necessários para finalização deste ambiente.  ao invés de usar saboneteiras individuais, opte por Kits que possam ficar dispostos em uma bandeja, é muito mais higiênico e esteticamente agradável. Aromatizantes de ambiente também é um ótima pedida para compor este cantinho.

FotorCreated

Detalhes que fazem a diferença. Bandejas para Sabonetes aromatizantes de ambiente. Fonte: Pinterst

Quanto as toalhas, estas podem estar acomodadas em suportes móveis de inox sobre a bancada ou colocados em suporte fixos, presos as mesmas ou ainda enroladas a baixo da bancada. Por fim não esqueça de dar uma humanizada no espaço, colocando uma planta natural, (orquídea ou bambu) em um vaso discreto e delicado.

IMG_4474

Cinza e Concreto, cores coringas para Decoração : Fonte: Pinterstx

IMG_4455

Azul Tiffani, para encantar. balcão com Acabamento em Laca Brilhosa. Fonte: Pinterst

IMG_4457

Espelhos para ampliar. Fonte: Pinterst

IMG_4468

Revestimento da Parede com placas de madeira Natural e bancada de mármore Travertino Bruto. Não tem erro. Fonte: Pinterest

IMG_4469

Cuba Esculpida em Mármore Carrara. Fonte: Pinterst

IMG_4483

Bancada e Prateleira em Bancada de Demolição, paredes revestido com porcelanato polido. Fonte: Pinterest

IMG_4450

Iluminação indireta no espelho. Solução que funciona para lavabos e banheiros. Fonte: Pinterest

 

FotorCreated

Inspiração. Fonte: Pinterest

Escolha seu estilo, delimite seus custos e invista neste ambiente, ele pode ser o mais ousado e inovador na sua decoração.Com certeza todos vão gostar.

E ai gostou do nosso post de hoje? Se curtiu, compartilhe!!! Até a próxima, Bjs.