A cada dia ando mais encantada com a decoração no Estilo Escandinavo. Engana-se quem pensa que esse estilo seja tão recente. Surgiu no início do século XX e está sendo cada vez mais difundido e ganhando adeptos pelo mundo.

A Escandinávia, composta pelos países Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia e Islândia é destino certo para quem aprecia design, moda, decoração e arquitetura mais cool e democrática. Com certeza, já entrou na lista de lugares que preciso conhecer.
A decoração sofreu direta influência do clima da região, onde o frio e os dias nublados predominam. A grande sacada é aproveitar a claridade natural dos ambientes e usar a cor branca como base para que os dias cinzentos não carreguem a melancolia para dentro das residências.


As principais características do Estilo Escandinavo são simplicidade: minimalismo, elegância, funcionalidade, cores neutras, linhas sóbrias, produtos de alta qualidade, traços contínuos e suaves e ambientes com o mínimo necessário. Às vezes, com um toque romântico.


Algumas cores de destaque podem ser salpicadas para realçar o ambiente com predominância branca. A dica é utilizar materiais naturais como madeira, linho, lã, peles, pedras, pelúcia, etc. Livros ou acessórios coloridos que tragam equilíbrio e tranquilidade são permitidos também para que o ambiente não fique tão sóbrio.

O estilo mescla o tradicional e vintage com o moderno. Detalhes que pareçam que você acabou de se mudar também podem compor o ambiente: lâmpadas penduradas por um fio, quadros apoiados no chão, etc. Sem contar outras características desse estilo, como quadros com frases, ilustrações ou fotos.

A organização é o ponto chave. É preciso evitar a bagunça para não comprometer o efeito de tranquilidade, elegância e sobriedade que o estilo deve imprimir. Aviso para quem é desorganizado e gosta de acumular coisas: esse não é o estilo ideal para você!

No Estilo Escandinavo, há uma proximidade com a natureza que condiz com a realidade contemporânea sem abrir mão do design, conforto e funcionalidade. Visa economia de energia e há também toda uma preocupação voltada para sustentabilidade, na contramão dos descartes e excessos comuns em outros países.
Destaque
Vários designers da Escandinávia ganharam reconhecimento internacional ao criarem ícones da modernidade na arquitetura e decoração. Muitas peças atemporais são produzidas e compradas até hoje.
Eero Saarinen, designer arquiteto finlandês, criou as cadeiras Tulipa (01).
Alvar Aalto, arquiteto finlandês, cujas obras arquitetônicas foram exemplares na vertente orgânica da arquitetura moderna e tornou-se símbolo do design finlandês com algumas peças como: Vaso Savoy (05), cadeira Paimio (04), Banco 60 (03), dentre outras.
Verner Panton, arquiteto dinamarquês e um dos designers mais influentes do século XX, criador da cadeira Panton (02), na década de 60, que é utilizada até os dias de hoje.
Mais imagens para se inspirar:











E agora? Fiquei ainda mais ansiosa para fazer um projeto nesse estilo!