Deixar a casa do jeitinho que sempre sonhamos, com cada cômodo bem pensado, decorado e com a funcionalidade ideal é um sonho, não é mesmo? Atualmente, na hora da construção e do planejamento, alguns itens têm se destacado como os queridinhos de arquitetos, clientes e decoradores. Hoje vamos falar um pouco sobre cada um deles, como podem ser funcionais e dar mais charme à sua casa. Acompanhe:
Os 10 mais pedidos pelos clientes
1) Espaço gourmet
Um ambiente aconchegante onde você é um chef de cozinha, prepara refeições deliciosas e ao mesmo tempo interagir com a família ou convidados. Existem inúmeras maneiras de inserir um espaço gourmet na casa, como na varanda ou numa área externa onde tradicionalmente ficaria a churrasqueira. O ideal é que tenha uma boa exaustão, uma bancada adequada e os utensílios necessários para o preparo de rápidas refeições.
2) Adega
Para os amantes de vinho, ter uma adega em casa é algo realmente desejado. Mas, ao contrário do que se pensa, não é preciso ter um porão para isso: elas podem ser criadas em qualquer cantinho da casa, inclusive integrando ambientes – tudo vai depender da quantidade de garrafas. O importante é que seja um local longe do sol e de outras fontes de calor, como a churrasqueira ou lareira.
3) Spa particular
Pode ter algo mais prazeroso que chegar em casa depois um dia estressante e se entregar ao acolhimento de um Spa em casa? Definitivamente não! E este pequeno prazer pode ser mais fácil do que se imagina: basta ter à disposição uma área com instalações adequadas para um ofurô ou uma banheira de hidromassagem, uma cama de massagem e espaço para armazenar toalhas, óleos e essências de relaxamento. Um bom som ambiente também não pode faltar.
4) Penteadeiras
Na hora de fazer um make-up, a penteadeira talvez seja a exigência número um das mulheres. Dá um charme especial ao quarto ou até mesmo ao closet. É, além disso, um item funcional que serve para guardar joias, acessórios e itens de maquiagem.
5) Home Theater
Este é o ambiente que os homens mais pedem e opinam; deve ter um som limpo, uma imagem perfeita, uma ótima acústica, com muita tecnologia, iluminação adequada e, é claro, conforto!
6) Brinquedoteca
Já pensou em ter um espaço exclusivo para as brincadeiras das crianças? A brinquedoteca serve para isso – armazena todos os brinquedos e oferece mais conforto aos momentos de lazer e diversão da criançada. Com local para expor os brinquedos, mesinhas para desenho e lanches e, para o piso, o indicado são materiais como revestimentos vinílicos, que são laváveis e protegem em situações de queda, por exemplo. Não se pode esquecer a ergonomia adequada aos pequenos e a segurança, evitando-se quinas, pontas, objetos cortantes, tomadas aparentes ou qualquer fator de perigo.
7) Oratório
Espaço reservado para refletir a existência em comunhão com a fé, podendo ter imagens ou símbolos dependendo de cada um. O ambiente tem que ter tranquilidade, iluminação para destaque das peças e adequado ao estilo da casa.
8) Redes
Há muito tempo que as redes deixaram de ser objetos simplesmente funcionais para se tornarem descontraídas e cheias de charme na decoração. Elas vão muito bem em varandas e jardins, mas podem também compor ambientes como a sala e quarto – porque não relaxar?
9) Estilo Vintage
Objetos e mobiliários de décadas passadas podem ser uma saída perfeita para dar um charme ao lar, tornando-se cada vez mais frequente por ter muita elegância e personalidade. A mistura de peças antigas com atuais e até mesmo em uma decoração moderna imprime ao ambiente um padrão único e criativo com a cara do cliente.
10) Mesa para refeições rápidas
Funcionais, estas peças são geralmente instaladas na cozinha, podendo ser mesas ou bancadas que não atrapalham o fluxo do ambiente e facilitam na hora de pequenas refeições.
Cada projeto é um universo diferente e tudo vai depender do orçamento e do espaço disponível. Mas se a imaginação permitir, é possível, inclusive, unir todos estes elementos em uma só residência! Que tal? Lembre-se que acima de tudo, o resultado varia muito se você contar com a ajuda de um profissional ou não.
Gostou destas dicas? Conhece algum outro “queridinho” do momento? Compartilhe nos comentários!